Receita Estadual comunica mudança no local de recebimento de processos em Porto Alegre

A Receita Estadual informa a alteração do local de recebimento de processos na cidade de Porto Alegre. Antes recebidos no Protocolo Geral, na sala 01-A do térreo da Avenida Mauá, 1155, os processos devem ser protocolados, desde o último dia 20 de fevereiro, na Central de Atendimento ao Contribuinte – CAC, localizado no primeiro andar da Rua Siqueira Campos, 1044. O horário de atendimento e recebimento é das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. A iniciativa tem como objetivo garantir melhor qualidade e agilidade no atendimento ao contribuinte, centralizando o recebimento de todos processos endereçados à Receita Estadual em um mesmo local e, assim, otimizar o uso dos recursos públicos.

Fonte: Receita Estadual do RS

 

CRCRS prestigia o projeto “Negócios em Pauta”

A vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues e o conselheiro Rodrigo Kich prestigiaram a apresentação do projeto Negócios em Pauta, desenvolvido pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), de Lajeado, na noite de 22 de fevereiro. O projeto é formado por 12 workshops, que acontecerão até janeiro de 2018, nos sete municípios da base do Sincovat: Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Taquari, Guaporé e Teutônia.

A vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes, prestigiou o primeiro workshop, de uma série de 12 encontros que integram a programação do Negócios em Pauta, promovido pelo Sincovat, em Lajeado

A vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, prestigiou o primeiro workshop, de uma série de 12 encontros que integram a programação do Negócios em Pauta, promovido pelo Sincovat, em Lajeado

O tema desse primeiro encontro foi “Planejamento Estratégico: como definir as diretrizes organizacionais em um cenário de múltiplas crises e incertezas?”, ministrado pelo bacharel em Ciências Contábeis, Paulo Pereira, que debateu as dificuldades enfrentadas por pequenas e médias empresas para estabelecer um orçamento anual e móvel, que atinja os resultados desejados. O painel contou, ainda, com a participação de empresários da região que tiveram oportunidade de trocar informações e relatar experiências sobre formas de pensar e planejar estrategicamente.

Foto: divulgação Sincovat

CRCRS cumprimenta formandos de Ciências Contábeis

O CRCRS parabeniza os estudantes que se destacaram ao longo do curso de Ciências Contábeis e, como forma de valorizar, participa das solenidades de formatura, por meio de seus representantes.  Nas formaturas realizadas em janeiro e fevereiro, alguns dos alunos-destaque foram: Bruna Travi (Faculdade Dom Bosco – Porto Alegre); Marcela da Silva Pedroso (UPF – Passo Fundo); Tatiane Elisa Konzen (Unilasalle – Canoas); Camila Brocco (UPF – Casca); Aline Cristina Mello Scherer (Unisinos – São Leopoldo); Jovana Zanetti – UPF – Sarandi); Eliane Santos de Araújo (Fato – Porto Alegre); Micheli dos Santos Flôr (Unicruz – Cruz Alta); Francieli Haubert (Faculdade Dom Alberto – Santa Cruz do Sul); Andriele Bolzan (Centro Universitário Unifra – Santa Maria); Gabrielle Oliveira (PUCRS – Porto Alegre); Letícia Maria Peter de Peter Barbosa (Faccca – Camaquã); Francieli Grandi (Fisul – Garibaldi); Jonatha Tiago Ferreira (Feevale – Novo Hamburgo); Anderson de Oliveira Pinto (Faculdade Ideal – Bagé); Adriana Panizzon Galiotto (UCS – Caxias do Sul); Tamara Krassmann (UCS – São Sebastião do Caí); Andréia Damiani (Anhanguera -Passo Fundo); Gleica Luana Monari (UCS – Vacaria); Leandro de Fraa Cardoso (Facccat – Taquara); Flávia Zancan (UFSM – Santa Maria); José Müller (FSG – Caxias do Sul); Andressa Raquel Zarzechi (Fema – Santa Rosa); Camila Carvalho Brião (Unisc – Santa Cruz do Sul); Giulia Antonioli (Faculdade Anglicana – Tapejara); Walter Souza Ferreira (Furg – Rio Grande).

