CRCRS presente no VII Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade e no 15° Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia

O CRCRS, representado pelo seu presidente, Antonio Palácios, se fez presente no VII Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade e no 15° Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, realizados simultaneamente em 31 de março, no auditório da Casa do Comércio, em Salvador – BA.

CRCBA Foto 2

 

Bahia

 

Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes o presidente do CRCBA, Antônio Nogueira; o representante da Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal – OCC, José Carlos Marques; o presidente do CFC, José Martônio Alves Coelho; o presidente da FBC, Juarez Domingues Carneiro; a presidente da ABRACICON, Maria Clara Cavalcante Bugarim; a coordenadora estadual do projeto Mulher Contabilista, Maria Constança Carneiro Galvão; o presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis – ABACICON, Adeildo Osório de Oliveira e o presidente do IBRACON, Idésio da Silva Coelho Junior.

CRCBA Foto 1

publico-1Fotos: Comunicação CRCBA

 

Delegacia Regional do CRCRS em Montenegro promove palestra sobre destinação do IR devido

Em 30 de março, a delegacia regional do CRCRS em Montenegro, promoveu palestra com o analista tributário da agência da Receita Federal do Brasil no município, Mauro Medina, que falou aos profissionais da jurisdição sobre como melhor orientarem seus clientes para que destinem aos fundos da criança e do adolescente parte do imposto de renda devido, na Declaração de Ajuste Anual 2017. Representantes da APAE de Montenegro também participaram do encontro, destacando a importância das destinações para o desenvolvimento de projetos sociais visando à população que mais necessita.

A tradicional reunião-almoço ocorre sempre na última quinta-feira de cada mês. 

A partir da esquerda, Vilson José Fachin, delegado regional do CRCRS; , APAE; e Mauro Medina, analista tributário da agência da Receita Federal do Brasil em Montenegro.

A partir da esquerda, Vilson José Fachin, delegado regional do CRCRS; , Daiane Silveira, psicóloga da APAE; e Mauro Medina, analista tributário da agência da Receita Federal do Brasil em Montenegro.

Plantão Fiscal Virtual agiliza atendimento ao contribuinte

Com o objetivo de qualificar o atendimento, gerar agilidade e padronizar as orientações e esclarecimentos de dúvidas relacionadas à interpretação e à aplicação da legislação tributária, a Receita Estadual lançou, no dia 21 de março, o Plantão Fiscal Virtual. A iniciativa, normatizada na Instrução Normativa 013/2017 (Diário Oficial do Estado de 16/03/2017 – página 6), visa reduzir a necessidade de atendimento presencial nas unidades operacionais da instituição.

Assim, a Receita Estadual comunica que, a partir de abril de 2017, o atendimento presencial nas suas diversas delegacias e agências, espalhadas pelo Estado, ocorrerá apenas com agendamento, quando persistirem dúvidas após o atendimento Virtual. Dessa forma, todo e qualquer esclarecimento sobre a legislação, bem como sobre procedimentos e obrigações acessórias, deve ser primeiramente encaminhado através do formulário eletrônico disponível no Plantão Fiscal Virtual no site www.receita.fazenda.rs.gov.br.

 Retorno rápido aos contribuintes

O prazo de retorno, previsto na Carta de Serviços da Receita Estadual, está fixado em três dias úteis. No entanto, aproximadamente 75% das dúvidas são esclarecidas no dia útil seguinte.

Rádio CRCRS discute temas atuais da profissão contábil no Contabilidade em Debate, durante o mês de março

Diariamente, em três edições, às 11h30, 13h30 e 18h30, Luciano Biehl apresenta, pela Rádio CRCRS Web, o programa Contabilidade em Debate, que discute temas atuais da profissão contábil. Nesse mês de março, entre os dias 6 e 12, Luciano Teixeira Agliardi, gerente-geral da Controladoria das Lojas Renner S.A. falou sobre “Contador de empresa privada: Desafios e oportunidades”.

