CRCRS lança versão atualizada do livro de Normas Brasileiras de Contabilidade sobre auditoria e perícia

livro normas auditoria e periciaEstá disponível, para leitura e download – em www.crcrs.org.br – a versão atualizada do livro “Normas Brasileiras de Contabilidade – Auditoria Independente, Auditoria Interna, Perícia Contábil”, editado por este Regional, com a legislação pertinente às áreas atualizada até março de 2016. Para ler a publicação, clique aqui.

Aluna-destaque recebe homenagem das mãos do vice-presidente do CRCRS

O vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski, entregou à formanda Daniela Andreia Knechtel, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, de Passo Fundo, o diploma de aluna-destaque, oferecido pelo Conselho de Contabilidade à aluna que se sobressaiu no decorrer do curso. O ato correu na última reunião plenária do CRCRS, realizada em 31 de março, na ADVB.

Vice-presidente Técnico, Mário Karczeski, entrega o certificado de aluna destaque à formanda Daniela Andreia Knechtel, do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, de Passo Fundo.

Vice-presidente de Fiscalização, Mário Karczeski, entrega o certificado de aluna-destaque à formanda Daniela Andreia Knechtel, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, de Passo Fundo.

Na ocasião, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, enfatizou que a presença do Conselho de Contabilidade em praticamente todas as solenidades de formatura do Estado, e a entrega do diploma de aluna-destaque à Daniela, nessa reunião plenária, indicam a valorização e o reconhecimento da entidade ao trabalho realizado pelas faculdades em prol da qualificação dos novos profissionais. Salientou, ainda, a crescente participação feminina no mercado de trabalho da Contabilidade, em especial no RS, onde as mulheres alcançam cerca de 75% entre os formandos em Ciências Contábeis.

A partir da esquerda, professor Jorge Fernandes Mattos, coordenador do Curso de Ciências Cotnábeis da Faculdade Anhanguera, de Passo Fundo; Mário Karczeski, vice-presidente Técnico do CRCRS; Daniela Knechtel, aluna destaque; Antônio Palácios, presidente do CRCRS; e o esposo da formanda.

A partir da esquerda, professor Jorge Fernandes Mattos, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, de Passo Fundo; Mário Karczeski, vice-presidente de Fiscalização do CRCRS; Daniela Knechtel, aluna-destaque; Antônio Palácios, presidente do CRCRS; e Geison Antônio Milani, esposo da formanda.

O coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Anhanguera, de Passo Fundo, professor Jorge Fernandes Mattos, falou sobre a importância do reconhecimento do CRCRS ao trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino superior e a aproximação com os estudantes que, num futuro próximo, estarão ocupando postos em entidades de classe.

Presidente do CRCRS entrega carteira de identidade profissional a Clóvis Belbute Peres

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, procedeu à entrega da carteira de identidade profissional ao coordenador nacional do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Clóvis Belbute Peres, em reunião plenária, realizada em 31 março, na sede da ADVB, em Porto Alegre. Na oportunidade, o presidente Palácios destacou que contar com Belbute Peres orgulha e enaltece a classe contábil gaúcha e brasileira. Citou algumas de suas realizações, como o Sped e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs), implantados nas faculdades. Os NAFs já estão em funcionamento em mais de 70 faculdades de Ciências Contábeis, em diversos estados brasileiros, e em vários países, como México, Honduras, Peru, Chile, Equador, Guatemala e Costa Rica, entre outros. Trata-se de um grande realizador, já graduado em Física, Administração e Direito; mestre e doutor em Física, que fez a opção de graduar-se também como bacharel em Ciências Contábeis, disse Palácios. Ele lembrou, ainda, a indicação de Belbulte Peres para a 80ª cadeira da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), no último dia 15 de março, que até então era ocupada por seu patrono, o contador gaúcho Werno Herckert, que atuou nas áreas de Contabilidade Ambiental e Neopatrimonialismo.

O contador Clóvis Belbute Peres recebe a carteira com o registro profissional no CRCRS, entregue pelo presidente do Conselho, contador Antônio Palácios.

O contador Clóvis Belbute Peres recebe a carteira de identidade profissional, entregue pelo presidente do CRCRS, contador Antônio Palácios.

Peres foi saudado também pelo vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda.

A partir da esquerda, Antônio Palácios, presidente do CRCRS, Clóvis Belbulte Peres, que recebeu sua carteira de registro profissional como contador, e Zulmir Breda, vice-presidente Técnico do CFC.

A partir da esquerda, Antônio Palácios, presidente do CRCRS; Clóvis Belbulte Peres, que recebeu sua carteira de identidade profissional; e Zulmir Breda, vice-presidente Técnico do CFC.

