CRCRS participa de reunião sobre destinação de Imposto de Renda para o Funcriança

Na tarde de 25 de fevereiro, o vice-presidente de Relações Institucionais, Celso Luft, representou o CRCRS em reunião no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Luis Augusto Lara. O encontro teve como pauta os primeiros passos a serem dados para a divulgação do projeto de destinação de até 6% do Imposto de Renda devido para os fundos da criança e do adolescente, possibilitando ajudar milhares de jovens. Também esteve presente, na oportunidade, o contador José Carlos Garcia de Mello, integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS.

Cursos de nível superior em EAD são pauta de reunião extraordinária do Fórum dos Conselhos Regionais e Profissões Regulamentadas do RS

O vice-presidente de Registro, Juliano Abadie, representou o CRCRS, na manhã desta terça-feira, 26 de fevereiro, em reunião extraordinária do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS, na sede da OAB, em Porto Alegre. As entidades discutiram o alinhamento da posição do Fórum em relação à Educação a Distância (EAD), nos cursos de nível superior.

Presidente da OAB, Ricardo Breier, à esquerda, e vice-presidente de Registro do CRCRS, Juliano Abadie, à direita

Vice-presidente do CRCRS participa de programas de TV com orientações sobre Declaração do Imposto de Renda 2019

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Celso Luft, participou, na manhã desta terça-feira, 26 de fevereiro, do Programa Bom Dia Rio Grande e, na noite de ontem, do RBS Notícias, ambos da RBS TV. Em pauta, orientações sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019.

Bom Dia Rio Grande, 26/02/2019

RBS Notícias, de 25/02/2019

 

 

Confira a lista de auditores indicados para o Programa de Revisão Externa de Qualidade 2019

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) disponibilizou a listagem dos auditores que deverão se submeter ao Programa de Revisão Externa de Qualidade neste ano.

O CRE, instituído pelo CFC e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), tem por objetivo avaliar os procedimentos adotados pelos contadores que atuam como auditores independentes e firmas de auditoria com cadastro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), visando assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A listagem está disponível em:

*Listas alteradas em 12/02/2019.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3314-9689 e 3314-9494.

Fonte: Comunicação CFC – Por Fabrício Santos

 

Exame de Qualificação Técnica terá duas edições em 2019

As inscrições da 19ª edição começam hoje e da 20ª edição, em julho

Brasília – A partir deste ano, o contador que desejar atuar como auditor independente terá duas oportunidades para fazer as provas de Qualificação Técnica (QTG) e a específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Na 19ª edição do Exame de Qualificação Técnica, cujas inscrições iniciam hoje (19), o profissional poderá fazer apenas as provas QTG e específica para atuação na CVM. A prova para QTG acontece no dia 22 de maio e a Comissão de Valores, no dia 23 de maio.

De acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lucélia Lecheta, “um dos motivos para a realização de dois exames ao ano foi o maior interesse dos profissionais no exercício da atividade de auditor independente”.

A 20ª edição do QTG acontecerá no segundo semestre. Serão aplicadas as provas de Qualificação Técnica Geral (QTG), no dia 23 de setembro; específica para atuação nas instituições reguladas pela CVM, no dia 24/9; BCB, no dia 25/9; e Susep, no dia 26/9. As inscrições estão previstas para começarem em julho.

3ª edição da prova para Perito Contábil

A terceira edição do Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil será realizada no dia 27 de setembro. O conteúdo programático da segunda edição do exame cobrou dos candidatos as matérias: Legislação Profissional; Ética Profissional; Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, inerentes à Legislação Processual Civil aplicada à Língua Portuguesa e Redação; Direito Constitucional, Civil e Processual Pericial afetos à legislação profissional, à prova pericial e ao perito.

A inscrição para o terceiro exame está prevista para começar no mês de julho.

Sobre o EQT 

O Exame de Qualidade Técnica tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e as competências técnico-profissionais dos contadores que pretendem atuar como auditores independentes nas organizações reguladas pela CVM, BCB e Susep, para obtenção de registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e registro no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC).

O Exame se destina aos contadores regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, que exercem ou pretendem exercer a atividade de auditor independente ou perito contábil, como empregado ou sócio de empresa de auditoria ou como autônomo.