Luciano Biehl entrevistou Luciano Agliardi, da Lojas Renner S

Luciano Biehl entrevistou Luciano Agliardi, gerente-geral da Controladoria das Lojas Renner S.A.

Do dia 13 ao dia 26, o tema abordado foi “A Importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, que contou com as participações do vice-diretor administrativo-financeiro e coordenador do curso de Ciências Contábeis da FACCAT, Sérgio Nikolay;  da acadêmica do curso de Ciências Contábeis da FACCAT, Ana Paula Coelho Broker; e de Carla Regina Gomes, delegada suplente do CRCRS na Regional de Taquara.

O professor Sérgio Nikolay, a acadêmica e a delegada regional suplente do CRCRS

O professor Sérgio Nikolay, coordenador do curso de Ciências Contábeis da FACCCAT, a acadêmica Ana Paula Broker, e a delegada suplente do CRCRS na Regional de Taquara, Carla Regina Gomes conversaram com Luciano Biehl sobre a importância do TCC

E do dia 27 de março, até 2 de abril, foi a vez de Celso Luft, vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, e Luis Fernando Azambuja, conselheiro suplente do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários (TART) e integrante da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis do CRCRS, tratarem das “Alterações no IRPF 2017″.

Entrevistados por Luciano Biehl, Luis Fernando Azambuja, conselheiro suplente do CRCRS, e Celso Luft, vice-presidente de Relações com os Profissionais, abordaram as alterações do IRPF 2017

Entrevistados por Luciano Biehl, Luis Fernando Azambuja, conselheiro suplente do CRCRS, e Celso Luft, vice-presidente de Relações com os Profissionais, abordaram as alterações do IRPF 2017

Para acompanhar a programação da Rádio CRCRS Web, clique aqui.

Vice-presidente do CRCRS fala sobre “Riscos da atividade empresarial frente ao cruzamento de informações fiscais, econômicas e financeiras” na CIC de Teutônia

A primeira edição, deste ano, do Almoço Empresarial da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia, realizada em 29 de março, contou com palestra do vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Celso Luft, sobre “Riscos da atividade empresarial frente ao cruzamento de informações fiscais, econômicas e financeiras”. Na plateia, cerca de 150 pessoas acompanharam as informações sobre a atualização tecnológica e seu impacto nas formas de atuação dos órgãos do fisco.

Vice-presidente Celso Luft falou para uma plateia de 150 pessoas, sobre "Riscos

Vice-presidente Celso Luft falou para uma plateia de 150 pessoas, sobre “Riscos da atividade empresarial frente ao cruzamento de informações fiscais, econômicas e financeiras” (Foto: Leandro Hamester/CIC Teutônia)

CRCRS prestigia Tá na Mesa que aborda “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”

A vice-presidente de Gestão Ana Tércia, participou em 29 de março, do “Tá na Mesa”, tradicional evento da Federasul, no qual foi apresentado o painel “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. O encontro, que teve como coordenadora a presidente da Federasul Simone Leite, contou com as participações da vereadora, comandante Nádia Gerhard; chefe de pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Patrícia Prolla; presidente da Associação Brasileira de Criadores Devon, Betty Cirne Lima; empresária da comunicação, Karen Miskulin; chefe churrasqueira, Clarice Chwartzmann; e a jornalista Kelly Mattos.

Ana e Simone (2)

Durante o painel foram debatidos temas como competência, determinação, ousadia, gênero, mostrando que o que vale mesmo é a formação, o trabalho, a dedicação e, apesar de tudo, a decisão de seguir em frente.

Ana e Simone

federasul

Conselho participa da assinatura de acordo de cooperação entre Ibracon Nacional e Observatório Social do Brasil

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios participou, juntamente com autoridades de diversas entidades de todo o Brasil, na terça-feira, dia 28 de março, da assinatura de um acordo de cooperação entre o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e o Observatório Social do Brasil (OSB), na sede do Instituto, em São Paulo. Também esteve presente o vice-presidente do CRCRS e do OSB, Pedro Gabril Kenne da SIlva.