Clóvis Belbute Peres agradeceu, emocionado, as palavras dos colegas e disse que projetos como o Sped, só ocorrem em conjunto com a sociedade, em especial, com a classe contábil, que faz o dia a dia do Sistema Público de Escrituração Digital, por meio do diálogo.

Emocionado, Clóvis Belbute Peres agradeceu as palavras dos colegas e ressaltou a importância do diálogo com a classe contábil para o desenvolvimento de projetos que melhorem a sociedade.

Emocionado, Clóvis Belbute Peres agradeceu as palavras dos colegas e ressaltou a importância do diálogo com a classe contábil para o desenvolvimento de projetos que melhorem a sociedade.

Primeira-dama do Estado elogia parceria dos profissionais da contabilidade com o governo em cerimônia de posse da delegada regional do CRCRS de Caxias do Sul e da diretoria do Sincontec

Foi na noite de 31 de março, que a contadora Beatriz Caregnato da Silva tomou posse como delegada regional do CRCRS em Caxias do Sul, em substituição ao contador Eugênio Chiapin. Maria Helena Sartori, primeira-dama e secretária de Políticas Sociais do governo do Estado, prestigiou a cerimônia, e em sua manifestação, agradeceu aos profissionais da contabilidade pela colaboração em relação à campanha “Escolha ao Destino”, que visa estimular os contribuintes a destinarem parte do imposto de renda devido aos fundos da criança e do adolescente e ao Fundo do Idoso. Na oportunidade, a secretária apresentou dados que comprovam o crescimento das destinações no RS que, no ano passado, ultrapassaram R$ 30 milhões, valores que, segundo Maria Helena, foram alcançados graças à parceria do trabalho desenvolvida com os profissionais da contabilidade.

posse 1

Maria Helena Sartori, Antônio Palácios e Beatriz Caregnato da Silva

DSC_0916

Maria Helena Sartori

posse

Antônio Palácios, Beatriz Caregnato da Silva e Celso Luft. O vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Celso Luft, leu a deliberação que nomeou a contadora Beatriz Caregnato da Silva como delegada regional do CRCRS em Caxias do Sul.

posse2

Beatriz manifestou a honra em ser delegada do CRCRS e representar a entidade sempre que necessário. Lembrou a importância do sr. Mário Dal Pai, Patrono dos Delegados, na sua carreira profissional e elogiou o delegado que a antecedeu, Eugenio Chiappin, solicitando sua parceria e apoio para o crescimento e fortalecimento da classe contábil de Caxias do Sul.

posse5

Eugênio Chiappin expressou agradecimentos emocionados a todos, desejou sucesso à sua sucessora Beatriz Caregnato da Silva e colocou-se à disposição para colaborar no que for necessário.

Na mesma oportunidade, antecedendo a posse da delegada regional do CRCRS de Caxias do Sul, ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Caxias do Sul e Região Nordeste (Sincontec), que passa a contar com a seguinte composição: presidente, Ana Marlene Gasperin (reeleita); vice-presidente, Fernando Spiller; diretor-financeiro, José Vilmar Paim de Andrade; secretária, Roseli Cecilia Casali; diretora de Eventos, Anabeli Galvan Perera; diretora de Educação e Cultura, Giovana Gubert Carer. A nova diretoria do Sincontec Serra Gaúcha foi eleita para o biênio 2016-2017.

posse3

posse4

Ana Marlene Gasperin

A presidente reeleita, Ana Gasperin, considerou a sua recondução ao cargo como mais um desfio em sua vida. “Uma vez que o sindicato representa a classe contábil, temos a obrigação de trazer soluções aos problemas que se apresentam e, nesta segunda gestão, queremos fazer mais e com diferença. O Sincontec é uma entidade que tem o objetivo de fortalecer a classe, estreitar as relações com os municípios da base territorial e promover cursos de atualização”, declarou.

DSC_0886

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, parabenizou a contadora Ana Marlene Gasperin e evidenciou a sua competência à frente do Sincontec de tal forma que mereceu a sua reeleição, assim como desejou sucesso à contadora Beatriz Caregnato da Silva no exercício das funções como delegada regional de Caxias do Sul. “Acredito na força feminina, na dedicação, na responsabilidade e empenho com que ambas desenvoverão às suas respectivas atividades. Aliás, o Conselho está muito bem representado na Serra Gaúcha.”

