Museu Itinerante da Contabilidade recebeu mais de três mil visitantes durante sua permanência em Porto Alegre

A Exposição do Museu Itinerante da Contabilidade, intitulada “Contabilidade – Um Balanço da História”, durante sua permanência em Porto Alegre, foi visitado por mais de três mil pessoas e contou com uma programação intensa. Foi desenvolvida uma série de atividades desde a sua inauguração, em 24 de julho, quando também foi exibido o filme “A Imagem do Profissional da Contabilidade”, no CineContábil.

O Museu, que foi instalado no 3º piso do Shopping Praia de Belas, ficou até 23 de agosto, na Capital.

Em 9 de agosto, o supervisor nacional do SPED e chefe da divisão de escrituração digital da Receita Federal, Clóvis Belbute Peres, falou sobre Sped Contábil, no GNC do Shopping Praia de Belas. Antecedendo a palestra, foi apresentado o vídeo comemorativo aos 70 anos do CRCRS.

clóvis

Perícia também foi tema abordado, em 11 de agosto, pela contadora Sandra Batista, conselheira do CFC, em mais um evento integrante da programação elaborada para o Museu Itinerante da Contabilidade.

sandra batista

Em 15 de agosto, foi a vez do presidente da Fenacon, Mário Berti, falar sobre empreendedorismo contábil aos profissionais da contabilidade, no GNC do shopping Praia de belas.

público Berti cortado

E finalizando a temporada de um mês que o Museu ficou aberto à visitação no 3º piso do shopping Praia de Belas, em 21 de agosto, pela manhã, mais uma exibição do CineContábil com o filme “A Imagem do Profissional da Contabilidade”. À tarde, na sede do CRCRS, o presidente da Ibracon, Idésio Coelho falou aos profissionais da contabilidade e estudantes da área contábil sobre Auditoria.

Idésio

Contabilidade em Debate aborda compliance, disrupção digital e Encontro de Estudantes, Professores e Coordenadores de Ciências Contábeis

Uma das marcas da programação da Rádio Web CRCRS, em agosto, foi a diversidade de temas abordados no Contabilidade em Debate. O mês iniciou com a entrevista de Paulo Ricardo Alaniz, contador, conselheiro do CRCRS e diretor técnico do IBRACON (6ª Regional), sobre compliance tributário, que foi ao ar entre os dias 24 de julho e 6 de agosto, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30.

Paulo Ricardo Alaniz e Luciano Biehl conversaram sobre Compliance Tributário

Paulo Ricardo Alaniz e Luciano Biehl conversaram sobre Compliance Tributário

Os contadores e integrantes da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS Flávio Dondoni Júnior (coordenador) e Ana Mocellin Queiroz foram os entrevistados de Luciano Biehl sobre gestão de risco e compliance nas organizações contábeis. O programa foi ao ar entre os dias 7 e 13 de agosto.

Flávio Dondoni Jr., coordenador da Comissão de Estudos

Flávio Dondoni Jr. e Ana Mocelin Queiroz com Luciano Biehl, no Contabilidade em Debate sobre gestão de risco e compliance nas organizações contábeis

Disrupção digital em business, tema que será abordado na XVI Convenção de Contabilidade do RS e XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista, também foi pauta do Contabilidade em Debate. Sobre o assunto, Luciano Biehl conversou com o vice-presidente de Registro do CRCRS, Ricardo Kerkhoff, e o especialista em marketing, Marcelo Tavares. O programa foi ao ar de 14 a 20 de agosto.

Marcelo Tavares, Luciano Biehl e Ricardo Kerkhoff conversaram sobre

Marcelo Tavares, Luciano Biehl e Ricardo Kerkhoff conversaram sobre disrupção digital em business

Encerrando o mês, os ouvintes puderam conferir as informações sobre os preparativos para o Encontro de Estudantes, Professores e Coordenadores de Ciências Contábeis. O programa, que foi ao ar a partir do dia 21, contou com a participação dos integrantes da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, Juliano Abadie (coordenador) e Tairo Fracasso, que foram entrevistados por Luciano Biehl.

