Profissionais da contabilidade estão entre as maiores remunerações médias do País

Contador é o segundo maior salário médio do Brasil em vagas ocupadas em 2018. A informação é de levantamento feito por consultorias em recursos humanos, que lista os 10 empregos que melhor remuneram no País, e consta em reportagem divulgada no jornal Zero Hora, na página 28 da edição desta quarta-feira, 28 de março.

Clique na imagem e confira a matéria publicada no site de Zero Hora.

AAAAAAA

Seminário de Contabilidade de cara nova

Uruguaiana foi a primeira cidade a receber, nos dias 27 e 28 de março o Seminário de Contabilidade repaginado, agora, chamado de Seminário de Contabilidade & Negócios, que passa a ser realizado em dois dias. Inicia com painel à noite e encerra-se, na manhã seguinte, com palestras, sempre focadas em temas atuais e técnicos.

Manifestaram-se na abertura do seminário, o delegado regional do CRCRS em Uruguaiana, Luiz Manoel Alves da Trindade; o presidente do Sindicontábil Uruguaiana, Alessandro Urquiza Pavanato; e a presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, enfatizando a necessidade dos profissionais que atuam na área contábil de participarem de eventos de atualização promovidos pelo Conselho, sendo que a presidente do CRCRS deu ênfase também ao novo modelo do seminário adotado.

IMG_1355

Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues

IMG_1338

Delegado regional do CRCRS em Uruguaiana, Luiz Manoel Alves da Trindade

IMG_1340

Presidente do Sindicontábil Uruguaiana

Após as manifestações, transcorreu o painel que tratou das “Decisões Empresariais e o Papel da Contabilidade”, com as participações de Antônio Ceolin, diretor do grupo Ceolin; Júlio Persio Garcia Lopes, presidente da Funerária Garcia e Lopes Ltda; com mediação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira. Os painelistas falaram sobre a importância da Contabilidade em seus respectivos empreendimentos e da visão que o empresário sustenta sobre o profissional que atua na área contábil.

IMG_1370

Júlio Lopes, presidente da Funerária Garcia e Lopes Ltda; Márcio Schuch Silveira, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional; e Antônio Ceolin, diretor do Grupo Ceolin

A receptividade do evento foi grande por parte dos profissionais da contabilidade, que lotaram o auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, onde foi realizado o seminário.

uruguaiana

Público lotou o auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS

Dando prosseguimento ao Seminário de Contabilidade & Negócios, na manhã do dia 28, Marta Verona, integrante do Conselho de Clientes da Gerência de Filial Administrar FGTS – GIFUG/PO, abordou o eSocial e os impactos da gestão empresarial.

Marta

Marta Verona

O Seminário de Contabilidade & Negócios encerrou com o painel sobre Simples Nacional, no qual participaram Patrícia Machado, membro da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional; Celso Luft, vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS; e, como mediador, Luiz Manoel Trindade, delegado regional do CRCRS em Uruguaiana.

IMG_1415

Patrícia Machado, Celso Luft e Luiz Manoel Trindade

Doações

Os 55 kg de alimentos arrecadados por ocasião da realização do Seminário foram doados à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Uruguaiana.

doações uruguaiana

Bárbara Gomes Galarça Bitencourt, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Uruguaiana

CRC & Você – projeto inovador é lançado em Uruguaiana

A partir do Seminário de Contabilidade & Negócios, que se realizou nos dias 27 e 28 de março, no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana, o CRCRS inaugurou um novo projeto, que visa uma maior aproximação entre a entidade e o profissional que atua na área contábil da região. Trata-se do CRC & Você, que nada mais é que um bate-papo descontraído entre a presidente, vice-presidentes, conselheiros, delegados regionais e profissionais da contabilidade, objetivando esclarecer dúvidas, colher sugestões e opiniões. O número expressivo de participantes chancelou o sucesso do projeto, que deverá percorrer 13 cidades onde serão realizados os seminários.