Nei Ribas, presidente do OSB, cumprimenta Idésio Coelho, , juntamente com o presidente do CRCRS, Antônio Palácios

Nei Ribas, presidente do OSB, cumprimenta Idésio Coelho, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, juntamente com o presidente do CRCRS, Antônio Palácios

O Termo de Cooperação foi estabelecido com o objetivo de aprimorar a qualidade da informação, o compartilhamento de conhecimento técnico e a realização de atividades conjuntas para promover mais transparência pública, prevenção à corrupção, eficiência da gestão, ética e integridade nas relações entre o público e o privado. Adicionalmente, também contribuirá para a difusão de conceitos relevantes voltados para a atuação ética dos agentes públicos e ações de educação para a cidadania fiscal e o controle social.

Para Antônio Palácios, “a contribuição do Ibracon é inestimável para que o trabalho realizado pelo Observatório Social seja claro e transparente para a sociedade”.

De acordo com o presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, Idésio Coelho, com este acordo de cooperação, o Instituto reforça o seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento de uma metodologia para a análise dos processos conduzidos pelos Observatórios Sociais, para a proteção do interesse público, sempre em benefício da sociedade.

Participaram da assinatura, autoridades de diversas entidades, entre eles: Gildo Freire, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP); Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp); Edmir Lopes de Carvalho, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac); Antonio Carlos de Castro Palácios, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS); Paulo de Oliveira Abrahão, presidente do OSB – São Paulo; Pedro Gabril, vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Aliança do OSB; Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, conselheiro do OSB; Demetrio Cokinos, representando o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP); Almir da Silva Mota, representando a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp); Dorival Fontes de Almeida, representando o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP).

Representando o Ibracon, participaram: Eduardo Pocetti, presidente do Conselho de Administração; Sergio Dias, presidente da 5º SR; Francisco Sant’Anna, diretor de Comunicação; Rogério Garcia, diretor Técnico; Monica Foerster, diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP); Adelino Dias Pinho, diretor de Regionais; e Marco Aurelio Fuchida, superintendente geral do Instituto.

Estiveram presentes ao ato de assinatura do termo, autoridades de todo o Brasil

Estiveram presentes ao ato de assinatura do termo, autoridades de diversas entidades de todo o Brasil

Fonte: Comunicação Ibracon

IRPF 2017 é tema do Contabilidade em Debate

As alterações do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 é o tema do Contabilidade em Debate, que vai ao ar pela Rádio Web CRCRS, entre os dias 27 de março e 2 de abril, em três horários: às 11h30, 13h30 e 18h30, com a participação do vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Celso Luft, e do conselheiro Luis Fernando Azambuja. A apresentação é de Luciano Biehl.

Clique aqui e confira a programação da Rádio Web CRCRS.

A partir da esquerda, o conselheiro Luis Fernando Azambuja, o apresentador Luciano Biehl e o vice-presidente Celso Luft

A partir da esquerda, o conselheiro Luis Fernando Azambuja, o apresentador Luciano Biehl e o vice-presidente Celso Luft

Presidente do CRCRS apresenta Observatório Social ao secretário de Educação de Porto Alegre

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, e o vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril, que também são, respectivamente, presidente do Observatório Social de Porto Alegre (OSPOA) e vice-presidente do Observatório Social do Brasil, acompanhados de Maria Salete Mocelin, vice-presidente de Cidadania Fiscal do OSPOA, foram recebidos pelo secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, em 27 de março, que ouviu com grande interesse um breve histórico do surgimento, objetivos e operacionalidade dos observatórios sociais.

O secretário apoiou a iniciativa e mostrou-se pronto a colaborar.

sec. educação Sec. Educação (2)