Ex-presidente e conselheiros do CRCRS são homenageados. Antônio Palácios passa a integrar a Galeria dos Ex- Presidentes e assume cadeira na Academia de Ciências Contábeis do RS.

Noite de homenagens e de agradecimentos aos serviços prestados pelos conselheiros à classe contábil! Em 28 de junho, os conselheiros, cujos mandatos encerraram-se em 31 de dezembro de 2018, receberam o Diploma por Serviços Relevantes Prestados ao CRCRS, concedido pelo CFC, são eles: Adriel Mota Ziesemer, Antônio Palácios, Paulo Ricardo Pinto Alaniz, Flávio Flach, Marcelo Paveck Ayub, Rodrigo Kich, João Roberto Hoerbe, Carlos Eli Debom Rocha e Marta da Silva Canani.

conselheiros homenageados

Na ocasião, a presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, enfatizou o importante trabalho realizado pelos conselheiros, que dedicam-se, graciosamente, a servir a classe. Definiu o seu sentimento naquele momento como de gratidão. 

Ana Tércia

O contador Paulo Ricardo Alaniz, que falou em nome dos homenageados, lembrou que o trabalho pela classe e para a classe não se esgota ali. “Estaremos sempre dispostos a colaborar em assuntos que envolvam o profissional da contabilidade”.

Paulo Alaniz

O presidente do CFC, Zulmir Breda, também expôs a sua emoção em participar das homenagens e salientou a importância do CRCRS dentro do Sistema CFC/CRCs. Destacou ainda o papel do profissional da contabilidade para a sociedade.

Zulmir Breda

Em seguida, o momento trouxe mais emoção. A presidente Ana Tércia L. Rodrigues e o presidente do CFC, Zulmir Breda, juntamente com o ex-presidente Antônio Palácios, descerraram a foto do ex-presidente, que passou a integrar a Galeria de Ex-Presidentes do CRCRS.

foto

Encerrando a noite de homenagens, em que o protagonista foi o contador Antônio Palácios, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS (ACCRS), Elói Dalla Vechia, deu posse ao ex-presidente como membro da Academia. 

ACCRS

Elói Dalla Vechia lembrou os principais objetivos da ACCRS, que são promover, divulgar, valorizar e incentivar o conhecimento filosófico, científico e tecnológico da ciência contábil. Ao contador Antônio Palácios foi destinada a cadeira 32 do patrono Ynel Alves Camargo.

Elói

Antônio Palácios, emocionado, expressou a sua gratidão pelas homenagens, lembrou do orgulho e prazer de ter tido a oportunidade de colaborar com a classe contábil. Frisou que o conhecer e o conviver com as pessoas foi uma experiência riquíssima.

Antônio Palácios

Presidentes de entidades, representantes de órgãos públicos, autoridades, familiares dos homenageados, vice-presidentes, conselheiros, delegados regionais e colaboradores participaram da cerimônia.

público

 

 

 

 

 

 

Espaço Contábil Região Centro recebe destaque Prestação de Serviços 2018

O Espaço Contábil Região Centro, recebeu, na noite desta quinta-feira, 28, o destaque Prestação de Serviços 2018, conferido pela Câmara de Indústria e Comércio de Santa Maria, em reconhecimento aos serviços realizados pelas entidades que compõem o Espaço: CRCRS, Sescon-RS, Sincotec-SM e Associação dos Profissionais de Contabilidade de Santa Maria. O vice-presidente de Fiscalização, Paulo Comazzetto, representou o CRCRS, na cerimônia.

A partir da Esquerda, Emerson Brandão, vice-presidente regional do Sescon-RS;  Luiz Carlos de Oliveira,  presidente do Sincontec-SM; Paulo Comazzetto, vice-presidente do CRCRS; Marcos Veleda, presidente da ABC; e Simone Zanon, delegada regional do CRCRS em Santa Maria.

A partir da Esquerda, Emerson Brandão, vice-presidente regional do Sescon-RS; Luiz Carlos de Oliveira, presidente do Sincontec-SM; Paulo Comazzetto, vice-presidente do CRCRS; Marcos Veleda, presidente da ABC; e Simone Zanon, delegada regional do CRCRS em Santa Maria. | Foto: Ronald Mendes

Iniciativa inédita no Brasil, o Espaço Contábil foi inaugurado em 2015, reunindo no mesmo lugar as entidades representativas da profissão contábil no município, com a oferta de cursos, treinamentos e certificação digital a profissionais e empresas. Clique aqui e saiba mais.