Uruguaiana

Vice-presidente de Gestão acompanha posse da ADVB/RS

O vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ricardo Kerkhoff, acompanhou nesta terça-feira, 27, a posse da nova diretoria da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). Na ocasião, Ricardo cumprimentou o atual presidente da entidade, Rafael Biedermann, que durante discurso, apresentou o calendário anual da ADVB/RS e falou sobre os objetivos de sua gestão. Rafael afirmou que sua equipe identifica como desafio revisitar e potencializar o propósito da associação, fazendo cumprir a sua missão de disseminar conceitos e práticas de Marketing, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação no Rio Grande do Sul, além de fundamentar os princípios de gestão e governança em políticas e práticas de classe mundial.

Presidente da ADVB/RS, Rafael Bierdemann; vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ricardo Kerkhoff

Presidente da ADVB/RS, Rafael Biedermann; vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ricardo Kerkhoff

Presidente da ADVB/RS, Rafael Bierdemann

Presidente da ADVB/RS, Rafael Biedermann

Vice-presidente de Fiscalização do CRCRS ministra palestra para estudantes da Unifra, em Santa Maria

O vice-presidente de Fiscalização, Paulo Comazzetto, ministrou a palestra sobre Cenários e Desafios da Profissão Contábil, para alunos da Universidade Franciscana (Unifra), na noite de 26 de março, na sede do Espaço Contábil Região Centro, em Santa Maria. Na ocasião, os estudantes participaram de um bate-papo com os profissionais, que fizeram questionamentos sobre a profissão e sanaram dúvidas.

Vice-presidente de Fiscalização, Paulo Comazzetto, e estudantes da Unifra

Vice-presidente de Fiscalização, Paulo Comazzetto, e estudantes da Unifra

Também participaram do encontro o presidente do Sincotec-SM, Luiz Oliveira, e o Presidente da ABC, Marco Veleda.

 

CRCRS recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Na noite de segunda-feira, 26, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Passo Fundo homenageou o CRCRS, justificando o ato pela importância que o Conselho representa na defesa da categoria. Ao realizar a homenagem, o presidente do Legislativo, Pedro Daneli (PPS), falou um pouco da trajetória do órgão.

Presidente do Legislativo, Pedro Daneli

Presidente do Legislativo, Pedro Daneli

“Essas sete décadas, podem ser descritas em números. Nesse tempo, o CRCRS concedeu registro a mais de 98 mil profissionais, tendo atualmente mais de 40 mil ativos no Estado. Deste total, 62% são contadores e 38% possuem a distinção de técnico em contabilidade.”

Pedro também falou da importância dos profissionais. “Tanto os contadores quanto os técnicos são considerados gestores. São eles que orientam a tomada de decisões dos empreendedores com relação às questões monetárias e, de um modo geral, dão suporte mercantil, fiscal e tributário para as empresas, sempre com transparência e responsabilidade. São, portanto, merecedores do nosso reconhecimento”.

A presidente do Conselho, Ana Tércia L. Rodrigues, enfatizou que o órgão mantém relações com inúmeras entidades de Passo Fundo, solidificadas num momento econômico brasileiro que requer muito esforço dos profissionais que trabalham nos setores financeiros. “O Conselho Entidade não se resume às atividades legais. Ele quer estar presente no dia a dia dos profissionais. Nisso, nós agradecemos a Passo Fundo pela sua contribuição ao que temos tentado fazer”, salientou.

Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues

Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues

As homenagens prestadas por meio da Sessão Solene, segundo Daneli, fortalecem o reconhecimento à entidade e ao órgão, valorizando as ações desencadeadas em prol do fortalecimento das categorias. “Fica, aqui, o nosso incentivo para que esses profissionais sigam trabalhando em favor do desenvolvimento da profissão, das empresas e, consequentemente, do país”, disse. Na data, também foi homenageado o SindiCONTÁBIL, por seus 85 anos de atuação em 91 municípios.

