CRCRS participa de homenagem do Sincontec aos profissionais da contabilidade

Um café da manhã em homenagem aos profissionais da contabilidade, foi o que o Sincontecsinos preparou, na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, para comemorar a passagem do Dia do Profissional da Contabilidade, que contou com as presenças, além do presidente do Sincontecsinos, Paulo Roque Luiz, da presidente Ana Tércia e do vice-presidente de Fiscalização, Paulo Comazzetto, da conselheira Ane Dapper, da delegada regional Cláudia Bruck, presidentes e representantes de entidades da classe contábil e autoridades municipais. Durante o evento, o auditor-fiscal da Receita Estadual, Alcides Yano, fez uma exposição sobre “Agenda 2030 da Receita Estadual: Uma Receita de futuro”.

A presidente Ana Tércia cumprimentou os profissionais pela passagem da data

O vice-presidente de Fiscalização, Paulo Comazzetto, também prestigiou o evento

Palestrante Alcides Seiji Yano, auditor-fiscal da Receita Estadual

Profissionais da contabilidade homenageados pelo Sindicato

Fernando Spiller; presidente da Federacon; Sandoval dos Santos, diretor Financeiro da Federacon; Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS;, Paulo Comazzetto, vice-presidente do CRCRS; e Paulo Roque Luiz, presidente do Sincontecsinos.

Abertas as inscrições de trabalhos para apresentação na XVII Convenção de Contabilidade do RS

Os interessados em participar da XVII Convenção de Contabilidade do RS com apresentação de trabalhos científicos têm até 31 de maio para enviá-los, exclusivamente, para www.crcrs.org.br/convencao.

Os trabalhos científicos caracterizam-se por serem decorrentes de pesquisa científica na área de Contabilidade, devendo ser estruturados com base em metodologia própria e conferível à área das ciências sociais aplicadas, com abordagem qualitativa e/ou quantitativa.

Por suas características, serão avaliados pelo Comitê Científico, composto, inclusive, por doutores na área contábil.

Consulte o regulamento

XVII Convenção de Contabilidade do RS

14 a 16 de agosto de 2019

Fundaparque – Bento Gonçalves

CRCRS solicita aumento da faixa de faturamento das empresas dispensadas das regras do ICMS-ST

Aumento da faixa de faturamento das empresas dispensadas das novas regras do ICMS-ST e melhor avaliação do impacto dessas alterações sobre as atividades produtivas foram as solicitações dirigidas pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, ao secretário adjunto da Fazenda do RS, Ricardo Neves Pereira, na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, durante audiência pública (AP) para debate do ICMS-ST, na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (CEDST), na Assembleia Legislativa do Estado. Diante da complexidade do tema, o secretário considerou a ideia de aumento da faixa como a mais razoável entre as apresentadas, sendo que talvez seja possível também avaliar uma prorrogação do prazo para publicação do Decreto 54.308/2018, que propõe alterações do RICMS – solicitação encaminhada pelo presidente da AL-RS, deputado Tiago Simon. A AP, que foi conduzida pelo deputado Fábio Ostermann, contou também com as presenças de representantes de entidades dos setores econômicos impactados pela ST, empresários, profissionais do Direito tributário e deputados que integram a CEDST.

Publicado edital do 1º Exame de Suficiência de 2019

A partir das 14 horas do dia 22 de abril (segunda-feira), estarão abertas as inscrições para a primeira edição do Exame de Suficiência de 2019. O prazo para os interessados realizarem a inscrição para a prova, na categoria Bacharel em Ciências Contábeis, vai até às 16 horas do dia 22 de maio. Essas informações estão no extrato do edital publicado, nesta quinta-feira (18), pelo Conselho Federal de Contabilidade, no Diário Oficial da União.

As inscrições poderão ser efetuadas no site da Consulplan – www.consulplan.net –, empresa que venceu o processo de licitação, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, para a execução das duas edições do Exame de Suficiência em 2019. Também será possível se inscrever por meio do site do CFC – clique AQUI.

O interessado que entender que tem direito à isenção da taxa poderá solicitá-la, no ato da inscrição, por meio do sistema, apenas no prazo compreendido entre as 14 horas do dia 22 de abril até o mesmo horário do dia 24 de abril, considerando-se o horário oficial de Brasília.

A taxa de inscrição será de R$ 110,00, a ser recolhida em guia própria, em favor do Conselho Federal de Contabilidade.

