Seminário debate Contabilidade no Setor Cooperativo

DSC01783

Na quinta-feira, 29 de outubro, Nova Petrópolis foi sede da terceira edição do Seminário de Contabilidade do Setor Cooperativo, promovido pelo CRCRS, por meio da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo. O evento ocorreu no plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis e contou com a presença de mais de 80 profissionais e estudantes da área contábil, além de representantes de cooperativas da região.

Na abertura do evento, o coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS, José Máximo Daronco lembrou a relevância das cooperativas para a economia. "O setor cooperativo mantém sua estabilidade, apesar da crise econômica", frisou.

Na abertura do evento, o coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS, José Máximo Daronco lembrou a relevância das cooperativas para a economia. “O setor cooperativo mantém sua estabilidade, apesar da crise econômica”, frisou.

Já o vice-presidente da Sicredi Pioneira RS, Mário Konzen destacou a importância da realização de eventos que tenham as cooperativas como foco.

Já o vice-presidente da Sicredi Pioneira RS, Mário Konzen destacou a importância da realização de eventos que tenham as cooperativas como foco.

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, ao fazer uso da palavra, recordou o trabalho contínuo realizado pela entidade para valorizar os profissionais que atuam junto às cooperativas. "As cooperativas são essenciais para o desenvolvimento do país e, nessa esfera, o profissional contábil possui capacitação para gerar informações confiáveis para o incentivar o crescimento dessas entidades", comentou.

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, ao fazer uso da palavra, recordou o trabalho contínuo realizado pela entidade para valorizar os profissionais que atuam junto às cooperativas. “As cooperativas são essenciais para o desenvolvimento do país e, nessa esfera, o profissional contábil possui capacitação para gerar informações confiáveis para o incentivar o crescimento dessas entidades”, comentou.

A primeira palestra do evento foi realizada pelo contador e coordenador da Seção de Apoio Técnico do CRCRS, José Clarel Calleari. Na ocasião, ele abordou o tema "Ética e Responsabilidade Profissional.

A primeira palestra do evento foi realizada pelo contador e coordenador da Seção de Apoio Técnico do CRCRS, José Clarel Calleari. Na ocasião, ele abordou o tema “Ética e Responsabilidade Profissional.

DSC01808

Em seguida, Dorly Dickel, contador, auditor independente e membro da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS, abordou “Distribuição de Resultados, Tributação”.

À tarde, foi realizado o painel "Segregação dos Atos Cooperativos - Casos Práticos", no qual foram apresentados cases de diversas áreas do segmento cooperativo, pela contadora Elizabeth Chiminazzo (agronegócio), pelo contador Aristeu dos Santos (saúde), pelo advogado Rafael Toffanello (crédito) e pelo contador Antonio Carlos Nasi (Infraestrutura). Eles esclareceram aos presentes as peculiaridades de cada um dos ramos, no que se refere à segregação dos atos cooperativos.

À tarde, foi realizado o painel “Segregação dos Atos Cooperativos – Casos Práticos”, no qual foram apresentados cases de diversas áreas do segmento cooperativo, pela contadora Elizabeth Chiminazzo (agronegócio), pelo contador Aristeu dos Santos (saúde), pelo advogado Rafael Toffanello (crédito) e pelo contador Antonio Carlos Nasi (Infraestrutura). Eles esclareceram aos presentes as peculiaridades de cada um dos ramos, no que se refere à segregação dos atos cooperativos.