Marcela da Silva Pedroso - UPF - Passo Fundo

Marcela da Silva Pedroso – UPF Passo Fundo

Camila Brocco - UPF - Casca

Camila Brocco – UPF Casca

Aline Cristina Mello Scherer - Unisinos - São Leopoldo

Aline Cristina Mello Scherer – Unisinos – São Leopoldo

 

Jovana Zanetto - UPF Sarandi

Jovana Zanetto – UPF Sarandi

Anderson de Oliveira Pinto - Faculdade Ideal - Bagé

Anderson de Oliveira Pinto – Faculdade Ideal – Bagé

Adriana Galiotto - UCS - Caxias do Sul

Adriana Galiotto – UCS Caxias do Sul

Flávia Zancan - UFSM - Santa Maria

Flávia Zancan – UFSM – Santa Maria

Andressa Raquel Zarzechi - Fema - Santa Rosa

Andressa Raquel Zarzechi – Fema – Santa Rosa

Letícia Maria Peter de Peter Barbosa - Faccca-Fundasul - Camaquã

Letícia Maria Peter de Peter Barbosa – Faccca-Fundasul – Camaquã

Tamara Krassmann - UCS - São Sebastião do Caí

Tamara Krassmann – UCS – São Sebastião do Caí

 

 

Junta Digital já tem data de implantação no Estado

O presidente Antônio Palácios, em 23 de fevereiro, foi convidado a assistir uma explanação na Junta Comercial, Industrial e de serviços do RS (Jucis-RS) sobre o projeto Junta Digital. O pioneirismo do projeto no Brasil foi da Junta Comercial de Minas Gerais, cujo presidente José Donaldo Júnior, juntamente com mais dois assessores, detalhou os processos que envolvem a implantação. O presidente da Jucis-RS, Paulo Roberto Kopschina, anunciou que o lançamento da Junta Digital deve ocorrer na segunda quinzena de março. Outra novidade informada, na ocasião, foi a implantação, em breve, da Guia Única – documento que unificará as taxas estaduais e federais. Em parceria com o CRCRS, Sescon-RS e o Sebrae, a Jucis-RS irá promover 15 seminários regionais para divulgar a Junta Digital no Estado.

Jucis DSC_0636

Programa Gerador do Imposto de Renda 2017 está disponível para download

O Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 (IRPF) está disponível para download no site da Receita Federal, possibilitando o preenchimento da declaração. A entrega, no entanto, só iniciará às 8h do dia 2 de março, e terminará às 23h59 do dia 28 de abril.

Uma das novidades é que não será mais necessário baixar também o programa Receitanet, para transmitir a declaração, porque todas as funções estarão concentradas no PGD. Assim, o contribuinte precisa fazer apenas o download do Programa Gerador.

CRCRS homenageia organização contábil considerada “Melhor empresa para trabalhar no RS”, segundo Revista Amanhã

A empresa EZA Contabilidade Ltda foi homenageada pelo plenário do CRCRS, em 23 de fevereiro, por ser apontada, a partir de pesquisa realizada pela Revista Amanhã, em conjunto com a Great Place To Work (GPTW), como a ”Melhor Empresa para Trabalhar no RS”, em 2016, na categoria Pequenas Empresas. O presidente Antônio Palácios entregou certificado de reconhecimento e parabenizou o diretor da EZA, contador Carlos Zenon Koch da Silva.

O presidente Antônio Palácios faz a entrega da homenagem do Plenário do CRCRS ao diretor da Eza

O presidente Antônio Palácios e o diretor da Eza Contabilidade, Carlos Zenon Koch da Silva

Ao agradecer a homenagem, Silva disse que a Eza Contabilidade, fundada em 1992, trata os colaboradores como seu maior patrimônio, e tem foco no desenvolvimento profissional de cada um. “Desenvolvemos uma cultura Eza de Recursos Humanos, em que cada funcionário trabalha com satisfação”, ressaltou o contador.

