Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional participa da Nibo Conference 2018

Nos dias 30 e 31 de outubro, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, prestigiou a Nibo Conference 2018, que aconteceu em São Paulo, para conhecer as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para auxiliar o profissional da contabilidade nas suas atividades.

A Tecnologia da Informação como ferramenta para potencializar a atuação do profissional e a Contabilidade Consultiva foram os principais temas abordados durante o evento.

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira.

Seminário: Contabilidade e Tributação das Sociedades Cooperativas

O CRCRS realizou, nesta segunda-feira, 29 de outubro, o Seminário: Contabilidade e Tributação das Sociedades Cooperativas, no Auditório do Sescoop/RS, em Porto Alegre. Na ocasião, o vice-presidente de Registro, Juliano Abadie, que representou a presidente do Conselho Ana Tércia L. Rodrigues, cumprimentou os parceiros do Sistema Ocergs-Secoop/RS e os integrantes da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo, que contribuíram com a organização do seminário. Ele também convidou os presentes a participarem do maior evento da classe contábil gaúcha – a XVII Convenção de Contabilidade do RS, que acontecerá de 14 a 16 de agosto de 2019, em Bento Gonçalves.

Vice-presidente de Registro do CRCRS, Juliano Abadie

A importância do setor cooperativo para a economia do País foi lembrada pelo contador Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que destacou, ainda, a necessidade de atualização permanente dos profissionais, para o contínuo desenvolvimento do setor cooperativo brasileiro.

Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius

A palestra Expressão do Cooperativismo, ministrada pelo coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo, José Máximo Daronco, contextualizou os números mais significativos do setor, em três enfoques: economia cooperativa global; panorama do cooperativismo brasileiro e expressão do cooperativismo gaúcho.

José Máximo Daronco, coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS

ITG 2004: Registro Contábil e Reflexos Tributários – A Importância da Manutenção de uma Contabilidade Adequada foi o tema do painel que encerrou os trabalhos da parte da manhã, com a participação da coordenadora do pós-graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Paola Londero, que falou sobre a Reserva de Assistência Técnica Educacional e Social (Rates) das sociedades cooperativas constituídas, as mudanças e o processo de realização em prol dos cooperados. Também integrou o painel o membro da Comissão de Estudos do CRCRS, Devair Antônio Mem, que tratou dos itens 14 a 17 da ITG 2004, propondo a discussão sobre o tratamento adequado da entrega das produções dos cooperados pela contabilidade nos registros e, posteriormente, no balanço. A mediação foi da integrante da Comissão de Estudos do CRCRS, Carla Gregory.

A partir da esquerda, Devair Mem e Carla Gregory, integrantes da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS; e Paola Londero, coordenadora do pós-graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo

À tarde, a plateia participou do talk show Tributação e Contabilização das Cooperativas, o Panorama das Contribuições PIS e Cofins e as Perspectivas de Alteração Legislativa, com Amanda de Carvalho, integrante da Comissão Contábil Tributária da Organização das Cooperativas do Brasil, e Dorly Dickel, especialista em cooperativas, com mediação do contador Ciro Weber, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS.

Amanda Oliveira de Carvalho, integrante da Comissão Contábil Tributária da Organização das Cooperativas do Brasil; Dorly Dickel, especialista em cooperativas; e Ciro Weber, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS

No fechamento do seminário, um tema complexo e muito atual: eSocial. A palestra foi ministrada pela contadora e professora universitária Gabriele Schmidt da Silva, com a coordenação da contadora Andreza Mainardi, que integra a Comissão de Estudos.

Gabriele Schmidt da Silva, contadora e, ao fundo, Andreza Mainardi, da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS

 

Vice-presidente de Relações Institucionais prestigia solenidade de posse de conselheiros do CREF2/RS

Em 29 de outubro, o presidente de Relações Institucionais, Celso Luft, representou o CRCRS em nome da presidente Ana Tércia L. Rodrigues na solenidade de posse de conselheiros do Conselho Regional de Educação da 2ª Região, no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Estiveram presentes representantes do governo estadual, municipal, da Federação Internacional de Educação Física e outras entidades.

Evento no Plenário Ana Terra.

