Reforma Trabalhista em debate

O presidente Antônio Palácios e os vice-presidentes Ana Tércia Rodrigues e Celso Luft, participaram, em 31 de outubro, do debate público sobre Reforma Trabalhista, promovido pelo Sescon-RS. O evento foi realizado em duas partes. O primeiro tópico proposto para discussão foi “Estrutura sindical brasileira com a Reforma Trabalhista”, com o professor e cientista político, Fábio Ostermann, e com o diretor da Fenacon, Sérgio Aprobato. Depois, foi a vez dos juízes Rodrigo Trindade e Marlos Melek falarem sobre os aspectos judiciais e práticos da reforma.

RT

RT

RT

CRCRS e TCU

A visita institucional realizada pelo presidente Antônio Palácios; o vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Breda; a vice-presidente do CRCRS, Ana Tércia Rodrigues; e o diretor adjunto João Victor Oliveira, em 31 de outubro, ao secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Dr; Guilherme Yadoya de Souza, e ao diretor substituto da área de Conselhos, foi muito positiva para as entidades.

TCU

 

CRCRS é convidado a conhecer estrutura da secretaria municipal de Transparência e Controladoria

Em 31 de outubro, o presidente Antônio Palácios, que também preside o Observatório Social de Porto Alegre (OSPOA), esteve reunido com o secretário municipal da Transparência e Controladoria, Sandro Bergue, oportunidade em que o secretário expôs a estrutura da secretaria e o fluxo dos processos. Também foi abordada a Lei de Acesso à Informação (LAI) e Portal da Transparência. Estiveram presentes, na ocasião, Pedro Gabril, vice-presidente do CRCRS e presidente do Conselho Consultivo do OSPOA; Celso Dias, voluntário do OSPOA; Carla Fátima da Silva, coordenadora executiva do OSPOA; Silvio Zago, coordenador da área de transparência da prefeitura de Porto Alegre; Raquel da Silveira, gestora central da LAI; Cleide Lammel, auditora interna da prefeitura; e Régis Hoffmann, administrador da SPG.

A reunião foi muito positiva para o Observatório Social de Porto Alegre, já que o secretário irá centralizar as solicitações de informações e demandas da entidade, agilizando, dessa forma, o trâmite dos processos.

sec. transparência

CRCRS recebe homenagem da Câmara Municipal de Taquara pela passagem dos 70 anos

Por proposição do vereador Guido Mário Prass Filho, a Câmara Municipal de Taquara prestou homenagem ao CRCRS, pela passagem dos 70 anos da entidade, na noite desta segunda-feira, 30 de outubro. Na ocasião, a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, representou o Conselho na sessão especial, que contou com a presença de profissionais da contabilidade no município.

Vice-presidente Ana Tércia saúda os presentes e agradece a homenagem ao CRCRS

Vice-presidente Ana Tércia saúda os presentes e agradece a homenagem ao CRCRS

Vereadores e profissionais da contabilidade no município de Taquara acompanharam a sessão

Vereadores e profissionais da contabilidade no município de Taquara acompanharam a sessão

Delegado regional do CRCRS em Taquara, Crisitiano Gomes, e vereador Guido Mário Prass Filho, com a vice-presidente Ana Tércia

Delegado regional do CRCRS em Taquara, Cristiano Gomes, e vereador Guido Mário Prass Filho, com a vice-presidente Ana Tércia

CRCRS parabeniza formandos em Ciências Contábeis

O CRCRS parabeniza os formandos em Ciências Contábeis e, como forma de valorizar a caminhada acadêmica, os representantes do Conselho participam das cerimônias de colação de grau, em todo o Estado.

Neste mês de novembro, a conselheira Laurise Pugues representou o Conselho na solenidade de formatura da turma de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre, realizada no Salão de Atos da PUCRS, no dia 10.

Formandos da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre

Formandos da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre

Resultado do 1º Exame de Qualificação Técnica para peritos contábeis está disponível

Foi publicado nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União (DOU), o resultado do 1º Exame de Qualificação Técnica para peritos contábeis. A aprovação é um dos requisitos para a inscrição do contador no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis, com vistas à atuação na área de Perícia.

