CRCRS cumprimenta os alunos-destaque em Ciências Contábeis

O CRCRS parabeniza os formandos em Ciências Contábeis, cumprimentando, especialmente, os alunos-destaque. Como forma de valorizar a caminhada acadêmica, os representantes do Conselho participam das cerimônias de colação de grau, em todo o Estado.

Neste mês de julho, receberam diplomas de Aluno-Destaque: Caroline Luiza Vanz, da URI de Erechim; Thaiany Karoline Klagenberg da Silva, PUCRS de Porto Alegre; Paloma Gautério Glaeser, Furg, de Rio Grande; e Bianca Nieto Fernandes, do IPA, de Porto Alegre.

Thaiany Karoline Klagenberg da Silva - PUCRS - Porto Alegre

Thaiany Karoline Klagenberg da Silva – PUCRS – Porto Alegre

Paloma Glaeser - Furg - Rio Grande

Paloma Glaeser – Furg – Rio Grande

Bianca Nieto Fernandes - IPA - Porto Alegre

Bianca Nieto Fernandes – IPA – Porto Alegre

A partir de agosto, atendimento da Receita Estadual em novo horário

Com o objetivo de agilizar e facilitar o acesso do contribuinte aos serviços de atendimento, a Receita Estadual está alterando o horário de atendimento presencial em Porto Alegre. A partir da próxima terça-feira, 1º de agosto, a Agência CAC (Central de Atendimento ao Contribuinte) passa a receber o público externo das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

A CAC está localizada no prédio da Secretaria da Fazenda no centro de Porto Alegre (Rua Siqueira Campos, 1044 – 1º andar) e tem como foco a prestação de serviços relacionados ao ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), ITCD (Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens e Direitos), taxas e cobrança. O atendimento relacionado ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é realizado na Agência IPVA (Rua 24 de Outubro, 844), mas deve migrar nos próximos meses para a Central.

PLANTÃO FISCAL VIRTUAL

Além do atendimento presencial, a Receita Estadual conta, desde março de 2017, com o Plantão Fiscal Virtual. O serviço é destinado ao esclarecimento virtual de dúvidas sobre legislação tributária, sistemas e procedimentos, com acesso por meio do site www.receita.fazenda.rs.gov.br.

Fonte: Receita Estadual

Tecnologias, Guia Unificada da JucisRS e Compliance Tributário foram temas do Contabilidade em Debate em Julho

No mês de julho, o programa Contabilidade em Debate, que vai ao ar pela Rádio Web CRCRS, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30, discutiu uma grande diversidade de temas. Entre os dias 3 e 9, Luciano Biehl conversou com o técnico em contabilidade e palestrante Sérgio da Porciuncula, que abordou gestão financeira, pró-labore, empréstimos entre sócios e sociedade, alugueis, e rendimentos tributáveis, além de outras dúvidas dos profissionais da contabilidade.IMG_1571 EDITADA

De 10 a 16 de julho, a pauta foi Sistemas ERP – Tecnologias, no qual  os contadores Geovani Quevedo Maciel e Evanir Aguiar dos Santos, membros da Comissão de Estudos de Contabilidade Gerencial e conselheiro do CRCRS, falaram sobre os sistemas de gestão em contabilidade.Erp e tecnologia 1EDITADA

Sobre a Guia Unificada da Junta Comercial do RS, Luciano Biehl entrevistou Cleverton Signor, secretário-geral, e Edson Andrade, diretor administrativo da JucisRS, no programa que foi ao ar entre os dias 17 e 23 de julho.JucisRs 1 EDITADA

E, encerrando o mês de julho, a partir do dia 24, o conselheiro do CRCRS e diretor técnico do Ibracon (6ª Regional) Paulo Ricardo Alaniz foi entrevistado por Luciano Biehl sobre Compliance Tributário.compliance 1EDITADA

Contribuintes com irregularidades poderão ser excluídos do Simples Nacional

Sob risco de exclusão do Simples Nacional, os contribuintes do regime que apresentaram divergências em suas movimentações financeiras devem ficar atentos à segunda etapa do programa de autorregularização lançado pela Receita Estadual (RE). Com prazo para regularização até 31 de agosto, a iniciativa foi apresentada para entidades representativas de profissionais da contabilidade e entidades empresariais em reunião realizada em 25 de julho, na Secretaria da Fazenda.

As inconsistências foram verificadas por meio do cruzamento entre os valores recebidos em operações com cartões de crédito ou débito informados pelas administradoras dos cartões e a receita bruta declarada pelas empresas no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – PGDAS-D. O monitoramento atinge cerca de 1.700 contribuintes varejistas do setor de vestuário e calçados, com divergências no período de janeiro de 2012 a junho de 2016. As receitas brutas não declaradas alcançam o montante de R$ 600 milhões, representando cerca de R$ 10 milhões de ICMS que deixou de ingressar nos cofres públicos. Novas ações envolvendo outros setores estão programadas.

Prazo e consequências

Os contribuintes abrangidos na primeira fase que não se regularizaram, bem como os desta nova etapa, podem realizar a retificação das declarações até o dia 31 de agosto.