Parceria entre CRCRS e Sescon-RS apresenta Painel: Tudo sobre o PERT do Simples

Realizado nesta terça-feira (26), “Painel: Tudo sobre o PERT do Simples”. O evento é o resultado de uma parceria entre o CRCRS e Sescon-RS, com apoio da Receita Federal, e possibilita a discussão e o esclarecimento de dúvidas ligadas ao tema. Representando o Sescon-RS, o Diretor de Educação, Marcelo Vidal. O vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ricardo Kerkhoff, representou a presidente do Conselho, Ana Tércia L. Rodrigues. Os painelistas foram, a analista-tributária da RFB, agente em Torres,  Aline Alves, o analista-tributário da RFB, divisão de Arrecadação e Cobrança – Superintendência Regional da RF 10ª Região, Jarbas Locatelli e os procuradores da Fazenda Nacional e chefes da Procuradoria da Dívida Ativa – 4ª Região, Filipe Loureiro Santos e Daniel Colombo Horn. O evento foi transmitido on-line.

Marcelo Vidal

Marcelo Vidar, Diretor de Educação do Sescon-RS;

VP Ricardo

Ricardo Kerkhoff, Vice-presidente de Gestão do CRCRS;

Aline e Jarbas

Aline Alves, analista-tributária da RFB, agente em Torres, e Jarbas Locatelli, analista-tributário da RFB, divisão de Arrecadação e Cobrança – Superintendência Regional da RF 10ª Região;

Daniel e Filipe

Procuradores da Fazenda Nacional e chefes da Procuradoria da Dívida Ativa – 4ª Região, Filipe Loureiro Santos e Daniel Colombo Horn;

palestrantes e mediadores

Ao final do evento, todos os palestrantes responderam às perguntas encaminhadas;

 

 

 

 

Delegacia de Santana do Livramento participa de Feira das Profissões

A delegacia regional do CRCRS em Santana do Livramento participou, no sábado, 23 de junho, da Feira das Profissões, promovida pela entidade paramaçônica Capítulo 433, que atua no município. O estande do Conselho foi bastante procurado pelos estudantes do Ensino Médio, que demonstraram grande curiosidade sobre a profissão contábil.

A partir da esquerda, o agente federal Marco Monteiro, o delegado regional do CRCRS em Santana do Livramento, Valdeir  Fernandes, e o delegado suplente, José Vicente da Rosa

A partir da esquerda, o contador Marco Monteiro, o delegado regional do CRCRS em Santana do Livramento, Valdeir Fernandes, e o delegado adjunto, José Vicente da Rosa

Os estudantes buscaram informações sobre a profissão contábil

Os estudantes buscaram informações sobre a profissão contábil

CRCRS entrega primeiro lote de donativos à Campanha do Agasalho da Prefeitura de Porto Alegre

Engajado na Campanha do Agasalho da Prefeitura de Porto Alegre, o CRCRS fez a entrega do primeiro lote, com 86 peças arrecadadas, entre roupas e calçados, na manhã desta segunda-feira, 25 de junho. A assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes, Roseli Gueno Arend, representou a prefeitura no ato de recebimento dos donativos entregues pela gerente da Divisão de Projetos Especiais do Conselho, Nádia Chamun, na sede da entidade.

A assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes, Roseli Gueno Arend, recebeu os donativos das mãos da gerente da Divisão de Projetos Especiais do CRCRS, Nádia Chamun

A assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes, Roseli Gueno Arend, recebeu os donativos das mãos da gerente da Divisão de Projetos Especiais do CRCRS, Nádia Chamun

CRCRS e Sescon-RS promovem Fórum Fiscal

Uma parceria entre o CRCRS e o Sescon-RS proporcionou a realização do fórum fiscal, em 20 de junho, no auditório do Sescon-RS. O evento também foi transmitido on-line.

O vice-presidente de Relações Institucionais, Celso Luft, representando a presidente Ana Tércia L. Rodrigues no evento, salientou a importância dada pelo Conselho à Educação Continuada, promovendo sistematicamente eventos de aperfeiçoamento profissional e de atualização. Luft frisou a profícua parceria entre CRCRS e Sescon-RS na realização de eventos sobre temas atuais, que proporciona esclarecimentos e orientações aos profissionais da contabilidade. O diretor de Educação do Sescon-RS, Marcelo Vidal, também reforçou a ideia de incentivar a busca constante pelo conhecimento.

celso luft

“A Reforma do PIS e da Cofins” foi o primeiro tema abordado no fórum. O procurador da Fazenda Nacional, Ricson Moreira, na oportunidade, esclareceu pontos sobre os principais problemas e mudanças, provável influência da jurisprudência do STJ, as perspectivas e ajustes possíveis, unificação do PIS e Cofins.

Ricson - Pis Cofins

 “Auditorias de estoques e o Bloco K” foi o próximo assunto proposto para debate pelo especialista em SPED, Edgar Madruga, que falou sobre as novidades do Bloco K, o controle de custo e de produção. Dentre as orientações que forneceu, alertou para que se tenha uma única unidade de medida por item em todos os processos internos.

Edgar Madruga

Edison Franchi, auditor-fiscal da Receita Estadual, falou sobre a fiscalização preventiva e repressiva, abrangendo a estrutura e política de fiscalização, programas de autorregularização, operações de combate à sonegação e principais indicadores. O auditor apresentou e comentou a base legal da autorrregularização – Lei Estadual nº 6.537/73. Ainda em relação à autorregularização, falou sobre o envio da seleção dos contribuintes, comunicação, atendimento centralizado via e-CAC.