Ao ex-delegado Eugênio Chiappin, o presidente Palácios, rendo meus agradecimentos especiais, referenciando-o como ícone de profissional e delegado.

posse6

Celso Luft, Ana Tércia Lopes Rodrigues, Maria Helena Sartori, Antônio Palácios, Ana Marlene Gasperin, Magda Wormann, Pedro Gabril Kenne da Silva

Também estiveram presentes à solenidade os vice-presidentes do CRCRS Ana Tércia Lopes Rodrigues, Magda Wormann, Pedro Gabril Kenne da Silva, Celso Luft e o diretor executivo adjunto João Victor Oliveira. O evento contou, ainda, com a participação de Paulo Dahmer, secretário da Receita Municipal, na ocasião representando o prefeito municipal Alceu Barbosa Velho; Glicério Bergesch, presidente da Federacon; Luiz Weschenfelder, delegado da Receita Federal de Caxias de sul; Luiz Fernando Crivelaro, delegado da Receita Estadual em Caxias do Sul; Pablo Rech, delegado regional do CRCRS em São Marcos; Marcos Beltrami, delegado regional do CRCRS em Bento Gonçalves; Elis Andreia Altreiter, delegada regional do CRCRS em Gramado; Charles da Rocha Paese, delegado regional do CRCRS em Farroupilha; Paulo Roberto Dreschsler, delegado regional do CRCRS em Canela; Moacir Carbonera, vice-presidente da Região Sul da Fenacon; Ronaldo Tomazzoni, presidente do Sescon-Serra Gaúcha; Sandoval dos Santos, presidente do Sincontecsinos, entre outros convidados.

Fórum de Fiscalização Preventiva do CRCRS inicia nova rodada

O CRCRS iniciou, em 29 de março, nova rodada do Fórum de Fiscalização Preventiva, com o objetivo de esclarecer e orientar os profissionais da contabilidade sobre os procedimentos aplicados e as sistemáticas adotadas pela Divisão de Fiscalização do Conselho de Contabilidade e, assim, evitar autuações e multas.

Em Ivoti e Dois Irmãos, o encontro foi com o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski, e integrantes da equipe de Fiscalização da entidade.

Profissionais de Ivoti foram orientados pelo vice-presidente Mário Karczeski e integrantes da equipe de Fiscalização do CRCRS.

Profissionais de Ivoti foram orientados pelo vice-presidente Mário Karczeski e integrantes da equipe de Fiscalização do CRCRS.

 

Vice-presdiente de Fiscalização e integrantes da equipe de Fiscalização levaram o Fórum a Dois Irmãos.

Vice-presdiente de Fiscalização e integrantes da equipe de Fiscalização levaram o Fórum a Dois Irmãos.

Em Guaíba e São Sebastião do Caí os profissionais foram orientados pelo vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Celso Luft, e membros da equipe de Fiscalização.

Profissionais de São Sebastião do Caí participaram do Fórum de Fiscalização Preventiva, em 29 de março.

Profissionais de São Sebastião do Caí participaram do Fórum de Fiscalização Preventiva.

A partir da esquerda, José Calleari, Coordenador da  Seção de Apoio Técnico; a delegada regional de São Sebastião do Caí,  Ligia Helena Poersch Viana; e o vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, no Fórum, realizado em 29 de março.

A partir da esquerda, José Calleari, Coordenador da
Seção de Apoio Técnico; a delegada regional de São Sebastião do Caí, Ligia Helena Poersch Viana; e o vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, no Fórum, realizado em 29 de março.

 

Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC)

O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), criado pela Resolução CFC n.º 1.502, de 19 de fevereiro de 2016, tem o objetivo de oferecer à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como Peritos Contábeis, permitindo ao Sistema CFC/CRCs identificá-los com o intuito de dar maior celeridade à ação do poder judiciário, uma vez que se poderá conhecer geograficamente e, também, por especialidade a disponibilidade desses profissionais. A inscrição no cadastro é voluntária.

O CNPC se justifica tendo vista o novo Código de Processo Civil Brasileiro (CPC), que entra em vigor a partir do dia 17 de março de 2016, determinando que os juízes sejam assistidos por peritos quando a prova do fato depender de conhecimento específico e que os tribunais consultem os conselhos de classe para formar um cadastro desses profissionais.

Os contadores interessados têm até 31 de dezembro de 2016 para se cadastrar no site do CFC ou nos dos Conselhos Regionais de Contabilidade. No ato da inscrição, é preciso comprovar experiência, indicar a especificação da área de atuação e o estado e município em que se pretende exercer as atividades.

Para solicitar seu cadastro CLIQUE AQUI.

Acesse aqui o passo-a-passo para auxiliá-lo(a) no correto preenchimento da solicitação de cadastro no CNPC.