Persistindo as divergências constatadas após o prazo, sem que tenha ocorrido o pagamento do imposto, o contribuinte ficará sujeito à abertura do procedimento de ação fiscal, com imposição de multa de até 120% do valor devido. Entretanto, a principal consequência poderá ser a exclusão do Simples Nacional, com autuação retroativa à data de ocorrência da primeira infração, conforme regras do regime geral de tributação. Nesse caso, as obrigações acessórias relativas ao período também passam a ser obrigatórias, bem como o pagamento dos demais tributos.

 Funcionamento do processo

As comunicações de autorregularização estão disponibilizadas nas Caixas Postais Eletrônicas dos contribuintes no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte), aba “Autorregularizações”. No local, estão anexados documentos com orientações ao contribuinte e um arquivo com a relação das divergências encontradas. O acesso pode ser efetuado pelo endereço eletrônico https://www.sefaz.rs.gov.br/Receita/PortaleCAC.aspx.

Em caso de dúvidas, o contribuinte poderá solicitar atendimento exclusivamente pelo canal disponibilizado na aba “Autorregularizações” da Caixa Postal Eletrônica, botão “solicitar atendimento”.

 Benefícios da autorregularização

A autorregularização consiste no saneamento, pelo contribuinte, das irregularidades decorrentes das divergências ou inconsistências identificadas pelo Fisco no exercício regular de sua atividade.

Trata-se de uma oportunidade para que os contribuintes regularizem suas situações sem o início da ação fiscal, propiciando a correção de eventuais erros e omissões de modo voluntário. Como consequência, além da retificação da declaração ou pagamento dos valores devidos, espera-se o aumento da percepção de risco, a conscientização dos contribuintes e o incremento da arrecadação espontânea.

Fonte: Receita Estadual do RS

Museu Itinerante da Contabilidade é notícia no Jornal da Contabilidade

O Jornal da Contabilidade, encartado no Jornal do Comércio desta quarta-feira (26), registra a inauguração do Museu Itinerante da Contabilidade no RS, em Porto Alegre. A exposição ficará aberta ao público, no 3º piso do Praia de Belas Shopping, até o dia 23 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h.AAA

Contabilidade e Cultura aportam no RS: Museu Itinerante da Contabilidade chega a Porto Alegre

Profissionais, estudantes, líderes de entidades contábeis e autoridades formaram o numeroso público que participou, na noite de 24 de julho, da inauguração da Exposição do Museu Itinerante da Contabilidade, no 3º piso do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. O evento de lançamento contou com dois momentos especiais: o corte da fita inaugural, que deu início à visitação da exposição intitulada Contabilidade – Um balanço da História, e o CineContábil Abracicon, com a exibição do filme A Imagem do Profissional da Contabilidade, que foi antecedida pelo documentário sobre os 70 anos de história do CRCRS.

No corte da fita inaugural: chefe de gabinete da Secretaria da Cultura do RS, Simone Adriano, representando o secretário da Cultura do RS, Victor Hugo Alves da Silva; ex-rpesidente do CRCRS João Juenenmann; presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim; presidente da ACCRGS, Eloi Dalla Vecchia; presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Carneiro; e presidente do CRCRS, Antônio Palácios

No corte da fita inaugural: chefe de gabinete da Secretaria da Cultura do RS, Simone Adriano, representando o secretário da Cultura do RS, Victor Hugo Alves da Silva; ex-presidente do CRCRS João Juenemann; presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim; presidente da ACCRGS, Eloi Dalla Vecchia; presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Carneiro; e presidente do CRCRS, Antônio Palácios

Representantes das entidades realizadoras do evento: Juarez Carneiro, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade; Antônio Palácios, presidente do CRCRS; Maria clara Bugarim, presidente da Abracicon; presidente da ACCRGS, Eloi Dalla Vecchia; vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues; e Zulmir Breda, vice-presidente técnico do CFC

Representantes das entidades realizadoras do evento: Juarez Carneiro, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade; Antônio Palácios, presidente do CRCRS; Maria clara Bugarim, presidente da Abracicon; presidente da ACCRGS, Eloi Dalla Vecchia; vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues; e Zulmir Breda, vice-presidente Técnico do CFC

Ao cumprimentar os presentes, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, agradeceu o apoio, o prestígio e a possibilidade de proporcionar aos profissionais do RS a oportunidade de visitar o Museu Itinerante. Ele falou sobre a evolução da Contabilidade, da necessidade dos profissionais buscarem, continuamente, a educação continuada para melhor cumprirem seu papel. “Esse profissional, hoje, extrapola os registros de dados e assume um compromisso de proteção à  sociedade, por meio da transparência e de informações contábeis qualificadas”, afirmou Palácios.

Antônio Palácios, presidente do CRCRS

Antônio Palácios, presidente do CRCRS

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, representando o presidente do CFC, José Martonio Coelho, ilustrou a importância do Museu, citando a frase do pensador romano Marco Túlio Cícero, “Não saber o que aconteceu antes do teu nascimento te faz permanecer como criança para sempre”. segundo ele, os profissionais da contabilidade são os guardiões da riqueza e contar sua história é parte do processo de construção da imagem do profissional e objetiva, também, motivar os jovens profissionais e estudantes a se qualificarem cada vez mais intensamente.

