CRCRS leva Fórum de Fiscalização Preventiva a 21 municípios no mês de outubro

Vinte e um municípios receberam o o Fórum de Fiscalização Preventiva do CRCRS, no mês de outubro, totalizando 57 das 104 delegacias regionais já visitadas neste ano. Ao todo, 541 profissionais, empresários e estudantes participaram dos encontros neste mês, somando 1.487 pessoas, desde o início do ano até o momento, a receberem informações e esclarecimentos sobre os procedimentos aplicados e as sistemáticas adotadas pela divisão de fiscalização do Conselho para, assim, evitar autuações e multas. 

O vice-presidente de Fiscalização, Mário Karczeski, acompanhado pelo diretor-executivo adjunto João Victor de Oliveira, levou o Fórum até os municípios de Sobradinho, no dia 07; Alegrete, Quaraí e Uruguaiana, no dia 17; Itaqui, São Borja e São Luiz Gonzaga, no dia 18; e Santiago e Jaguari, no dia 19.

O vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, juntamente com o coordenador da seção de Apoio Técnico, José Calleari, esteve em Teutônia, Encantado e Lajeado, no dia 04; em Estrela, no dia 05; em Estância Velha, no dia 10; em Canguçu e Jaguarão, no dia 11; em Rio Pardo, Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul, no dia 17; e Bagé e Dom Pedrito, no dia 18.

Em novembro, o Fórum de Fiscalização Preventiva do CRCRS visitará os profissionais, empresários e estudantes de mais seis municípios: Santa Vitória do Palmar, São Jerônimo, São Sepé, Agudo, Santa Maria e Horizontina.

Postado em: institucional

Sescon Serra Gaúcha comemora 40 anos com a realização do 1º Meeting Contábil Serra

Dentro das atividades programadas para a comemoração dos 40 anos de fundação do Sescon Serra Gaúcha, ocorreu, no Hotel Samuara, em Caxias do Sul, o 1º Meeting Contábil Serra – 1º Encontro dos Empresários Contábeis da Serra Gaúcha, no dia 28 de outubro. A primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori; o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho; o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, acompanhado de seus vice-presidentes, conselheiros e delegados da região; além de autoridades locais e representantes de entidades prestigiaram o evento.

meeting

meeting

ronaldo

Ronaldo Tomazzoni, presidente do Sescon Serra Gaúcha

Após o encerramento da cerimônia de abertura, que teve início ao meio-dia, o economista Samy Dana, colaborador da Folha de São Paulo e veículos da Rede Globo, falou sobre “Perspectivas econômicas para o Brasil” aos mais de cem participantes do evento. O encontro prosseguiu até as 17h30, com palestras de Mário Berti, presidente da Fenacon – O poder de empresário contábil; de Joacir Reolon, especialista em Tecnologias da Informação e Contabilidade Gerencial, e Michel Lopes, diretor regional da Sescap-PR – Estratégias de gestão e valorização de honorários; e de Nelma Penteado, analista do comportamento humano e Neurolinguística – Sua empresa pode mais: com o poder da negociação.

samy

Samy Dana

Michel

Michel Vitor Lopes

Joacir Reolon

Joacir Reolon

Nelma

Nelma Penteado

 

Está no ar a Revista do CRCRS nº 28

Revista CRCRS nº 28Acesse www.crcrs.org.br e confira a edição nº 28 da Revista do CRCRS que, neste número, conta com artigos sobre “Divisão dos atos em todas as contas de resultados de Contabilidade de cooperativas”, “Desafios do empreendedorismo na Contabilidade” e “Empreenda-se: você é o seu negócio!”, além da entrevista com o presidente do BRDE, Odacir Klein e de notícias institucionais.

Publicadas Normas de Contabilidade Pública que facilitarão o controle social

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou hoje (28), no Diário Oficial da União (DOU), as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) 01,02 e 03. No início do mês, o Conselho publicou a Estrutura Conceitual, que trata dos princípios que devem ser seguidos por todas as regras do setor. Essas são as primeiras normas convergidas às regras internacionais.

