CRCRS representado na comissão organizadora do Fórum Social Mundial 2020

Na tarde de 28 de março, na Assembleia Legislativa, o conselheiro Jose Almir Rodrigues de Mattos, representou o CRCRS na reunião da Comissão Organizadora – Fórum Social Mundial 2020, que se realizará de 27 a 31 de janeiro, com o foco nos temas relacionados aos Idosos, Pessoas com Deficiência e Diversidades.

Na pauta da reunião, a elaboração da Revista do Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades – FSM 2019 e de estratégias para obtenção de colaboradores e parceiros, e estabelecimento de Grupos de Trabalho.Fórum

CRCRS participa do Encontro Federasul: Empreendedorismo Feminino e o Desenvolvimento do Estado do RS

Na tarde desta quinta-feira, 28, a coordenadora da Comissão de Estudos CRCRS Mulher, Carmen Tigre, participou do Encontro Federasul: Empreendedorismo Feminino e o Desenvolvimento do Estado do RS. Na oportunidade, além do lançamento do livro Mulheres Intrépidas e suas Façanhas, foi divulgada a Aceleradora de Mulheres Empreendedoras, um projeto para incentivar o empreendedorismo feminino. Mais informações em www.federasul.com.br.

CRCRS participa de reunião com a Receita Federal

O vice-presidente Márcio Schuch Silveira e o coordenador da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis, Rodrigo Kich, participaram, na tarde desta quinta-feira, 28, de reunião com o superintendente adjunto da Receita Federal do Brasil, Ademir de Oliveira, sobre aspectos polêmicos específicos do IRPF. Também presentes, o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski, diretores do Sescon-RS e auditores- fiscais da RFB.

Abracicon promove a abertura do primeiro NAF na África

A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) inaugurou, no dia 28 de fevereiro, na Guiné-Bissau, o primeiro Núcleo de Assessoramento Contábil e Fiscal (NAF) da África, na Escola Politécnica Nova Esperança, (Ipnove ou IP-9), em solenidade que contou com a presença de estudantes, professores e da administração da escola.

O projeto é parte do programa AbraciNAF, desenvolvido pela Abracicon como apoiadora de núcleos semelhantes no Brasil e no mundo. Na África, o projeto é denominado NAFrica.

Segundo Clóvis Belbute, acadêmico da Abracicon, a África é o local ideal para uma maior expansão dos núcleos, que já somam mais de 500 em toda a America Latina. “Já havíamos apresentado as primeiras tratativas do projeto NAFrica durante o XI Encontro Nacional de Professores de Ciências Contábeis, realizado em setembro de 2018, em São Paulo, e agora ele se torna realidade aqui em Bissau”, afirmou Belbute.

Malam Sisse, professor e presidente da Ipnove, ressaltou o compromisso da instituição com a inovação e com a sociedade de seu país, registrando que os alunos terão todo o apoio e que a semente do NAF da Guiné-Bissau se espalhará pela África.

A presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, saudou os estudantes da faculdade e de toda Guiné-Bissau em um vídeo apresentado durante a abertura do primeiro núcleo. Bugarim reforçou o papel fundamental da Abracicon no apoio a iniciativas como o NAF, de desenvolvimento do conhecimento e da classe contábil.

Sobre o NAF

No Brasil, o NAF tem se desenvolvido como parceria entre a Receita e as Instituições de Ensino Superior (IES), cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, proporcionando aos estudantes formação sobre a função social dos tributos, direitos e deveres associados à tributação.

Fonte: CFC – Andréa Rosa
Com informações da Abracicon

21º congresso Brasileiro de Contabilidade é lançado em Camboriú/SC

Com o lema “Ser contábil: humano, digital e ético”, foi lançado, na noite de 27 de março, em Balneário Camboriú, o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá de 15 a 18 de novembro de 2020, em Santa Catarina. A presidente Ana Tércia participou do lançamento, juntamente com líderes da classe contábil, representantes do Sistema CFC/CRCs, autoridades e os patrocinadores do evento, que pretende reunir 6 mil participantes.

 

CRCRS e PGE-RS promovem evento orientativo sobre destinação do Imposto de Renda devido

O CRCRS, por meio da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, e a Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) promoveram, na tarde desta quarta-feira, 27, evento orientativo sobre destinação do Imposto de Renda devido. Os integrantes da comissão, Silvia Grewe e José Carlos de Mello, apontaram o potencial e a importância do repasse de recursos do IR às entidades, a base legal, procedimentos para destinação, entre outros aspectos que envolvem o tema.

Vice-presidente de Gestão do CRCRS, Celso Luft; inegrantes da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, José Carlos Garcia de Mello, Silvia Grewe e conselheiro Gerson dos Santos; Procuradora Assessora da PGE-RS, Lívia Sulzbach; e o conselheiro do CFC e voluntário do Lar da Amizade, Pedro Gabril Kenne da Silva

Na oportunidade, foram apresentados dois cases: Lar da Amizade – Abrigo para Cegos e Idosos Carentes, apresentado pelo conselheiro do CFC e voluntário da instituição, Pedro Gabril Kenne da Silva, e Kinder – Centro de Integração da Criança Especial, por Melissa Maestri.

A partir da esquerda: vice-presidente de Gestão do CRCRS, Celso Luft; Gerson dos Santos, conselheiro do CRCRS;  Melissa Maestri, gestora de Desenvolvimento Institucional da Kinder; e Pedro Gabril Kenne da Silva, conselheiro do CFC e voluntário do Lar da Amizade

Parabéns aos formandos do mês de março!

