Posse da nova diretoria executiva do Sindicato dos Contabilistas do Rio Grande

Em 28 de dezembro, a vice-presidente de gestão do CRCRS, Ana Tércia, representou o Conselho na posse da diretoria executiva, conselho fiscal e delegados do Sindicato dos Contabilistas do Rio Grande, eleitos em 30 de novembro. O mandato será para o biênio 2017 a 2018.

Rio Grande

Diretoria Executiva

Presidente: Paulo Roberto Costa Coelho

Vice-presidente: Márcio Pereira das Neves

Diretora Administrativa: Ivone Paz Araújo

Vice-diretor de Administração: Carlos André Lopes Souto

Diretor Financeiro: Flávio de Figueiredo Júnior

Vice-diretor Financeiro: Maria de Fátima da Silva Serra

Conselho Fiscal

Titulares: Paulo Lenine Soares Carvalho, Eduardo Pereira, Marco Aurélio Barbosa

Suplentes: Sérgio Marques, Paulo Gerson Evald, Daniele Ferreira

Delegados na Federacon

Paulo Roberto Coelho, Márcio Pereira das Neves.

Prazos para pagamento do ICMS mudam a partir de janeiro de 2017

A Receita Estadual informa a alteração de dois importantes prazos para pagamento do ICMS, publicados, em 28 de dezembro, no Diário Oficial do Estado.

O Decreto 53.366/2016 altera, do dia 23 para o dia 12 do segundo mês subsequente, o prazo de pagamento do ICMS de responsabilidade por substituição tributária devido pelos estabelecimentos enquadrados na categoria geral. Já o Decreto 53.367/2016 modifica, do dia 21 para o dia 12 do mês subsequente, o prazo de pagamento do ICMS devido pelos estabelecimentos industriais enquadrados na categoria geral.

As mudanças são válidas para fatos geradores a partir de janeiro de 2017.

Fonte: Receita Estadual

 

Receita Estadual adere à RedeSim

Foi formalizada, no dia 24 de novembro, a adesão da Receita Estadual (RE) à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).

A REDESIM, que foi instituída pela Lei nº 11.598/2007, tem como objetivo simplificar, desburocratizar e integrar o processo de registro e licenciamento de empresas, envolvendo todos os órgãos responsáveis por tais procedimentos no âmbito da União, Estados e Municípios.

A adesão traz benefícios tanto à sociedade quanto ao poder público, favorecendo o empreendedorismo e proporcionando a modernização da gestão, o incremento de impostos, a extinção da duplicidade de exigências e o compartilhamento das informações entre os órgãos envolvidos.

Como funciona?

Após a formalização da empresa pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS), o status do processo será alterado para “em exigência” pela RE, com a seguinte mensagem: “Secretaria da Fazenda: Para formalizar a solicitação de Inscrição Estadual no Rio Grande do Sul, clique aqui”. Acesse o local indicado e inicie seu processo de registro junto à Receita Estadual.

Ao utilizar esse canal, os dados serão importados do sistema integrador estadual e estarão atualizados com as informações já fornecidas anteriormente para a JUCERGS, garantindo maior agilidade em todo o processo.

 Fonte: Receita Estadual do RS

Em audiência pública as NBCs NBC TA 800, NBC TA 805 e NBC TA 810

O CFC colocou em audiência pública as minutas da NBC TA 800 – Considerações Especiais – Auditorias de Demonstrações Contábeis Elaboradas de Acordo com Estruturas Conceituais de Contabilidade para Propósitos Especiais; NBC TA 805 – Considerações Especiais – Auditoria de Quadros Isolados das Demonstrações Contábeis e de Elementos, Contas ou Itens Específicos das Demonstrações Contábeis; e NBC TA 810 – Trabalhos para a Emissão de Relatório sobre Demonstrações Contábeis Condensadas.

Sugestões e comentários devem ser enviados até o dia 4 de janeiro de 2017 para calleari@crcrs.org.br.

A íntegra do documento pode ser acessada no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), link Audiência Pública.

Mês da Solidariedade Contábil distribui mais de duas toneladas de alimentos a entidades beneficentes do Estado

As atividades realizadas pelo CRCRS durante a 11ª edição do Mês da Solidariedade Contábil, entre 6 de novembro e 5 de dezembro, arrecadaram 2.472 quilos de alimentos não perecíveis e 1.769 unidades de roupas, materiais de higiene e brinquedos, que foram distribuídos a 17 entidades de assistência a pessoas carentes, em especial, crianças e idosos, em 14 municípios. O foco da campanha neste ano foi o estímulo à destinação do imposto de renda devido das pessoas físicas e jurídicas aos fundos municipais da criança e do adolescente e fundos do idoso.