22886236_1520346051375886_2558721010740249149_n

Para acessar as informações, clique aqui.

Outubro Rosa e temas técnicos estiveram em pauta no contabilidade em Debate deste mês

“Prestação de Contas Eleitorais” foi a primeira pauta em discussão no Contabilidade em Debate, neste mês de outubro. Sobre o assunto, Luciano Biehl conversou com Joaquim de Alencar, vice-presidente de Política Institucional do CFC. O programa foi ao ar entre os dias 2 e 8.

No programa “Câncer de mama e a importância do Outubro Rosa”, do dia 9 a 15, as entrevistadas Cristiani Fonseca, integrante da Comissão de Estudos do CRCRS Mulher, e Vera Lucia Breda, psicóloga, falaram sobre a importância da prevenção e do combate à doença.

XXX

Luciano Biehl entrevista Vera Lúcia Breda, psicóloga, e Cristiane Fonseca, da Comissão de Estudos CRCRS Mulher

Entre os dias 16 e 22, foi ao ar “Simples Nacional e suas atualizações para 2018”, que teve como convidados Márcio Schuch Silveira, vice-presidente Técnico do CRCRS, e Juliano Abadie, coordenador da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem.

Luciano Abadie, da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, e vice-presidente Técnico, Márcio Schuch Silveira: os entrevistados de Luciano Biehl sobre o Simples Nacional

Luciano Abadie, da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, e vice-presidente Técnico, Márcio Schuch Silveira: os entrevistados de Luciano Biehl sobre as atualizações do Simples Nacional para 2018

A parceria entre a Prefeitura e a delegacia do CRCRS de Bento Gonçalves para desenvolvimento do programa de estímulo à destinação do imposto de renda devido ao Fundo da Criança e do Adolescente no município foi o tema da edição “Funcriança”,  veiculada entre os dias 23 e 29, que contou com a participação do delegado regional do Conselho em Bento Gonçalves, Marcos Beltrami.

Encerrando o mês, o entrevistado Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS, analisou o “Impacto do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da JucisRS”.

XX

“O Impacto do SRM” foi o tema da entrevista de Luciano Biehl com Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS

O contabilidade em Debate vai ao ar, diariamente, pela Rádio CRCRS Web, em três edições: às 11h30, 13h30 e 18h30. Acompanhe!

Em Debate: “Impacto da implantação do Sistema de Registro Mercantil na JucisRS”

O “Impacto da implantação do Sistema de Registro Mercantil (SRM) na JucisRS” é o tema do Contabilidade em Debate desta semana, que conta com a participação de Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS.

Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS, e Luciano Biehl

Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS, e Luciano Biehl

O Contabilidade em Debate vai ao ar, diariamente, até o próximo domingo, 5 de novembro, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30, pela Rádio CRCRS Web. A apresentação é de Luciano Biehl.

CRCRS capacita gestores dos Fundos da Criança e do Adolescente e dos Fundos do Idoso para destinação do IR devido

Um público de mais de 120 pessoas, entre prefeitos, gestores dos Fundos da Criança e do Adolescente e Fundos do Idoso, e representantes da área fazendária de todo o Estado reuniu-se no dia 27 de outubro, durante todo o dia, no auditório da Famurs, em Porto Alegre. Trata-se do evento “A Destinação do Imposto de Renda: importância, Legislação, Transparência e Operacionalização”, que visa incentivar os gestores dos Fundos da Criança e do Adolescente e Fundos do Idoso a otimizarem a arrecadação dos recursos do imposto de renda devido. A iniciativa é uma parceria entre a Comissão de Responsabilidade Social do CRCRS, a Famurs e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do RS.