Presidente do SindiCONTÁBIL Passo Fundo, Gustavo Ferres, presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues e presidente do Legislativo, Pedro Daneli

Presidente do SindiCONTÁBIL Passo Fundo, Gustavo Ferres; presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues; e presidente do Legislativo, Pedro Daneli

Representante do CRCRS participa do 2º Fórum de Gestão do Rio Grande do Sul

O conselheiro Gerson Luís dos Santos, representando o CRCRS, participou na tarde desta segunda-feira, 26, do 2º Fórum de Gestão do Rio Grande do Sul, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE/RS). O evento ocorreu no Porto Alegre Country Club, onde o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, falou sobre “Crise e recuperação: construindo um novo Brasil”.

DSC_0181

Ministro da Fazenda Henrique Meirelles

Ministro da Fazenda Henrique Meirelles

Publicada norma relacionada à prestação de serviço de perícia

Foi publicada, no Diário Oficial da União de hoje (22/3), a Instrução Normativa RFB nº 1800, de 2018, que substitui a Instrução Normativa RFB nº 1020, de 2010 (IN de Peritos), especialmente nos dispositivos relacionados ao credenciamento de peritos, à quantificação de mercadorias, à emissão de laudos periciais e à remuneração dos serviços de perícia aduaneira.

As mudanças propostas buscam a racionalização e o aperfeiçoamento do processo de seleção de profissionais, de remuneração pelos serviços prestados e de requisição de perícia, simplificando o atendimento aos importadores e exportadores no comércio exterior.

A nova norma permite flexibilidade para que a seleção de peritos e entidades, especialmente no caso de convênios, tenha maior abrangência territorial, reduzindo os custos com seleção de profissionais e disponibilizando um rol mais amplo de opções e especialidades às unidades locais. No mesmo sentido, a norma incentiva a utilização de meios eletrônicos para requisição e para disponibilização dos laudos, abrindo espaço para a incorporação desse processo ao Portal Único de Comércio Exterior e estabelecendo desde já um banco nacional de laudos.

Prazos mais compatíveis com as necessidades da logística de comércio internacional são fixados para a entrega dos resultados dos laudos, assim como rotinas operacionais um pouco mais detalhadas são estabelecidas para tornar mais simples e claro o processo de cálculo da remuneração.

Por fim, abre a possibilidade da utilização de laudos de quantificação emitidos por empresa de inspetoria independente e a quantificação executada por meio de modalidades automatizadas (pesagem, medição direta e mensuração). Assim, havendo estrutura física adequada nos recintos aduaneiros, como balanças e medidores de fluxo, a quantificação de mercadorias a granel ficará mais ágil, demandando menos tempos e custos aos importadores e exportadores.

Fonte: Comunicação CFC

COMPENSA-RS permite compensação de débitos inscritos em dívida ativa com precatórios vencidos no Estado

A partir do dia 22 de março, os contribuintes e as empresas já podem solicitar a compensação de débitos inscritos em dívida ativa com precatórios vencidos do Estado do Rio Grande do Sul. É o que determina o Decreto nº 53.974/2018, publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, que institui o Programa COMPENSA – RS. A iniciativa é uma oportunidade para as pessoas físicas e jurídicas quitarem ou abaterem suas dívidas, de natureza tributária ou de outra natureza, por meio do encontro de contas entre os valores devidos e os valores que lhe são devidos pelos entes públicos (precatórios).

Para o Estado, a novidade deve possibilitar o ingresso de recursos nos cofres públicos e reduzir o estoque de precatórios vencidos, que precisa zerar, por obrigação constitucional, até o ano de 2024. A medida vai ao encontro das disposições implementadas pela Emenda Constitucional nº 94/2016 e pela Lei nº 15.038/17. A dívida do governo com precatórios atualmente é de cerca de R$ 12 bilhões. Já a dívida ativa com o Estado supera a marca de R$ 43 bilhões, dos quais R$ 37 bilhões foram inscritos até 25 de março de 2015, período de corte para adesão ao programa.