Vice-presidente de Relações Institucionais, Celso Luft, representante da OAB, Kalin Rodrigues, a ex-presidente do CREF2/RS, Carmem Rosane Massom e o ex-prefeito de Porto Alegre,  José Fortunati.

Delegado regional do CRCRS de Guaíba ministra palestra na Uniasselvi

O delegado regional do CRCRS de Guaíba, Roque Brzezinski, ministrou palestra para estudantes da Uniasselvi, em 25 de outubro. Na ocasião, foram abordados temas como as perspectivas da profissão, o perfil do contador do futuro, o funcionamento do Conselho e o papel da delegacia regional.

Ao fundo, delegado regional do CRCRS, Roque Brzezinski, com os estudantes da Uniasselvi campus Guaíba

CRCRS participa de encontro sobre Planejamento Tributário na Visão Empresarial e Judicial

O coordenador da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis do CRCRS, Rodrigo Kich, representou a presidente Ana Tércia, na manhã desta sexta-feira, 26 de outubro, no evento “Planejamento Tributário na Visão Empresarial e Judicial”, realizado pelo Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Gestão Tributária, em Porto Alegre.

Contador Rodrigo Kich, coordenador da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis do CRCRS

Com o objetivo de promover uma troca de informações sobre a visão e o impacto tributário, no ponto de vista de empresários, contadores e do Poder Judiciário, o encontro contou, também, com a participação, entre os palestrantes, do titular do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal, e do advogado tributarista Marcos Tolentino.

Desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal, titular do Tribunal de Justiça do RS; Michael Silva Soares, diretor-executivo do Grupo Marpa; Valdomiro Soares, presdinete do Grupo Marpa; Eduardo Bitello e Marcos Tolentino, advogados tributaristas

Empossados novos delegados regionais do CRCRS

Os novos delegados regionais do CRCRS foram empossados, durante a sessão plenária do mês de outubro, realizada no dia 26. Os novos titulares são: Vanderlei José Loebens, de Campo bom; Ana Maria Borghetti, de Garibaldi; e Cláudia Valquíria Barboza Bruck, de São Leopoldo.

Ana Maria Borghetti, delegada regional de Garibaldi; Cláudia Valquíria Barboza Bruck, delegada regional de São Leopoldo; Elaine Strehl, vice-presidente de Relações com os Profissionais; Vanderlei José Loebens, delegado regional de Campo Bom; e Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS

Comissão da Mulher organiza evento alusivo ao Outubro Rosa, em Lajeado

Na noite do dia 23 de outubro, dezenas de pessoas prestigiaram o evento alusivo ao Outubro Rosa, realizado na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), em Lajeado. O evento foi organizado pelo CRCRS, por meio da Comissão de Estudos CRCRS Mulher, em parceria com Sincovat e AESCON. Representou o Conselho, a vice-presidente de Relações com os Profissionais, Elaine Görgen Strehl.

Os presentes assistiram à palestra “Viver bem: qualidade de vida em primeiro lugar”, ministrada pela médica geriatra da Unimed, Mariana Tochetto Pritsch, que refletiu sobre qualidade de vida e prevenção a doenças.

Conselho prestigia evento sobre eSocial

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, participou, na tarde do dia 24 de outubro, da abertura do Encontro com Contadores – Desmistificando o eSocial, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre.

Em sua fala, ele ressaltou o trabalho do Conselho junto às entidades empresariais e defendeu as manifestações das empresas em relação ao eSocial.

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Márcio Schuch Silveira representou o CRCRS.

O evento foi uma realização da FIERGS, em parceria com a Confederação Nacional das Industrias, o Programa de Desenvolvimento Associativo e o Sindifar, com o apoio do CRCRS.

Inscrições para o Prêmio Mérito Docência Universitária vão até 5 de novembro

As inscrições para o Prêmio Mérito Docência Universitária já estão abertas e vão até 5 de novembro. Iniciativa do CRCRS, o prêmio é destinado a homenagear contadores que prestaram serviços a classe contábil, atuando como docentes nos cursos de Ciências Contábeis nas faculdades do Rio Grande do Sul.

A premiação será feita durante o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis do RS, que se realizará em 12 de novembro, no auditório do SESCON/RS, em Porto Alegre.