Prova

A prova objetiva para Bacharéis em Ciências Contábeis será aplicada, pela Consulplan, aos candidatos com inscrições devidamente homologadas, no dia 7 de julho, das 9h30 às 13h30 – horário oficial de Brasília (DF).

Para conferir o Edital completo clique AQUI.

O Exame de Suficiência vem sendo realizado, pelo CFC, desde 2011, em função do disposto no Decreto-Lei n.º 9.295/1946 – com alteração da Lei n.º 12.249/2010 –, que estabelece que a aprovação no Exame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O CFC regulamentou a aplicação do Exame por meio da Resolução n.º 1.486/15.

A aplicação da prova da segunda edição do Exame de Suficiência de 2019 está prevista para o dia 27 de outubro.

Fonte: Comunicação CFC

Presidente do CRCRS participa do Tá na Mesa, da Federasul

O Tá na Mesa apresentou, nesta quarta-feira, 17 de abril, o painel Mulheres Empreendedoras, mediado pela presidente da Federasul, Simone Leite, com a participação de Aline Deparis, presidente da Assespro-RS; Giovana Stefani, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE); e Karim Misukulin, presidente do Instituto VOTO de Estudos Políticos. A presidente Ana Tércia prestigiou o evento, em companhia da secretária de Desenvolvimento Social e de Esportes de Porto Alegre, Nádia Gerhard, entre outras mulheres de destaque no cenário empresarial e político do Estado.

Giovana Stefani, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE); Simone Leite, presidente da Federasul; Aline Deparis, presidente da Assespro-RS; e Karim Misukulin, presidente do Instituto VOTO de Estudos Políticos

Mulheres dirigentes de áreas distintas relataram suas experiências durante a reunião-almoço Tá na Mesa

Nádia Gerhard, secretária de Desenvolvimento Social e de Esportes de Porto Alegre; as debatedoras Giovana Stefani, Simone Leite, Aline Deparis e Karim Misukulin; e Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS

Simone Leite e Ana Tércia L. Rodrigues

O evento desta edição do Tá na Mesa integrou o projeto de curadoria de conteúdo aceleradora de Mulheres Empreendedoras, desenvolvido pela Federasul para ser um espaço de fortalecimento da rede feminina no Estado.

CRCRS participa do 4º conexão Sped

A presidente Ana Tércia L. Rodrigues e o vice-presidente de Relações Institucionais, Celso Luft, e de Registro, Juliano Abadie, participam, nesta quarta-feira, 17 de abril, do 4º Conexão Sped, realizado pela Decision IT, com o apoio do CRCRS, no Teatro do CIEE, em Porto Alegre. O evento conta com a participação de 11 especialistas, trazendo novidades sobre robotização, eSocial, EFD-Reinf e ERP, entre outros temas. Além de profissionais e empresários da contabilidade, também estão presentes no evento a delegada regional do Conselho em Torres, Tatiani Margutti Brocca e os conselheiros Adauto Fröhlich e Vinícius Schneider.

Celso Luft, vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS; Ana Tércia L. Rodrigues, presidente; e Rogério Negruni, presidente da Decision IT

Mauro Negruni, diretor da Decision IT; e os auditores-fiscais da Receita Federal Ederlei Norberto Majolo e Altemir Linhares de Melo, no painel Panorama do Sped e eSocial para 2019-2020

Painel O ERP e a Solução Fiscal, com o palestrante Jorge Campos e o gerente de projetos da Decision IT, Eduardo Batisttella. A mediação é de Mauro Negruni

Os auditores fiscais da Receita Federal Gustavo Jubé Xavier Nunes e Ederlei Norberto Majolo apresentaram o painel NFS-e, Retenções e EFD-Reinf – Novidades!, com mediação de Mauro Negruni

O painel Robotização na área contábil e fiscal, apresentado por Mauro Negruni, contou com a participação da supervisora contábil e fiscal das Lojas Koerich, Manu Hauptli; Eduardo Battistella; e a gerente contábil e tributário das Lojas Lebes, Dulce Gobbe

Vice-presidente Celso Luft; diretor da Decision IT, Mauro Negruni; presidente Ana Tércia; conselheiros Vinícius Schneider e Adauto Fröhlich; e a empresária contábil Tanha Lauermann Schneider

Vice-presidente Celso Luft, presidente Ana Tércia e a delegada regional do CRCRS em Torres, Tatiani Pedrotti

Clique aqui e confira a programação do evento, na integra.