Juliano Abadie, coordenador, e Tairo Fracasso, integrantes da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, foram entrevistados por Luciano Biehl

Juliano Abadie, coordenador, e Tairo Fracasso, integrantes da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, foram entrevistados por Luciano Biehl no último programa de agosto

 

 

Controle social na educação

Os integrantes da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, Gerson Santos, e da Comissão de Estudos do Terceiro Setor, Roberto Medeiros (coordenador), estiveram, em 29 de agosto, no Colégio Estadual Júlio de Castilhos para tratar do projeto piloto sobre controle social na educação. Com esse mesmo intuito, o contador Gerson Santos e Décio Neves, gerente da divisão de Fiscalização do CRCRS, visitaram, na tarde de 30 de agosto, a Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

Colégio Estadual Júlio de Castilhos

 

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira

Coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social fala sobre destinação do IR em Casa da Famurs, na Expointer

As contadoras Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, e Lucia Elena Da Motta Haas, Sescon-RS, participaram, no dia 29 de agosto, da reunião do Conselho dos Secretários Municipais da Fazenda e Finanças do RS, que ocorreu na Casa da Famurs, na Expointer. Na ocasião, foi apresentado o potencial de destinação de imposto de renda dos municípios do Estado e orientado como buscar e aplicar o recurso.
Serão realizados eventos orientativos sobre captação de recursos, a partir do imposto de renda, em diversas cidades até o final do ano. Em 24 de outubro, o evento será em Porto Alegre, no auditório da Famurs.
silvia

Receita Federal informa:

A Delegacia da Receita Federal de Porto Alegre está executando um projeto relevante, que integra um conjunto de ações de um Plano de Melhorias no Atendimento desenvolvido na unidade desde 2014. Entre as ações desse plano está contemplada a ambientação de todo o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), com vistas a localizar a área de atendimento em um único local, a necessidade de criação de espaço adequado para o autoatendimento orientado, a ampliação do número de estações de trabalho e guichês de atendimento, privacidade ao contribuinte durante a prestação do serviço, adequação das instalações ao PPCI e atendimento às normas de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Além disso, está se buscando adequar as instalações físicas da unidade ao padrão de identidade visual da Receita Federal, ao mesmo tempo em que se buscará otimizar o espaço físico.

Segunda-feira, dia 28/08, iniciaram as obras no CAC, e foi constituída uma equipe dedicada ao acompanhamento desse serviço. O Gabinete da DRF também está concentrado nesse esforço para que tudo ocorra da melhor maneira e com o mínimo de transtornos.
Fonte: Delegacia da Receita Federal 

Câmara Municipal de Igrejinha presta homenagem pelos 70 anos do CRCRS

A vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, representou o Conselho na homenagem prestada na noite dessa terça-feira (29), pela Câmara Municipal de Igrejinha, em alusão aos 70 anos do CRCRS e a lei que criou a classe contábil. A proposição da honraria foi iniciativa do vereador Juliano Müller de Oliveira. Durante a solenidade, o delegado regional Evan Pioly falou sobre a importância do profissional da contabilidade e sobre a história da delegacia no município. A vice-presidente Ana Tércia, também fez uso da palavra para agradecer a homenagem, e destacou a criação do CRCRS e suas prerrogativas, além de salientar o papel do contador inserido na comunidade.

Os profissionais da Contabilidade de Igrejinha prestigiaram a homenagem pelos 70 anos do CRCRS e da Lei que criou a classe contábil

Os profissionais da Contabilidade de Igrejinha prestigiaram a homenagem pelos 70 anos do CRCRS e da Lei que criou a classe contábil

Delegado Honorário Lori Fagundes, com a vice-presidente Ana Tercia e o Delegado de Igrejinha, Evan Carlo Pioly

Delegado Honorário Lori Fagundes, com a vice-presidente Ana Tércia e o delegado de Igrejinha, Evan Carlo Pioly

O presidente da Câmara Municipal de Igrejinha,  Carlos Rivelino, a vice-presidente Ana Tercia e o Delegado Evan Pioly

O presidente da Câmara Municipal de Igrejinha, Carlos Rivelino, com a vice-presidente Ana Tércia e o delegado Evan Pioly

O vereador Juliano de Oliveira, proponente da Menção Honrosa pelos 70 anos , com a vice-presidente Ana Tercia e o delegado de Igrejinha, Evan Pioly

O vereador Juliano de Oliveira, proponente da Menção Honrosa pelos 70 anos, com a vice-presidente Ana Tércia e o delegado, Evan Pioly

 

 

 

Curso sobre Técnicas de Contabilização: lançamentos e seus reflexos nas DCASP, em Caxias do Sul

Acontece nesta quarta-feira (25), ao longo do dia, na UCS, em Caxias do Sul, o curso sobre Técnicas de Contabilização: lançamentos e seus reflexos nas DCASP, promovido em conjunto pelo CRCRS e TCE-RS. O contador Aramis Ricardo Costa de Souza, instrutor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE-RS e membro da Comissão de Estudos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS, ministra o curso. O coordenador regional do TCE-RS, Cesar Cavion e a delegada regional do CRCRS em Caxias do Sul, Beatriz Caregnato, participaram da abertura do evento, que contou com 83 profissionais  e estudantes inscritos.