A pesquisa da Revista Amanhã e GPTW faz uma compilação das mais bem-sucedidas estratégias de gestão de pessoas praticadas pelos departamentos de recursos humanos das empresas. Ao todo, o levantamento destaca 40 companhias, cujas iniciativas se baseiam na opinião dos próprios funcionários sobre o ambiente de trabalho e em relatório de práticas assinado pelos gestores. Os vencedores são divididos em três categorias: Grandes Empresas, a partir de mil funcionários; Médias Empresas, até 999 funcionários; e Pequenas Empresas, que têm entre de 50 e 99 funcionários.

Normas Brasileiras de Auditoria e Comunicado Técnico são aprovadas pelo Plenário do CFC

Foram aprovadas, na reunião Plenária do CFC, na última sexta-feira (17), as Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria (NBCs TAs) 800, 805 e 810 e o Comunicado Técnico  (CTA) 25 – Orientação  para a Emissão do Novo Modelo de Relatório do Auditor Independente.

A NBC TA 800 – Considerações Especiais – Auditorias de Demonstrações Contábeis Elaboradas de Acordo com Estruturas Conceituais de Contabilidade para propósitos Especiais; a 805 – Considerações Especiais – Auditoria de Quadros Isolados das Demonstrações Contábeis e de Elementos, Contas ou Itens Específicos  das Demonstrações Contábeis; e a 810 – Trabalhos para a Emissão de Relatório sobre Demonstrações Contábeis Condensadas, trazem alterações nos relatórios do  auditor independente.

As três normas são decorrentes da  NBC TA 700 – Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis; NBC TA 701 – Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente; NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente; e NBC TA 706 – Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente.

O Comunicado Técnico CTA 25 – Orientação para a Emissão de Novo Modelo de Relatório de Auditor Independente tem por objetivo orientar os auditores independentes na emissão de seu relatório sobre as demonstrações contábeis referentes aos exercícios ou  períodos que se findam em, ou após, 31 de dezembro de 2016.

O CTA 25 traz as seguintes alterações: (a) demonstrações contábeis individuais elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, conforme exigido pela legislação societária, ou de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) (dual compliance), se atenderem simultaneamente a essas duas estruturas de relatório financeiro;  (b) demonstrações contábeis consolidadas elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e as normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) (dual compliance), se atenderem simultaneamente a essas duas estruturas de relatório financeiro; e  (c) apresentação das demonstrações (individuais e consolidadas) lado a lado, em um único conjunto de demonstrações contábeis ou separadamente (conjunto contendo as demonstrações contábeis individuais elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e outro conjunto sobre as demonstrações contábeis consolidadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil ou de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) (dual compliance), se atenderem simultaneamente a essas duas estruturas de relatório financeiro.

As três Normas e o Comunicado Técnico foram publicados no Diário Oficial da União de 22 de fevreiro.

Fonte: Comunicação CFC

Observatório Social de Porto Alegre apresenta Relatório do 3º Quadrimestre de 2016, na Câmara Municipal

O presidente do CRCRS e do Observatório Social de Porto Alegre (Ospoa), Antônio Palácios, acompanhado do vice-presidente do Conselho e do Observatório do Brasil, Pedro Gabril Kenne da Silva, e o ex-presidente do Ospoa, Diogo Chamun, participou da apresentação do Relatório do 3º Quadrimestre de 2016 do Ospoa, na manhã da terça-feira, 21/02, na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), da Câmara Municipal da capital.

Dionísio da Silva, vice-presidente do Ospoa;

Dionísio da Silva, vice-presidente do Ospoa; Pedro Gabril Kenne da Silva, vice-presidente do CRCRS e do Observatório Social do Brasil; Diogo Chamun, ex-presidente do Ospoa; Antônio Palácios, presidente do CRCRS e do Ospoa; Idenir Cechin, presidente da Cefor; Leonardo Busatto, secretário municipal da Fazenda; Felipe Camozzato, vereador

Essa foi a quinta audiência pública da Cefor em que o Ospoa participou, com vistas  a promover a transparência e o controle social dos gastos públicos da Prefeitura e da Câmara Municipal de Porto Alegre.

O Relatório do 3º Quadrimestre de 2016 do Observatório Social de Porto Alegre está disponível em www.portoalegre.osbrasil.org.br