Luiziane Brusa da Costa, coordenadora do Conselho Estadual da Pessoa Idosa; Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS;  Milton Mattana, assessor tributário da Famurs; Lúcia  Flesch, presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do RS; e José Carlos de Mello, da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS

Luiziane Brusa da Costa, coordenadora do Conselho Estadual da Pessoa Idosa; Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS; Milton Mattana, assessor tributário da Famurs; Lúcia Flesch, presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do RS; e José Carlos de Mello, da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS

A primeira palestra do dia, “Evolução histórica do Potencial de IR para Destinar, Importância e Formas de Conscientizar, Mobilizar e Arrecadar, foi ministrada pelos integrantes da Comissão de Responsabilidade Social, Silvia Grewe (coordenadora) e José Carlos Mello. O contador abordou aspectos da legislação que tramita no Congresso Nacional. Segundo ele, o Projeto de Lei 2834/2015, se aprovado, poderá permitir a extensão do período arrecadatório dos Fundos do Idoso até abril do ano seguinte ao ano-base, com destinação diretamente na declaração do imposto de renda de pessoa física, como já ocorre com as destinações ao Funcriaça.

Contador José Carlos de Mello abordou a possibilidade de aprovação de lei que permita recursos para os Fundos do Idoso diretamente na declaração do imposto de renda de pessoa física

Contador José Carlos de Mello abordou a possibilidade de aprovação de lei que permita recursos para os Fundos do Idoso diretamente na declaração do imposto de renda de pessoa física

Silvia Grewe lembrou que o trabalho realizado pela comissão é voluntário, realizado em pelos profissionais da contabilidade em todo o País, vinculados ao Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que desenvolve suas atividades em três eixos: Educação Financeira, Cidadania Fiscal e Destinação do Imposto de Renda. Sobre a destinação do imposto de renda devido, a contadora afirmou que a parceria estabelecida, a partir de 2015, entre CRCRS e governo do Estado, com a Campanha Escolha o Destino, resulta hoje em um incremento das destinações da ordem de 49% no Rio Grande do Sul. “Entretanto, ainda é necessário muito trabalho para disseminar as informações, porque os valores arrecadados ainda estão muito aquém do potencial”, explica Silvia Grewe. Nos últimos sete anos, os projetos sociais do RS perderam 1,8 bilhão de reais, que poderiam ter permanecido no Estado, caso tivessem sido destinados pelos contribuintes, sem nenhum ônus para estes.

Contadora Silvia Grewe: "R$ 1,8 bilhão poderiam ter sido aplicados em projetos sociais no Estado, ao longo dos últimos sete anos, sem que fosse gasto um centavo a mais dos contribuintes."

Contadora Silvia Grewe: “R$ 1,8 bilhão poderiam ter sido aplicados em projetos sociais no Estado, ao longo dos últimos sete anos, sem que fosse gasto um centavo a mais dos contribuintes.”

À tarde, foram apresentados: um exemplo de projeto para Fundos do Idoso; estudos de caso do Funcriança nos municípios de Taquara e São Francisco de Paula; e a Campanha Escolha o Destino, com a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori.

IMG_0097

A secretária Maria Helena Sartori falou sobre os valores arrecadados pela Campanha. Em 2016, houve um aumento de quase 50% em relação a 2015. No ano passado, foram resguardados a programas sociais que voltam suas ações para crianças, adolescentes e idosos, cerca de 20 milhões de reais no Rio Grande do Sul.

IMG_0100

Maria Helena também comentou sobre o papel fundamental dos contadores para essa arrecadação. “Para nós, os contadores são fundamentais. Primeiro, porque eles têm contato direto com essas pessoas que querem fazer as doações, quando fazem as declarações. Os contadores têm um poder de convencimento muito grande. Segundo, eles dão garantia que seus clientes não vão cair na malha fina. E terceiro, eles realmente têm se engajado. Estão fazendo acontecer, dando sua contribuição. Ações como essa, em conjunto com a Famurs, que visam capacitar prefeituras, entidades, passam confiança, e mostram que a Campanha “Escolha o Destino” é algo sério e legal”.

O evento ainda contou com exemplo de projeto e como buscar potenciais doadores para o Fundo do Idoso, dando espaço para que as entidades mostrassem seus projetos.