Em Júlio de Castilhos, o delegado do CRCRS Daniel Rosa, promoveu reunião, no dia 29 de novembro, para alertar a Prefeitura Municipal da cidade e os órgãos responsáveis pela assistência à infância e aos idosos sobre a importância de estimular os contribuintes e as empresas a destinarem seu imposto de renda devido, a fim de que os recursos permaneçam no município, para investimento em obras sociais. Na ocasião, as representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Lar Recanto do Amanhecer tomaram conhecimento de que apenas 10% do potencial de recursos disponíveis na cidade foram efetivamente arrecadados em 2015, e receberam orientações sobre como proceder para aumentar esse percentual de destinação. No encontro, a delegacia distribuiu o livreto “IRPJ E IRPF – Guia de Incentivos Fiscais nas Doações  para os Fundos e Programas”, editado pela Universidade de Caxias do Sul e disponibilizado aos delegados do Conselho, em encontro realizado em 24 de novembro.

A partir da esquerda, Martha Dallacorte, presidente do Lar Recanto do Amanhecer; Marisete Rockenbach, vice-presidente do Comdica Júlio de Castilhos; e Teresinha Moresco da Rosa, delegada honorária do CRCRS em Júlio de Castilhos, representante do Conselho do Comdica

A partir da esquerda, Martha Dallacorte, presidente do Lar Recanto do Amanhecer; Marisete Rockenbach, vice-presidente do Comdica Júlio de Castilhos; e Teresinha Moresco da Rosa, delegada honorária do CRCRS em Júlio de Castilhos, representante do Conselho do Comdica

Na jurisdição de Panambi, que inclui também os municípios de Condor e Santa Bárbara do Sul, Getson Dhein, juntamente com o presidente da Associação dos Contabilistas de Panambi, Condor e Santa Bárbara do Sul, Albino Alberti, e a presidente eleita da Entidade para o biênio 2017/2018, Márcia Ramos Martins, realizou a entrega da importância de R$ 2.000 à Casa de Passagem de Panambi (Avocap), representada por sua presidente, Giovana Ody, no dia 5 de dezembro.

Getson Dhein, delegado regional do CRCRS em Panambi; Márcia Martins, nova presidente da Avocap; Giovana Ody, presidente da Avocap; Albino Alberti, presidente da Associação de Contabilistas de Panambi

Getson Dhein, delegado regional do CRCRS em Panambi; Márcia Martins, nova presidente da Avocap; Giovana Ody, presidente da Avocap; Albino Alberti, presidente da Associação de Contabilistas de Panambi

No mesmo dia, foi efetuada a entrega de alimentos não perecíveis à Sociedade Batista Beneficência (Tabea) de Panambi, o Lar de Idosos, representado por Heidi Reinke. Esses alimentos foram doados pelos profissionais da contabilidade, durante a realização, pelo CRCRS, em Panambi,  da palestra sobre Encerramento de Balanço,  no último dia 23 de novembro.

Delegado Getson Dhein e Heidi Reinke, do Lar de Idosos de Panambi

Delegado Getson Dhein e Heidi Reinke, do Lar de Idosos de Panambi

Em Sobradinho, o delegado do CRCRS, Loreno Herath fez a entrega, na manhã da quinta-feira, 08 de de dezembro, dos donativos arrecadados nos eventos da classe contábil realizados em sua jurisdição, durante a campanha do 11º Mês da Solidariedade Contábil. Cerca de 180 quilos de alimentos não perecíveis, foram doados ao Cras Nascer do Sol, que atende a crianças no turno inverso ao do colégio, juntamente com 180 peças de roupas, 26 pares de calçados 47 brinquedos e 12 rolos de papel higiênico. No ato da entrega, a entidade beneficiada foi representada pela coordenadora do projeto, Vanessa Ullrich, e contou também com a presença da secretária da delegacia  regional do CRCRS, Magali Bittencourt Beise.

Os donativos entregues pela classe contábil foram entregues ao Cras Nascer do Sol, de Sobradinho

Os donativos entregues pela classe contábil foram entregues ao Cras Nascer do Sol, de Sobradinho

A campanha do Mês da Solidariedade Contábil é realizada pelo CRCRS, por meio de sua Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, das delegacias regionais e dos voluntários do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), em conjunto com entidades da classe contábil gaúcha.