Conselho participa da entrega do Prêmio de Responsabilidade Social 2017

A entrega do Prêmio Responsabilidade Social (PRS) 2017 ocorreu na noite de 30 de novembro, no Teatro Dante Barone. Na ocasião,  as integrantes da Comissão de Responsabilidade Social do CRCRS, Silvia Grewe (coordenadora) e Simone Imperatore, também presidente da Comissão Mista do Prêmio, fizeram a entrega do Troféu de Responsabilidade Social na categoria Micro e Pequenas Empresas para Lenz Bergesch Contabilidade, de Lajeado. A empresa foi representada por seu diretor José Lenz.

Silvia Grewe _José Lenz diretor da Lenz Bergesch_Simone Imperatore

Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano 2000, por meio da Lei 11.440, o Prêmio de Responsabilidade Social distingue ações de organizações públicas e privadas que atuam pelo bem estar social e preservação do meio ambiente. A premiação distribui o Troféu Responsabilidade Social, Troféu Tema Norteador – Destaque RS, Medalha de Responsabilidade Social e Diploma Mérito Social. Neste ano, o tema norteador foi “Equidade de Gênero”.

Vencedores do Prêmio de Responsabilidade Social 2017
Foram agraciados com o Troféu de Responsabilidade Social e Medalha de responsabilidade Social, por categoria, as seguintes organizações:

Instituição de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissional
Troféu para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai Medalha para a Sociedade Escolar de Santa Cruz – Mantenedora do Colégio Mauá

Instituição de Ensino Superior
Troféu para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Fidene
Medalha para a Fundação Universidade de Passo Fundo

Municípios
Troféu para o Município de Três passos

Entidades Governamentais
Troféu para a Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan
Medalha para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

Sociedades Cooperativas
Troféu para a Cotripal – Agropecuária Cooperativa
Troféu para a Unimed Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo Ltda
Medalha para a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento – Sicredi Pioneira RS
Medalha para a Unimed Nordeste – RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda
Medalha para a Unimed RS – Federação das Cooperativas Médicas do RS

Entidades Sem Fins Econômicos – até 250 mil reais
Troféu para o Rotary Club de Lajeado Engenho
Medalha para a Fundação de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário – FAESP

Entidades Sem Fins Econômicos – acima de 250 mil reais
Troféu para a Fundação La Salle
Medalha para a Associação Atlética Banco do Brasil
Medalha para o Instituto do Câncer Infantil
Medalha para o Instituto Vitória
Medalha para o Instituto Servos da Divina Providência – Abrigo João Paulo II
Medalha para o Lar da Criança Henrique Liebich
Medalha para a Fundação Semear

Micro e Pequenas Empresas
Troféu para Lenz Bergesch Contabilidade
Medalha para o Escritório Benincá Ltda

Médias Empresas
Troféu para a Bebidas Fruki
Medalha para a empresa Sogil – Sociedade de Ônibus Gigante Ltda

Grandes Empresas
Troféu para a empresa CVI Refrigerantes
Medalha para a Tecon Rio Grande S/A

Vencedor do Troféu Destaque RS

Fundação La Salle vence o Tema Norteador 2017
Foi agraciada com o Troféu Destaque RS, por ter sido a vencedora do Tema Norteador de 2017, “Equidade de Gênero”, a Fundação La Salle, com o projeto Casa da Cidadania, que teve início no ano de 2013, com um projeto anterior, chamado Mulheres da Paz, ambos voltados ao combate à violência de gênero.