Sobre a fiscalização repressiva, Edison apontou que a Receita Estadual busca os dados que precisa em informações do próprio fisco, intimações, apreensão com visita fiscal e acesso às informações bancárias.

Fórum fiscal

O fórum se encerrou com o painel sobre “Que melhor conhece sua empresa: você ou o fisco”, em que participaram Ricson Moreira, Edgar Madruga e Edison Franchi, com mediação de Marcelo Vidal, diretor de Educação do Sescon-RS. Os palestrantes responderam às perguntas encaminhadas pelo público presente e on-line.

fórum fiscal

 

 

Lançado o livro Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática

Foi lançado na abertura do Seminário sobre Financiamento de Campanha e Prestação de Contas Eleitorais, que ocorreu em 20 de junho, em Brasília, o livro “Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática”, em formato digital. A publicação foi elaborada pela Comissão Técnica do CFC – Prestação de Contas Eleitorais, da qual participa o coordenador da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis do CRCRS, Rodrigo Kich. Clique aqui e acesse o livro.

Livro livro Rodrigo

Lançado o livro Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática

O livro “Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática” foi lançado  durante a abertura do Seminário sobre Financiamento de Campanha e Prestação de Contas Eleitorais, na manhã desta quarta-feira, 20 de julho, na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília. A publicação foi elaborada pela Comissão Técnica do CFC – Prestação de Contas Eleitorais, da qual participa o coordenador da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis do CRCRS, Rodrigo Kich.

O contador Rodrigo Kich, coordenador da comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, à direita, integra a Comissão Técnica do CFC

O contador Rodrigo Kich, coordenador da comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, à direita, integra a Comissão Técnica do CFC – Prestação de Contas Eleitorais

Para acessar o livro, clique na imagem a seguir.

Capa livrp

Senadora fala à classe contábil

Em 15 de junho, os profissionais da contabilidade tiveram a oportunidade de interagir com a senadora Ana Amélia Lemos sobre os diversos problemas que atingem direta ou indiretamente a classe contábil. A presidente Ana Tércia L. Rodrigues iniciou o bate-papo, no Hotel Laghetto Viverone, salientando que o CRCRS é uma entidade apartidária, porém não omissa aos interesses da comunidade contábil e, portanto, aproxima-se da representatividade política que atende as demandas e defende as propostas encaminhadas pelo segmento.
Na oportunidade, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Elói Dalla Vecchia, entregou à senadora uma proposta de Emenda Constitucional de simplificação na arrecadação do benefício fiscal praticado hoje em dia.

A presidente Ana Tércia também procedeu à entrega de um livro à parlamentar. Trata-se da “Matriz Curricular para Cursos de Ciências Contábeis”, em que a presidente foi uma das colaboradoras na elaboração da publicação.
Participaram da reunião-almoço os vice-presidentes, conselheiros, delegados regionais e representantes das entidades da classe contábil e da classe política, além de um expressivo número de profissionais da contabilidade.

DSC_0339 DSC_0423 DSC_0432 DSC_0434 DSC_0440

Presidente e nova diretoria do Sescon-RS tomam posse

A presidente Ana Tércia L. Rodrigues prestigiou, na noite de 14 de junho, a posse da nova diretoria do Sescon-RS para o período de 2018-2022. À frente da entidade está o contador Célio Levandovski , que assumiu a presidência em substituição ao contador Diogo Chamun. A comemoração também é alusiva aos 31 anos de fundação do Sescon-rs, completados em 16 de junho.  Sescon-RS representa mais de 20 mil empresas gaúchas do setor de serviços.

Em sua manifestação, a presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, lembrou a parceria entre as entidades em muitas iniciativas. “Quis o destino que o Célio no SESCON-RS, eu no CRCRS e o Zulmir Breda no CFC estivéssemos na Presidência dessas entidades no mesmo período. Esse alinhamento de amigos certamente será condutor de grandes avanços para a classe contábil”, afirmou.

O presidente do Sescon-RS empossado, Célio Levandovski, deu as diretrizes de sua gestão. “Será uma gestão humana, forjada por empresários com formação em exatas. Pois acreditamos que é no equilíbrio entre coração e razão que se constrói o futuro”. Prosseguiu apontando algumas das próximas ações. “Entre elas estão o desenvolvimento das empresas por meio do Programa de Qualidade Contábil, a ampliação do leque de produtos e serviços em todo o Estado, a adequação das mensalidades de acordo com a efetiva utilização de nossos produtos, a criação de grupos de Estudos para a troca de experiências entre empresários de todo o estado e a negociação coletiva diferenciada para o Interior. Além disso, iremos dar seguimento a projetos exitosos como o Sescon-RS Universitário”, declarou.

Encerrando a cerimônia de posse, ainda fizeram uso da palavra o prefeito da capital, Nelson Marchezan Jr, e a primeira-dama e secretária de Estado, Maria Helena Sartori,

posse

posse sescon