Conheça alguns dos projetos para o CRCRS 2016

A partir da próxima segunda-feira (1º de fevereiro de 2016), o presidente do CRCRS, Antônio Palácios vai estar falando no Contabilidade em Debate, programa da Rádio CRCRS, sobre os projetos e perspectivas para 2016.

Confira as metas para o Conselho de Contabilidade para este ano, acessando www.crcrs.org.br – Rádio CRCRS – e acompanhe o programa Contabilidade em Debate, que é veiculado, diariamente, às 11h30, 13h30 e 18h30.

palácios

Antônio Palácios e Lucinao Biehl

CRCRS apoia o evento sobre SPED

sped

A Decision IT realizará, em maio, a Conexão Sped. O evento surgiu após o sucesso das três edições do Fórum SPED Porto Alegre, que foi criado em função da necessidade de, frente ao cenário de mudanças trazidas pelo SPED, auxiliar os profissionais de grandes empresas a desenvolver habilidades e a entender o Sistema Público de Escrituração Digital, instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007.

A novidade principal desse novo evento sobre o projeto SPED será a substituição de palestras por painéis, abordando assim de forma inovadora e tecnológica as principais obrigações de 2016: ECD, ECF, Bloco K, eSocial e REINF. O evento ainda conta com palestras que trazem diferentes visões do SPED, falando sobre Cloud Fiscal, além de uma perspectiva empresarial do Projeto. O objetivo é dar mais espaço para debates e discussões, mostrando, assim, as várias visões do SPED: da empresa, das entidades e dos contribuintes.

Conexão Sped acontece no Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861, Porto Alegre), no dia 12 de maio de 2016, e as inscrições já estão abertas. O evento já conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), da Assespro, Sucesu-RS, Blog do Mauro Negruni, Portal Contábeis, Baguete, Sindiconta-RS, além do apoio Institucional do SESCON-RS.

Para realizar sua inscrição e obter mais informações, acesse: www.decisionit.com.br/conexaosped2016.

 

 

 

Caixa Postal do Contribuinte, Jucergs e Valorização Profissional estiveram em pauta em janeiro no Contabilidade em Debate

Durante o mês de janeiro, o “Contabilidade em Debate”, programa veiculado diariamente na Rádio CRCRS Web (www.crcrs.org.br), às 11h30, 13h30 e 18h30, colocou em discussão:

- Caixa Postal do contribuinte Sefaz, com a participação do coordenador da Comissão de Estudos da Tecnologia da Informação do CRCRS, Ronaldo Silvestre; os auditores-fiscais da Receita Estadual,  Lucas Jornada, Giovanni Ciliato, e Gina Pavão;

- os serviços prestados pela Junta Comercial do RS, com José Tadeu Jacoby, secretário-geral da Junta Comercial do Rio Grande do Sul e delegado regional do CRCRS em São Leopoldo;

- ações para valorizar a profissão contábil, com Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da ABRACICON.

A apresentação dos programas fica por conta de Luciano Biehl.

Classe contábil reivindica parcelamento maior e novo Refispoa

A fim de solicitar um prazo maior de parcelamento e a abertura de um novo Refispoa, ou seja, Refis do ISSQN para organizações contábeis e demais prestadores de serviços, o contador Celso Luft, vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, acompanhado dos presidentes do Sescon-RS e Sindiconta, reuniu-se com  o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, e os vereadores Airto Ferronato e Lourdes Sprenger, na tarde de 26 de janeiro, na Prefeitura de Porto Alegre. Na ocasião, também foi criado um grupo de trabalho, formado por representantes das entidades contábeis e da prefeitura, para analisar e estudar o assunto.

refispoa

Relatórios do Programa de Educação Continuada devem ser entregues até 1º de fevereiro

Os relatórios do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) referentes a 2015 poderão ser entregues até o dia 1º de fevereiro. No mesmo prazo também deverão ser apresentados todos os documentos que comprovem o eventual não cumprimento do PEPC, visando sua análise pela Comissão de Educação Profissional Continuada, para acolhimento, ou não, das justificativas. Mais informações estão disponíveis em www.crcrs.org.br - Institucional – Resoluções – na NBCPG 12, na qual consta a relação dos profissionais obrigados a cumprir PEPC.

Receita Estadual disponibiliza consulta formal pela internet

A Receita Estadual informa que a Consulta Formal por meio eletrônico já está disponível no e-CAC para os contribuintes inscritos no CGC/TE. O sistema da Consulta Formal foi desenvolvido para viabilizar a virtualização do procedimento de formulação da consulta escrita sobre a aplicação da legislação tributária, dentro do âmbito da Receita Estadual.

O contribuinte poderá buscar no site da SEFAZ/RS o serviço de Consulta Formal em “busca por assunto

Ex-presidente do CRCRS e atual vice-presidente Técnico do CFC participa de plenária

O contador Zulmir Breda, vice-presidente Técnico do CFC e presidente do CRCRS no período de 2010-2013, participou da primeira plenária ordinário de 2016, ocasião em que fez uma breve e sucinta prestação de contas das suas ações enquanto vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, na gestão 2014-2015.

Antes de qualquer esclarecimento, teceu comentário em relação a atual formação do plenário, ressaltando a grande renovação de conselheiros. Em seguida, enumerou as atividades realizadas nos dois anos em que esteve à frente da vice-presidência de Desenvolvimento Profissional e Institucional, dentre elas, a reformulação e atualização de toda a legislação e a abrangência da educação continuada obrigatória para auditores.

zulmir

Presidente do CRCRS prestigia posse do novo presidente e diretoria do Sindiconta

Diego Moreira é o nome do novo presidente do Sindiconta que tomou posse na noite de 21 de janeiro, na sede do Sindicato. Na ocasião, também foram empossados os integrantes da diretoria executiva: vice-presidente, Soeli Rinaldi, diretor Financeiro, Ademir Wanderer, e o vice-diretor Financeiro, Alberto Dietrich. O presidente do CRCRS, contador Antônio Palácios, e a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, prestigiaram o evento.

sindiconta

Antônio Palácios, Ana Tércia Rodrigues, Diego Moreira

O presidente Diego, em breve discurso, frisou que à frente do Sindiconta irá trabalhar de forma dinâmica, empreendedora e agregadora com os profissionais, órgãos reguladores da profissão, entre outros. Citou como objetivo também auxiliar, defender e valorizar o profissional. Reforçou a importância e necessidade da profissão contábil para o desenvolvimento da sociedade.

DSC_0658

0 (38)

Diego Moreira, presidente do Sindiconta, e Soeli Rinaldi, vice-presidente
Foto: Sérgio Martins

sindiconta

O vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, esteve presente à posse, e em sua manifestação destacou o papel essencial dos contadores para a sociedade, inclusive no combate à corrupção, que classificou como ação hedionda.

Posse de Conselheira

A contadora Laurise Martha Pughes foi empossada como conselheira do CRCRS, em plenária realizada na manhã de 22 de janeiro, pelo presidente Antônio Palácios. Por motivos de ordem pessoal, a contadora não participou da cerimônia de posse de 1/3 dos conselheiros ocorrida em 5 de janeiro de 2016.

laurise