 

 

CRCRS participa de reunião dos assessores jurídicos, diretores e presidentes dos CRCs do Sul e Sudeste

Além do presidente Antônio Palácios, o diretor Executivo, Ricardo Vitória, e o assessor Jurídico Angelo Bozzetto participaram, nos dias 27 e 28 de novembro, da última reunião de assessores jurídicos, diretores e presidentes dos CRCs do Sul e Sudeste de 2017, realizada no CRCPR. O encontro teve como objetivos o alinhamento e a busca de soluções conjuntas para questões compartilhadas pelos Conselhos Regionais de Contabilidade dos Estados das regiões representadas.

presidentes_diretores_assessores_presidentes_manhã_281117

Participe da Pesquisa de Satisfação do Profissional da Contabilidade em relação ao CRCRS

2626A pesquisa de satisfação cuja finalidade é avaliar como os profissionais da contabilidade se sentem em relação ao CRCRS, especialmente quanto às condições físicas e ambientais, atendimento, desempenho dos setores, comunicação e programas e projetos relativos ao 2º semestre de 2017, já está disponível.

Por meio dos resultados obtidos, será possível ao CRCRS implementar ações que busquem contribuir para a melhoria dos serviços prestados e elevar o nível de satisfação. Por esse motivo, solicitamos sua especial gentileza em participar desse processo respondendo ao questionário até 15 de dezembro de 2017.

 

Terceiro Setor, Mês da Solidariedade Contábil e gestão de qualidade são temas do Contabilidade em Debate, no mês de novembro

“Contabilidade no Terceiro Setor” foi o tema do Contabilidade em Debate, entre os dias 6 e 12 de novembro, tendo como convidados os integrantes da Comissão de Estudos do Terceiro Setor, Roberto Medeiros (coordenador) e Marcone Hahan de Souza, e apresentação de Luciano Biehl. O programa abordou os procedimentos adequados à preservação da qualidade das informações contábeis nos empreendimentos dessa área.

Roberto Medeiros (coordenador) e Marcone Hahan de Souza, com apresentação de Luciano Biehl

Roberto Medeiros (coordenador) e Marcone Hahan de Souza, com apresentação de Luciano Biehl

Entre os dias 13 e 19 de novembro, esteve em pauta o “Mês da Solidariedade Contábil e Destinação do Imposto de Renda”, com a participação de Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, e Geraldo Hugo Sander, presidente da Spaan. O programa apresentou, entre outros aspectos, a importância do papel do profissional da contabilidade na destinação de recursos a partir do imposto de renda devido a projetos sociais do Funcriança e fundos do idoso.

Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, e XX, da Spaan, com Luciano Biehl, apresentador do contabilidade em Debate

Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, e Geraldo Sander, presidente da Spaan, com Luciano Biehl, apresentador do contabilidade em Debate

O Programa de Qualidade Contábil (PQC), voltado à gestão de empresas contábeis, foi um dos assuntos do programa Contabilidade em Debate, que foi ao ar a partir do dia 20 de novembro, pela Rádio CRCRS Web, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30. A busca da excelência de processos, o selo de qualidade e outros projetos do Sescon-RS também estão na entrevista do presidente do sindicato, Diogo Chamun. O programa foi gravado pelo apresentador Luciano Biehl, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, durante a realização simultânea do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e XVI Convenção de Contabilidade do RS, de 13 a 15 de setembro, ocasião em que foi lançado o PQC.

Em debate, Programa de Qualidade Contábil voltado à gestão de empresas

O presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun, é o entrevistado de Luciano Biehl no Contabilidade em Debate desta semana, que vai ao ar até o próximo domingo, 3 de dezembro, pela Rádio CRCRS Web, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30. Um dos principais assuntos em pauta é o programa de Qualidade Contábil (PQC), voltado à gestão de empresas contábeis, lançado durante a realização simultânea do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e a XVI Convenção de Contabilidade do RS, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, no mês de setembro.

Destinação do IR devido é tema da Comissão de Responsabilidade Social, em Tapera

Integrantes da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, Silvia Grewe (coordenadora), e o contador José Carlos de Mello, estiveram reunidos, nesta quarta-feira, 22 de novembro, na cidade de Tapera, com cerca de 40 pessoas, entre trabalhadores, gestores de política de assistência social, contadores e representantes de entidades, dentre as quais, o Condica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Em pauta, orientações sobre destinação de recursos ao Funcriança e fundos do idoso, a partir do imposto de renda devido. WhatsApp Image 2017-11-23 at 10.22.12 WhatsApp Image 2017-11-23 at 10.21.53

Chapa 1 vence a eleição do Conselho Regional de Contabilidade do RS

A chapa 1 venceu a eleição para a renovação de dois terços dos membros do plenário do Conselho Regional de Contabilidade, que ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro.