Para eventuais dúvidas, por favor entrar em contato com a Coordenadoria de Registro do CFC pelos números (61) 3314-9415 / 3314-9650 / 3314-9685 ou pelo email registro@cfc.org.br.

Ministério Público reúne dois milhões de assinaturas contra a corrupção

A campanha proposta pelo Ministério Público Federal de arrecadar assinaturas de apoio a um pacote de 10 medidas de combate à corrupção, colheu dois milhões de assinaturas que foram entregues ao Congresso em 29 de março. O Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) foi uma das entidades parceiras que mais colaborou, reunindo o maior número de assinaturas no Estado, proveniente de eventos realizados pela entidade e também a partir da colaboração e do envolvimento dos 104 delegados regionais. Há propostas para tornar crime o enriquecimento ilícito por parte de agentes públicos e para aumentar as penas para crimes de corrupção, que também se tornaria hediondo. Também visa reduzir o número de recursos possíveis num processo penal e ainda acelerar ações de improbidade administrativa, envolvendo desvios de recursos.

Outro grupo de propostas envolve mudança que visa reduzir a possibilidade de prescrição de crimes (quando se perde o direito de punir um criminoso) e diminuir procedimentos que possam anular um processo penal. Outro objetivo é criminalizar o caixa dois (doação de campanha não declarada), incluindo punição para o candidato que for beneficiário. Permitir a prisão preventiva (antes da condenação) em casos que se comprove que o suspeito mantém recursos no exterior. Uma outra medida apresentada pretende que, no ressarcimento de recursos aos cofres públicos, o responsável deva entregar todo o patrimônio, exceto aquele que consiga provar origem lícita.

CRCRS parabeniza formandos de Ciências Contábeis

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) parabeniza os formandos em Ciências Contábeis do mês de março, em especial, os que se destacaram no decorrer do curso. Alguns dos formandos que receberam o diploma de aluno destaque das mãos dos representantes do CRCRS, neste mês, foram:  Cristina Lima Menezes e Patrick Dartora dos Santos (Fadergs – Porto Alegre); Michele Zanela Cordeiro (UCS-Bento Gonçalves); Dinilson Braga Pires (Unopar – Uruguaiana); Priscila Mussoi (FSG-Caxias do Sul); Eretiele Schmidt Garcia (Ulbra – Cachoeira do Sul).

Fadergs - Porto Alegre

Fadergs – Porto Alegre

UCS-Bento Gonçalves

UCS – Bento Gonçalves

Unopar - Uruguaiana

Unopar – Uruguaiana

FSG - Caxias do Sul

FSG – Caxias do Sul

Ulbra - Cachoeira do Sul

Ulbra – Cachoeira do Sul

 

MANIFESTO

Não há como silenciar diante deste momento, em que nosso país vem enfrentando uma severa crise econômica e política, agravada por uma série de escândalos que a cada dia que passa nos surpreendem por sua ousadia e nos deixam perplexos, sem entender como tudo pôde acontecer apesar de tantos mecanismos de controle existentes na estrutura governamental. Parece-nos evidente a necessidade de uma retomada de princípios e valores éticos que restabeleçam a confiança do mercado e garantam um ambiente propício para a estabilidade política e a retomada do crescimento econômico.

Nesse cenário, o Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), entidade responsável pela regulação da profissão contábil, exercida por mais de 40 mil profissionais no Estado, vem a público manifestar seu total apoio à investigação dos casos de corrupção praticados por agentes públicos e privados que têm causado danos incalculáveis ao patrimônio público.

O CRCRS quer também reafirmar o compromisso da profissão contábil com a veracidade das informações produzidas e divulgadas à sociedade, fruto de um trabalho sério, comprometido com a ética, com as Normas Brasileiras de Contabilidade, com a legislação vigente no país e com as melhores práticas de gestão pública e privada. Dessa forma, não podem os profissionais da contabilidade ficar omissos nem compactuar com atos que venham a ferir a integridade e a credibilidade das informações constantes dos relatórios e Demonstrações Contábeis.

Pelas mãos dos contadores e técnicos em contabilidade transitam os documentos que servem de base para o cálculo dos valores recolhidos em impostos para a Fazenda municipal, estadual e federal, contabilizados dentro dos mais rígidos padrões científicos e tecnológicos disponíveis. Dessa forma, queremos manifestar nossa indignação pela forma irresponsável como estão sendo tratados os recursos provenientes do esforço dos cidadãos deste país que sonham com melhores condições de saúde, segurança, educação e justiça social.

Diretoria CRCRS