O CFC é o órgão normalizador da contabilidade no País e há alguns anos vem trabalhando no processo de convergência das normas aplicadas ao setor público. Em 2008, publicou as 10 primeiras normas inspiradas nas regras internacionais e, em 2011, mais uma. No final do ano passado, o CFC retomou as atividades do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (GA/NBC TSP) e estabeleceu um calendário para convergência das 34 normas internacionais hoje em vigor. Este mês, além das três publicadas hoje, também foi publicada a Estrutura Conceitual, no DOU do dia 4.

O vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Breda, destaca que essas três primeiras foram escolhidas por se tratarem de temas estratégicos para as entidades públicas, dentre os quais a receita. “Começamos com essas três que têm repercussão importante na vida do gestor e do cidadão. Até o fim do ano publicaremos mais duas. Estamos seguindo o cronograma estabelecido pelo grupo

Presidente Palácios fala sobre valorização profissional em almoço da Associação dos Contabilistas de Montenegro

editada

O presidente Antônio Palácios esteve presente, em 27 de outubro, no almoço mensal, promovido pela Associação dos Contabilistas de Montenegro. No evento, que ocorreu no Clube Rio Grandense, o presidente destacou a necessidade de os contadores e técnicos em contabilidade atuarem de forma ativa nas entidades da sociedade civil e qualificarem cada vez mais o serviço prestado, como forma de valorizar a profissão contábil.

b2f7efd1-1def-43db-a277-2a2a821930db

“Profissão Contábil: Cenário e Desafios” foi tema da palestra em Curso Técnico em Contabilidade em Panambi

As turmas do 1º e 2º ano do curso Técnico Contabilidade do Colégio Evangélico de Panambi, receberam, no último dia 21 de outubro, palestra do delegado regional do CRCRS em Panambi, Getson Dhein, com o tema “Profissão Contábil: Cenário e Desafios”. Formado há 30 anos pela instituição, ele agradeceu o convite e iniciou apresentando os produtos de mídia do Conselho na internet, usados para a divulgação de informações e capacitação profissional, tais como a TVCRCRS, Rádio CRCRS, palestras on-line e o acesso facilitado ao site www.crcrs.org.br, além da divulgação diária de atividades nas redes sociais, por meio da fanpage www.facebook.com/crcrsoficial e do Twitter @crcrs_oficial.

Delegado regional Getson Dhein, de Panambi, fez palestra no Colégio Evangélico de Panambi, onde formou-se há 30 anos como técnico em contabilidade

Delegado regional Getson Dhein fez palestra no Colégio Evangélico de Panambi, onde, há 30 anos, formou-se como técnico em contabilidade

O delegado também comentou sobre o Exame de Suficiência, um dos requisitos para a obtenção do registro profissional e discorreu sobre o atual cenário da profissão contábil, com mais de 500 mil profissionais ativos em nosso país e mais de 50 mil organizações contábeis. Quanto à Delegacia Regional do CRCRS em Panambi, Dhein informou que a jurisdição conta hoje com 196 profissionais ativos e 26 organizações contábeis, nas cidades de Panambi, Santa Bárbara do Sul e Condor. Ele destacou, ainda, a importância da contabilidade como fonte geradora de informações para a segura gestão dos negócios e os desafios que o profissional possui no desempenho diário da profissão e falou sobre o atual mercado de trabalho na profissão contábil no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul, assim como as principais áreas de atuação disponíveis para o profissional da contabilidade.

Prorrogado prazo para inscrição no Cadastro Nacional de Peritos

Foi publicado no DOU de 26 de outubro, a Resolução 1513/2016, que prorrogado o prazo para inscrição no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis.

O Art. 2º da Resolução CFC nº 1.502/2016 passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 2º Os contadores que exercem atividades de perícia contábil terão até 31 de dezembro de 2017 para se cadastrarem no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do CFC, por meio dos portais dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e no portal do CFC, inserindo todas as informações requeridas.