As regras para o procedimento determinam que o valor líquido dos precatórios poderá abater até 85% do valor do débito inscrito em dívida ativa, com o restante devendo ser quitado ou parcelado no prazo de até 30 dias. Após esse prazo, não ocorrendo a regularização da dívida, será expedida novamente uma Certidão de Situação Fiscal Positiva de Débitos para o devedor.

Entre as condições para a compensação estão a de que o precatório seja devido apenas pelo Estado, suas autarquias ou fundações, estando vencido na data do oferecimento à compensação. Ele também não pode servir de garantia de débito diverso ao indicado.

Quanto à dívida ativa, ela deve ter sido inscrita até 25 de março de 2015 e não pode ser objeto de qualquer impugnação ou recurso (ou, caso seja, deve haver expressa renúncia). Ela também não deve estar com a exigibilidade suspensa – exceto na hipótese de parcelamento, e deve ter o valor correspondente a 10% do seu montante pago em até três parcelas. Além disso, o devedor terá que recolher em dia os valores declarados em Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA), assim como os valores relativos a parcelamentos anteriores, até que se efetive a compensação.

O Programa prevê, ainda, anistia de multa e juros nos casos de dívida decorrente de lançamento efetuado em virtude do indevido creditamento do valor de precatório para compensação com o ICMS mensal, realizado em GIA. Nesses casos, cuja adesão pode ser realizada até o dia 7 de maio, a multa incidente ficará reduzida para 25% do valor do imposto e os juros ficarão reduzidos em 40%.

Outro benefício previsto é referente à redução de juros para débitos de ICMS declarado em GIA, válido para os interessados que realizarem a adesão ao Programa entre os dias 2 de maio e 2 de agosto. O abatimento varia entre 30%, 25% e 20%, conforme os percentuais e os prazos de pagamento das dívidas.

Como fazer a compensação?

1)       O contribuinte deverá ir ao setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e solicitar uma certidão específica para fins de compensação com Dívida Ativa. Tal certidão conterá os dados dos credores originários, das cessões, e os respectivos valores, discriminadamente.

2)       De posse da certidão, o requerente deverá efetuar a solicitação via e-CAC, para empresas com inscrição estadual na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ-RS), ou via acesso público nos serviços do site www.receita.fazenda.rs.gov.br (Débitos e Parcelamentos – Compensação de Precatórios com Dívida Ativa).

3)       Após o preenchimento dos dados de identificação, dos dados do precatório, da seleção dos débitos a serem compensados, da anexação dos documentos e da confirmação dos dados, o contribuinte deverá imprimir o pedido, bem como a Guia de Arrecadação para pagamento dos 10% (ou da primeira parcela de três).

4)       Caso opte pelo pagamento parcelado dos 10%, deverá emitir as guias no site e efetuar o pagamento da segunda e terceira parcelas em 30 e 60 dias, respectivamente.

5)       Após a confirmação do pagamento da inicial, a PGE iniciará a análise do pedido, das cessões, dos processos judiciais, etc. Tendo sido homologado o pedido de compensação, este será remetido para as áreas competentes da SEFAZ-RS, para baixa do saldo dos créditos, transferências legais, registros contábeis e posterior devolução à PGE.

6)       A finalização do processo se dará no TJRS, com o registro dos fatos e baixa dos saldos dos precatórios devidos pelo Estado. Enquanto pendente de análise o pedido, será expedida Certidão de Situação Fiscal Positiva com Efeitos de Negativa para os débitos que dele fizerem parte.

7)       Após a compensação, o devedor será noticiado para pagar ou parcelar o saldo remanescente no prazo de 30 dias. Decorrido o prazo e não ocorrendo a regularização da dívida, será expedida Certidão de Situação Fiscal Positiva de Débitos.

Fonte: Receita Estadual do RS