Em Caxias do Sul, o curso foio ministrado por Cesar Cavion, coordenador regional do TCE-RS, e Aramis Ricardo Costa de Souza, instrutor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE-RS, membro da Comissão de Estudos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS

Em Caxias do Sul, o curso foi ministrado por  Aramis Ricardo Costa de Souza, instrutor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE-RS, membro da Comissão de Estudos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS.

Vice-presidente de Gestão do CRCRS ministra aula magna do curso de Ciências Contábeis da UCS

Vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Rodrigues, falou para cerca de 250 alunos na noite de quarta-feira | Crédito: Paula Laurentis / UCS

Vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Rodrigues, falou para cerca de 250 alunos da UCS – Bento Gonçalves,  na noite de quarta-feira | Crédito: Paula Laurentis / UCS

A vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Rodrigues, ministrou aula magna do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no campus de Bento Gonçalves, nessa quarta-feira, dia 23 de agosto. A vice-presidente falou sobre o “Protagonismo Contábil – Liderando a Mudança” para cerca de 250 estudantes do curso.

Estudantes participaram da aula magna do curso de Ciências Contábeis | Crédito: Paula Laurentis / UCS

Estudantes participaram da aula magna do curso de Ciências Contábeis | Crédito: Paula Laurentis / UCS

Empresas optantes pelo Simples Nacional podem ser excluídas do Regime por débitos com o Fisco

A Receita Estadual enviou um aviso para a caixa postal eletrônica de cerca de 8.500 estabelecimentos optantes pelo Simples Nacional que apresentam débitos sem exigibilidade suspensa com o fisco gaúcho. No comunicado, o contribuinte é informando de sua pendência e orientado quanto aos procedimentos para regularização. As dívidas com o Estado chegam a R$ 84 milhões.

O alerta tem como objetivo estimular o contribuinte devedor a pagar suas dívidas antes da publicação do Termo de Exclusão. Caso não ocorra o pagamento ou parcelamento dos valores devidos, essas empresas serão excluídas do Regime Diferenciado de Tributação e Arrecadação (Simples Nacional) a partir de 1º de janeiro de 2018. Em 2016, a operação resultou na exclusão de aproximadamente 5.900 contribuintes que não regularizaram seus débitos em tempo hábil. 

Outros programas em andamento

Paralelamente à operação de exclusão por débitos, outros dois programas do fisco estão em andamento no âmbito do Simples Nacional.

O primeiro deles é o programa de autorregularização para inconsistências identificadas entre os valores recebidos por cartões de crédito e débito (informados pelas administradoras de cartões) e as informações de receita bruta declaradas pelos contribuintes, cuja segunda etapa foi deflagrada recentemente pela Receita Estadual. O monitoramento atinge cerca de 1.700 contribuintes varejistas do setor de vestuário e calçados. As receitas brutas não declaradas alcançam o montante de R$ 600 milhões, representando cerca de R$ 10 milhões de ICMS que deixaram de ingressar nos cofres públicos. O prazo para regularização vai até 31 de agosto, sob pena, inclusive, de exclusão do Regime.

A outra inciativa é o Alerta do Simples Nacional 4, programa a nível nacional referente à omissão de receitas. A ação abrange 25.000 contribuintes no país e 1.600 no Rio Grande do Sul, representando um valor estimado de R$ 150 milhões de receita bruta omitida no Estado. O prazo para regularização termina no dia 30 de setembro.

 Fonte: Receita Estadual

Receita Estadual realiza pesquisa de satisfação com os contribuintes

Entre os dias 21 e 25 de agosto, os contribuintes que comparecerem às unidades da Receita Estadual poderão avaliar o atendimento presencial realizado pela instituição. Por meio do preenchimento eletrônico de uma pesquisa de satisfação, a expectativa é identificar oportunidades de melhoria e aprimorar os serviços prestados a partir da opinião dos usuários. A iniciativa ocorrerá simultaneamente em mais de 40 localidades distribuídas na capital e no interior do Estado.

A pesquisa, composta por perguntas em sua maioria objetivas, é dividida em três blocos: Características gerais, Opinião acerca do atendimento prestado e Avaliação da imagem da Receita Estadual. A participação é voluntária e todas informações serão mantidas em sigilo. O questionário tem 20 perguntas, com tempo de resposta estimado em 5 minutos.

 Locais: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gramado, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Jaguarão, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre (delegacia, Agência CAC, Agência ITCD e Agência IPVA),  Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Taquara, Três Passos, Uruguaiana e Vacaria.

Fonte: Receita Estadual do RS