A votação encerrou-se às 18h de quarta-feira (22/11). O pleito foi realizado exclusivamente pela internet. Os integrantes da chapa vencedora terão mandato de 1º/1/2018 a 31/12/2021.

eleicao 2017

INTEGRANTES DA CHAPA 1

Titulares
CONTADORA ANA TÉRCIA LOPES RODRIGUES
CONTADORA ANE ELISA MOLLER DAPPER
CONTADOR CELSO LUFT
CONTADOR VILSON JOSÉ FACHIN
CONTADOR VINICIUS RHEINHEIMER DINÉL
CONTADOR RONALDO BICA CAMPOS
CONTADOR OSMAR ANTONIO BONZANINI
CONTADORA GRACE SCHERER GEHLING
CONTADOR LORÍ SITA FAGUNDES
CONTADORA ANABÉLI GALVAN PERERA
CONTADORA NÁDIA EMER GRASSELLI
CONTADOR MÁRIO KIST
CONTADORA ELAINE GORGEN STREHL
CONTADOR JULIANO BRAGATTO ABADIE
CONTADOR PAULO ROBERTO DA SILVA
CONTADOR ARAMIS RICARDO COSTA DE SOUZA
TÉCN. CONT. CRISTIANI FONSECA DE SOUZA
TÉCN. CONT. LUÍS FERNANDO FERREIRA DE AZAMBUJA

 Suplentes
CONTADORA EUSÉLIA PAVEGLIO VIEIRA
CONTADOR VINÍCIUS SCHNEIDER
CONTADORA ANDRÉIA ALTENHOFEN
CONTADOR JOSÉ INACIO BRESOLIN
CONTADOR MARIO ANTONIO KARCZESKI
CONTADOR MARCELO DE DEUS SAWERYN
CONTADOR MARCO AURÉLIO GOMES BARBOSA
CONTADORA REGINA SOUZA PEDRA
CONTADOR JOÃO LUIS LUCAS MARACCI
CONTADORA MAGDA REGINA WORMANN
CONTADORA SOLANGE DAROS DEÕN
CONTADOR JOSÉ ALMIR RODRIGUES DE MATTOS
CONTADOR ANDRÉ RICARDO BERGAMASCHI
CONTADOR TAIRO ROLIM FRACASSO
CONTADOR MARCOS FRACALOSSI
CONTADOR WANDERLEI JOSÉ GHILARDI
TÉCN. CONT. CÁRMEN ALVES TIGRE
TÉCN. CONT. CARLOS JERONIMO SODRÉ BILHERI 

Receita Federal institui Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie

A Receita Federal do Brasil (RFB) instituiu, a Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME), por meio da Instrução Normativa 1.767, publicada nesta terça-feira, 21 de novembro.

Estão obrigadas à entrega da DME as pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no Brasil que no mês  tenha recebido valores em espécie cuja soma seja igual ou superior a R$ 30.000,00 (trinta mil reais), ou o equivalente em outra moeda, decorrentes das operações liquidadas, total ou parcialmente, em espécie, decorrentes de alienação ou cessão onerosa ou gratuita de bens e direitos, de prestação de serviços, de aluguel ou de outras operações que envolvam transferência de moeda em espécie.

Fonte: RFB

Eleição 2017: último dia de votação. O voto é obrigatório

eleição 4

A votação para eleição da renovação de dois terços do plenário do CRCRS encerra-se hoje às 18h. O voto é obrigatório, sendo facultativo apenas para os profissionais com idade igual ou superior a 70 anos nas datas das eleições. Àqueles que deixarem de votar sem causa justificada, estarão sujeitos à multa, conforme disposto na Resolução CFC nº 1.481/2015. O profissional tem 30 dias consecutivos após o encerramento da eleição para justificar, via internet, o motivo por não ter votado.