Câmara Municipal de Osório presta homenagem pelos 70 anos do CRCRS

A Câmara Municipal de Osório prestou homenagem, na noite desta quinta-feira, 29 de junho, pela passagem dos 70 anos do CRCRS. O vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, representou o Conselho, durante a solenidade, acompanhado pelo conselheiro do CRCRS, Luis Augusto Fernandes, e pela delegada regional em Osório, Divina Ribeiro. Ao agradecer a homenagem, Luft falou sobre a história do CRCRS, destacou o papel das delegacias e escritórios que atuam em todo o Estado, e ressaltou as inovações como a fiscalização e a Decore eletrônica, as palestras ao vivo via Web e os Observatórios Sociais, que integram o Programa de Voluntariado da Classe Contábil. A proposição da homenagem foi iniciativa do vereador Roger Caputi, e a sessão solene contou com as presenças do vice-prefeito de Osório, Eduardo Renda; do presidente do Legislativo, vereador Martim Tressoldi; além de profissionais e estudantes de Ciências Contábeis da região.IMG-20170630-WA0004

IMG-20170630-WA0006

Vice-presidente de Gestão ministra palestra em Montenegro

Os profissionais da contabilidade de Montenegro acompanharam, em 29 de junho, a palestra da vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, sobre Ética, a importância da educação continuada e as relações entre os profissionais, além de destacar as ações positivas do Conselho em prol da qualificação da atividade profissional e em defesa da sociedade. O evento, que reúne mensalmente os profissionais, marcou a passagem dos 43 anos de atividades da Associação dos Contabilistas de Montenegro, presidida por Marilene Maron.

A iniciativa foi organizada pela delegacia regional do CRCRS na região, por meio do delegado Vilson Fachin, em conjunto com o Sescon-RS, representado pela conselheira da entidade, Lucia Elena Motta Haas.

WhatsApp Image 2017-06-30 at 09.24.30 WhatsApp Image 2017-06-30 at 09.24.32

Programa Contabilidade em Debate recebeu, no mês de junho, representantes de diferentes áreas contábeis

No mês de junho, o programa Contabilidade em Debate discutiu diversas áreas de atuação dos profissionais contábeis, apresentado em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30, com Luciano Biehl, pela Rádio Web CRCRS.

Entre os dias 5 e 11 de junho, o Contabilidade em Debate abordou sobre mudanças recentes na legislação, com o técnico em contabilidade e palestrante, Sérgio da Porciuncula. Luciano Biehl aproveitou para perguntar as dúvidas mais comuns que o entrevistado recebe em seu escritório no dia a dia.

O Técnico em Contabilidade e Palestrante, Sérgio da Porciuncula, a esquerda,  contou sobre sua carreira e tirou dúvidas sobre diversos temas da área contábil.

O Técnico em Contabilidade e Palestrante, Sérgio da Porciuncula, a esquerda, contou sobre sua carreira e tirou dúvidas sobre diversos temas da área contábil.

No segundo programa do mês de junho, que foi ao ar do dia 12 até 18 de junho, foi debatido o Marco Regulatório do Terceiro Setor. O apresentador Luciano Biehl recebeu os integrantes da Comissão de Estudos do Terceiro Setor do CRCRS, Gabriel Filber e Gabriele Schmidt para falarem sobre o tema.

Gabriel Filber (esquerda) e Gabriele Schmidt (direita), que  participaram do programa pela primeira vez, falaram sobre as normas e especificidades do Marco Regulatório.

Gabriel Filber (esquerda) e Gabriele Schmidt (direita), que participaram do programa pela primeira vez, falaram sobre as normas e especificidades do Marco Regulatório.

O convidado dos dois últimos programas do mês de junho foi o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski. No programa que foi ao ar dos dias 19 até 25 de junho, Karczeski falou sobre as diversas atividades realizadas pela Área de Fiscalização do conselho. No programa seguinte, que foi ao ar do dia 26 até  2 de junho, o vice-presidente abordou a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

Luciano Biehl (direita) recebeu o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski (esquerda) para falar das atividades de fiscalização e sobre o Decore.

Luciano Biehl (direita) recebeu o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski (esquerda) para falar das atividades da área da fiscalização e sobre o Decore.

Câmara Municipal de Canoas celebra os 70 anos do CRCRS

Por proposição do vereador Marcus Vinícius Machado, o Grande Expediente da Câmara Municipal de Canoas celebrou, nesta terça-feira, 27 de junho, a passagem dos 70 anos do CRCRS, transcorridos em 25 de abril. O vice-presidente Técnico, Márcio Schuch Silveira, representou o Conselho, acompanhado do delegado regional do CRCRS em Canoas, João Jorge dos Santos.

Ao agradecer a homenagem, o vice-presidente Márcio Silveira ressaltou a função do Conselho para garantir a atuação de profissionais qualificados e, nesse sentido, destacou a importância da educação profissional continuada. Ele falou também sobre o papel dos Observatórios Sociais (OSs), que integram o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Por meios dos OSs, o CRCRS contribui para proteger a sociedade por meio do acompanhamento dos gastos públicos.

Entrega homenagem_CP Marcio Schuch Silveira

Receita Federal regulamenta parcelamento de débitos do Microempreendedor Individual (MEI)

Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB nº 1713/2017que disciplina o parcelamento em até 120 prestações de dívidas apuradas pelo MEI até a competência maio de 2016, conforme aprovado pela Resolução CGSN nº 134, de 13 de junho de 2017.