Zulmir Breda, vice-presidente Técnico do CFC, representando o presidente José Martonio Coelho

Zulmir Breda, vice-presidente Técnico do CFC, representando o presidente José Martonio Coelho

A seguir, a presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, destacou a importância de realizar eventos diferentes, como esse, que valoriza a Contabilidade como Ciência Social aplicada, que motiva os estudantes e os jovens profissionais. Ressaltou, ainda, que o desenvolvimento econômico, em qualquer lugar do mundo, está centrado em informações contábeis consistentes, o que dá a medida da importância da profissão.

Maria Clara Bugarim, presidente da Abracicon

Maria Clara Bugarim, presidente da Abracicon

O presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS, Eloi Dalla Vecchia, salientou que a presença do Museu Itinerante no Estado é uma oportunidade de se vivenciar a história da Contabilidade.

Eloi Dalla Vecchia, presidente da ACCRGS

Eloi Dalla Vecchia, presidente da ACCRGS

Os grandes personagens que contribuíram para a construção da história da Contabilidade no Brasil foram lembrados pelo presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, com distinção especial para os gaúchos Olivio Koliver, Ivan Gatti, Enory Spinelli, João Verner Juenemann, Rogério Rokembach, Zulmir Breda e Antônio Palácios, juntamente com a vice-presidente Ana Tércia e a equipe que hoje conduz o CRCRS. Carneiro também cumprimentou a presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, pelas iniciativas de realização do Museu Itinerante e do CineContábil que, desde 2012, tem levado Contabilidade e cultura a todos os estados brasileiros.

Juarez Carneiro, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade

Juarez Carneiro, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade

A Exposição do Museu Itinerante da Contabilidade estará aberta ao público até o dia 23 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h. A realização é da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) em parceria com a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Federal de Contabilidade, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e Fundação Brasileira de Contabilidade.

A sala do CineContábil ficou lotada na exibição do filme A Imagem do Profissional da Contabilidade

A sala de cinema do Shopping Praia de Belas ficou lotada na exibição do filme A Imagem do Profissional da Contabilidade

Em debate, Compliance Tributário

No programa Contabilidade em Debate que vai ao ar até o próximo domingo, 31, pela Rádio CRCRS Web, Luciano Biehl entrevista o contador Paulo Ricardo Alaniz, conselheiro do CRCRS e diretor técnico do IBRACON (6ª Regional), sobre Compliance Tributário. Acesse a Rádio CRCRS Web no site do Conselho, e confira o Contabilidade em Debate, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30.compliance 1

Seminário de Assuntos Contábeis de São Leopoldo

Com o auditório do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale dos Sinos (Sinconctecsinos) lotado de profissionais e estudantes da área contábil, o presidente Antônio Palácios procedeu à abertura do Seminário de Assuntos Contábeis de São Leopoldo, no último dia 21 de julho.

s

Antônio Palácios, presidente do CRCRS

Antônio Palácios, presidente do CRCRS

Manifestaram-se também na solenidade de abertura do Seminário, o delegado regional do CRCRS em São Leopoldo, José Tadeu Jacoby; presidente do Sincontecsinos, Sandoval dos Santos; secretário de Desenvolvimento de São Leopoldo, representando o prefeito Ary Vanazi, Rodrigo Castilho.

tadeu

José Tadeu Jacoby

sandoval

Sandoval dos Santos

secretário

Rodrigo Castilhos

A vice-presidente de Gestão, Ana Tércia, ministrou a primeira palestra da manhã, que abordou “Contador de alta performance: carreira, ética e negócios”.

Ana

Ana Tércia Lopes Rodrigues

“Vai mudar quase tudo na prestação de serviços contábeis e você vai adorar” foi o mote da palestra do contador Rogério Rokembach, integrante do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade.

rogerio

Rogério Rokembach

O vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Celso Luft, participou de um painel, com a delegada da Receita Federal em Novo Hamburgo, Lilian Trapp, e o auditor-fiscal da Receita Federal, Eduardo Correa, que enfatizou o cruzamento de informações fiscais, econômicas e financeiras: responsabilidade do profissional da contabilidade.

celso

Eduardo

Eduardo

A última palestra do seminário tratou do passivo tributário do profissional da contabilidade e honorários, com o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski.

Mário

Mário Karczeski

Doações

Durante o Seminário de Assuntos Contábeis de São Leopoldo foram arrecadados 94 k de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Associação Santa Rita de Cássia e à Fundação de Assistência a Crianças e Adolescentes de São Leopoldo.

doações

Responsabilidade Social

O presidente Palácios reuniu-se, no Sincontecsinos, com representantes de entidades de São Leopoldo e região  sobre ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo CRCRS. Participaram também da reunião os vice-presidentes de Gestão, Ana Tércia, e de Relações com os Profissionais, Celso Luft. A reunião antecedeu o início do Seminário de Assuntos Contábeis de São Leopoldo.

São Leo