Como forma de acolher os novos profissionais da contabilidade que chegam ao mercado de trabalho, o CRCRS participa das solenidades de formatura em Ciências Contábeis, em todo o Estado, por meio de seus representantes. Para valorizar a caminhada acadêmica, o Conselho confere Diploma de Mérito aos alunos que se destacam, alcançando as maiores médias ao longo do curso. Neste mês de março, foram agraciados com a distinção os seguintes alunos e alunas-destaque: CARLINE DOS SANTOS DA SILVA, da UPF, Campus Carazinho; JULIA DE AVILA MACHADO, da Uniritter, Campus Fapa, de Porto Alegre; PATRÍCIA MATTIELLO, da UCS, Campus Região dos Vinhedos, de Bento Gonçalves; ROSANE MIGNONI TUBIN, da Faculdade Ideau, de Caxias do Sul; JORGE DANIEL PINTO MENDES, da Urcamp, Campus Santana do Livramento; JOANA MARCIA SCHUMACHER, da Unisc, Campus Sobradinho; PATRICIA REICHERT DOS SANTOS, do IPA Metodista, de Porto Alegre; ANDRESSA INÊS RITTER, da UCS, Campus Canela; RAFAELA PEREIRA QUADROS, do UNICNEC – Centro Univesritário Cenecista de Osório; PABLO BISPAR MADEIRA, da Urcamp, Campus Bagé; LETICIA BERSCH BRUXEL, da UFRGS, de Porto Alegre; DEISE MACHADO MARTINS, da FADERGS, de Porto Alegre; MÁRCIA DAIANE LINHATI ALVES SATLER, da Unicruz, de Cruz Alta; RAFAEL SERAFIN DUARTE DE MORAES, da Unifin, de Porto Alegre; KARLA CHEPP DA ROSA, da Unilasalle, Campus Canoas; CARINE DA ROSA CRIXEL, da Urcamp, Campus Alegrete; DANIELA VIDAL DUARTE, da Cesuca, de Cachoeirinha; CLÉBIO PEREIRA DE ARAÚJO, da Unisc, Campus Montenegro; e FLÁVIA COMIN, da Unopar, Campus Veranópolis e Guaporé.

Conselheiro Marcos Fracalossi e Patricia Mattiello, da UCS, Campus Região dos Vinhedos, de Bento Gonçalves | Foto: Acom/UCS-Carvi

Valter Marcos Monteiro Fortes, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade IDEAU, Campus Caxias do Sul; Caila Lanfredi, diretora da Faculdade; a aluna-destaque, Rosane Mignone Tubin; e a delegada regional do CRCRS em Caxias do Sul, Beatriz Caregnato | Foto: aquivo pessoal

Delegada Regional do CRCRS em Sobradinho, Thaise Weber Colombelli, e a aluna-destaque da Unisc, Campus Sobradinho, Joana Marcia Schumacher

A presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, e a aluna-destaque do IPA Metodista, de Porto Alegre, Patrícia Reichert dos Santos

Aluno-destaque Pablo Bispar Madeira, da Urcamp, Campus Bagé, e o delegado regional de Bagé, Ézio Minotto

Aluna-destaque da UFRGS, em Porto Alegre, com a presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, e o diretor-presidente do Ibracon – 6ª Regional, Paulo Ricardo Alaniz

Presidente do CRCRS prestigia assinatura do Pacto Alegre, Aliança para Inovação – UFRGS, PUCRS e Unisinos

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, dia do seu aniversário de 247 anos, a Capital do RS foi presenteada com a assinatura do Pacto Alegre, Aliança para Inovação – UFRGS, PUCRS e Unisinos, em parceria com a Prefeitura e dezenas de empresas e entidades. A presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues prestigiou a solenidade, realizada no Palácio do Comércio, com as presenças do prefeito Nelson Marchezan Jr., dos reitores da UFRGS, Rui Vicente Oppermann; da PUCRS, Ir. Evilázio Borges Teixeira; e da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, além de secretários de Estado, autoridades internacionais, nacionais, estaduais e municipais, representantes de entidades, empresários e personalidades de diferentes áreas.

Nelson Marchezan Jr., prefeito de Porto Alegre; Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS; e Rui Vicente Oppermann, reitor da UFRGS

Prefeito Nelson Marchezan Jr. e os reitores da UFRGS, Rui Vicente Oppermann; da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; e da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, assinam o Pacto Alegre

Autoridades, representantes de entidades, empresários e personalidades participaram da solenidade

Parceria entre CRCRS e Receita Federal do Brasil realiza palestra sobre cálculos do eSocial, EFD-REINF e DCTF Web

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Márcio Schcuch Silveira, e o superintendente da Receita Federal do Brasil Luiz Fernando Lorenzi, procederam à abertura do evento sobre Cálculos das Contribuições Sociais: eSocial, EFD-REINF e DCTF Web, que ocorre, na tarde desta segunda-feira, 25, no auditório do Ministério da Economia. A palestra foi ministrada pelo auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Cláudio Maia, integrante das equipes de Desenvolvimento do eSocial, EFD-REINF e DCTF Web, e ficará, em breve, disponível na TV CRCRS.

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira

Superintendente da Receita Federal do Brasil, Fernando Lorenzi

Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e integrante das equipes de Desenvolvimento do eSocial, EFD-REINF e DCTF Web, Cláudio Maia