Tome Nota!
19ª Exame de Qualificação Técnica Auditoria – provas QTG e CVM

Inscrições: das 9h, do dia 19/2, às 14h, do dia 20 de março.
Data das provas:
22 de maio de 2019, das 14h às 18h – QTG
23 de maio de 2019, das 14h às 18h – CVM
Para ler o edital completo clique aqui

Agende-se!
20ª Exame de Qualificação Técnica – provas QTG, CVM, BCB e Susep
Previsão para inscrições: julho 2019
Prova QTG – 23 de setembro
Prova específica CVM – 24 de setembro
Prova específica BCB – 25 de setembro
Prova específica Susep – 26 de setembro
3ª edição Prova Perito Contábil – 27 de setembro
Previsão da publicação em edital: julho 2019

Fonte: Comunicação CFC – Por Fabrício Santos

 

CRCRS parabeniza formandos do mês de fevereiro

Os representantes do CRCRS prestigiam as solenidades de formatura de Ciências Contábeis, em todo o Estado. Nas cerimônias, como forma de reconhecer a importância da caminhada acadêmica para a formação dos futuros profissionais, o Conselho entrega o Diploma de Mérito de Aluno-Destaque aos estudantes que alcançaram as maiores médias, durante o curso.

Neste mês de fevereiro, destacaram-se, entre os formandos, os seguintes alunos: Josiane Guaresi, da UCS, Campus Caxias do Sul; Laís Sabrina Nicolodi, UCS, Campus Bento Gonçalves; Daiana Teles, FSG Centro Universitário, Campus Caxias do Sul; Daniela Roviane Kürschner, FEMA, de Santa Rosa; Andressa Kamaniski, Faculdade IDEAU, Campus Getúlio Vargas; Ana Paula Pelizzer, UCS, Campus Caxias do Sul; Greice dos Santos Flores e Paola Scalon Marchonatto, Faculdade Monteiro Lobato, de Porto Alegre; Felipe Pertile de Camargo, UCS, Campus Vacaria; Mateus Mariano Wilk, Faculdade Anglicana de Erechim; Anderson Pettenon Bandeira, Unijuí, de Ijuí; Wiliam da Rosa Lopes, FURG, de Rio Grande; Simone Andréia da Rosa Rockenbach, Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul; Raquel Teixeira do Nascimento, FAT, de Tapejara; Alan Jonatã Bocaccio Vicente, Faculdade CNEC, Campus Santo Ângelo; Larisse Gomes Bueno, Universidade Franciscana de Santa Maria; Elisa da Silva Vargas, Faculdade Estácio, de Porto Alegre; Luana Medianeira Grafenberg Sousa, Faculdade Metodista, de Santa Maria; e Bruna Lisandra Jung, UCS, Campus Vale do Caí.

Vice-presidente Técnico, Nádia Grasselli, e a aluna-destaque Josiane Guaresi, da UCS, Campus Caxias do Sul | Foto: Rogério Mesquita/Foto Itália

Andressa Kamaniski, da Faculdade Ideau, Campus Getúlio Vargas, e o delegado regional suplente do CRCRS no município, Cleber Airton Karpinski |

A Aluna-destaque da Faculdade Monteiro Lobato, Greice dos Santos Flores, com o pai, Adão Flores, recebeu o Diploma de Mérito das mãos da presidente Ana Tércia, durante a plenária de fevereiro do CRCRS | Foto: Divulgação CRCRS

Presidente Ana Tércia e Paola Scalon Marchonatto, da Faculdade Monteiro Lobato, de Porto Alegre | Foto: Difoccus

Felipe Pertile de Camargo, da UCS, Campus Vacaria, e a delegada regional do CRCRS no município, Dircinha Susin Bocchese |

Elisa Vargas, da Estácio, de Porto Alegre, e o vice-presidente de Registro, Juliano Bragatto Abadie | Foto: Ópera Produtora

Delegado Regional de Nova Prata, Tiarles Crestani, e Dalice Fiorio, da UCS, Campus Nova Prata | Foto: Center Photo

CRCRS participa de encontro sobre cursos EAD na área da saúde

A conselheira Regina Souza Pedra esteve presente em reunião da Câmara de Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira, 14 de fevereiro, no Conselho Regional de Administração do RS. O encontro, que contou também com as presenças de representantes de diversos Conselhos Regionais do Estado, discutiu ações contra cursos das áreas de saúde que sejam totalmente EAD. 

CRCRS participa do IV Fórum Social Mundial da População Idosa

O conselheiro José Almir Rodrigues de Mattos representou o CRCRS, em reunião, na tarde da quarta-feira, 13 de fevereiro, no Espaço de Convergência Adão Pretto, da Assembleia Legislativa do Estado, onde ele falou sobre a importância da destinação do Imposto de Renda aos fundos do idoso. O encontro integra o IV Fórum Social Mundial da População Idosa e teve como pauta apresentar e discutir os resultados alcançados pelo Fórum, além de planejar ações futuras.

O IV Fórum Social Mundial da População Idosa aconteceu simultaneamente ao III Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e ao I Fórum Social Mundial das Diversidades.