Nesse parcelamento, é permita a inclusão dos seguintes débitos:

  • ainda não constituídos, desde que o MEI apresente as Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), até cinco dias teis antes do pedido de parcelamento;
  • com exigibilidade suspensa em decorrência de discussão administrativa ou judicial; desde que desistam das correspondentes ações em discussão;
  • não exigíveis, a critério do MEI, para fins de contagem da carência para obtenção dos benefícios previdenciários.

Caso a dívida esteja com a exigibilidade suspensa em decorrência de discussão administrativa ou judicial, o MEI deverá, até 2 de outubro de 2017, comparecer à unidade da RFB de seu domicílio tributário para comprovar a desistência expressa e irrevogável da impugnação ou do recurso interposto, ou da ação judicial.

O pedido de parcelamento:

· deverá ser apresentado a partir das 8 horas do dia 3 de julho até às 20 horas do dia 2 de outubro de 2017, horário de Brasília, exclusivamente por meio do sítio da RFB na Internet, do Portal e-CAC ou do Portal do Simples Nacional.

· abrange a totalidade dos débitos exigíveis;

· independe de apresentação de garantia;

· implica confissão irrevogável e irretratável da totalidade dos débitos;

· será considerado automaticamente deferido depois de decorridos 90 noventa dias da data de sua protocolização, caso não haja manifestação da autoridade concedente

Somente produzirão efeitos os pedidos de parcelamento formulados com o correspondente pagamento tempestivo da 1ª (primeira) prestação.

Implicará rescisão do parcelamento:

· a falta de pagamento de 3 (três) parcelas, consecutivas ou não;

 ou
· a existência de saldo devedor após a data de vencimento da última parcela.

 Foi publicada também no Diário Oficial da União de hoje a Instrução Normativa RFB nº 1714/2017 que disciplina o parcelamento em até 60 prestações de dívidas apuradas pelo MEI, não passíveis de inclusão no parcelamento disciplinado pela Instrução Normativa RFB nº 1713/2017.

Caso o MEI tenha débitos de competências até maio de 2016 e também débitos de competências posteriores, ele poderá formalizar o parcelamento em até 120 parcelas para os débitos até maio de 2016 e também o parcelamento ordinário em até 60 prestações, para os débitos posteriores. Nesta hipótese, o parcelamento em até 120 prestações deve ser requerido antes do ordinário, para garantir que os débitos até maio de 2016 sejam parcelados com o prazo especial de 120 meses.

As informações relativas aos parcelamentos estarão disponíveis no sítio da RFB na Internet, no Portal e-CAC e no Portal do Simples Nacional.

Fonte: Delegacia da Receita Federal do Brasil

Cooperativismo foi tema do Tá na Mesa

 Presidente Palácios participou, em 28 de junho, da reunião-almoço Tá na Mesa, promovida todas as quartas-feiras pela Federasul. O tema tratado foi o cenário do cooperativismo. Falaram sobre o assunto, o presidente da OCERGS – SESCOOP/RS, Vergílio Perius, e o presidente do Sistema CNCOOP-OCB-SESCOOP Nacional, Márcio Lopes de Freitas.

Tá na Mesa

DSC_0604

DSC_0555

Homenagem da Câmara Municipal de Panambi

Dia 26, a Câmara de Vereadores de Panambi  prestou homenagem ao CRCRS, pela passagem dos seus 70 anos de fundação. A proposição da sessão solene, que contou com a presença de profissionais da contabilidade na plateia, foi do vereador Neudi José Colombo.

Geral
O Delegado Regional do Conselho em Panambi, Getson Dhein, representou o CRCRS no evento e relatou, em breve histórico, as atividades desenvolvidas pelo Regional no Estado do RS.

Getson - Tribuna Cam Vereadores Panambi REDUZIDA

CRCRS participa do Negócios em Pauta, em Encantado

O presidente Antônio Palácios e a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, acompanhados pelo delegado honorário de Encantado, Adroaldo Conzatti, representaram o CRCRS na noite desta terça-feira, 27 de junho, no Negócios em Pauta, realizado pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), em parceria com o jornal A Hora, no auditório Itália do Centro Administrativo do município de Encantado. O evento discutiu o tema “Gente: como potencializar o desempenho coletivo e os talentos?”

Ao parabenizar os realizadores pelo sucesso do evento, a vice-presidente Ana Tércia ressaltou a importância da qualificação dos profissionais da área contábil em temas que não sejam apenas técnicos, mas, que são fundamentais para a excelência nas organizações.

2017-06-28 06.47.34

Na plateia, profissionais da contabilidade, além de empresários, estudantes e convidados.

WhatsApp Image 2017-06-28 at 08.51.12 (1)

Curso sobre DCASP em Erechim

Iniciou-se nesta manhã (26/6) e se estende até às 17h30, em Erechim, o curso Técnicas de Contabilização: Lançamentos e seus Reflexos nas DCASP, fruto de cooperação técnica entre o CRCRS e o TCE-RS, por meio da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena. O palestrante é o contador Cézar Mauss, membro da Comissão de Estudos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS. O próximo município no roteiro é Pelotas, que receberá o curso em 28 de julho.

O contador Cézar Mauss é o instrutor do curso, no dia de hoje, em Erechim

O contador Cézar Mauss é o instrutor do curso, no dia de hoje, em Erechim