Programa de doutorado da Unisinos tem primeira tese em Ciências Contábeis defendida no RS

A partir da esquerda, os professores Robson Zuccolotto, da Ufes; Ernani Ott, da Unisinos; Ana Tércia Lopes Rodrigues, do CRCRS; Tiago Wickstrom Alves, da Unisinos; Antônio Carlos Brunozi Jr., o doutorando; Clóvis Kronbauer e Cristiano Machado Costa, da Unisinos. Ao fundo, no telão, o professor Antônio Lopo Martinez, da Fucape, falando diretamente da Universidade de Coimbra, em Portugal

A vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, representou o Conselho, em 28 de novembro, na sessão de defesa da tese de doutorado contador Antônio Carlos Brunozi Jr., professor da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba, Minas Gerais. Esta foi a primeira defesa de tese em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul, no programa de Mestrado e Doutorado da Unisinos, em São Leopoldo. Na oportunidade, Brunozi abordou o tema “O Efeito das Book-Tax-Differences Anormais na Qualidade dos Resultados Contábeis em Empresas de Capital Aberto Listadas no Brasil”, tendo como orientador o professor Dr. Clóvis Kronbauer, que integra a Comissão de Estudos de Acompanhamento do Ensino Superior do CRCRS.

O Contador Antônio Carlos Brunozi Jr. defendeu a primeira tese em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul, na Unisinos

Emsua fala, Ana Tércia destacou que, com esse evento, a Unisinos marca o início de um novo tempo no universo acadêmico das Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul, colhendo os frutos de um grande investimento para a implantação do curso. “A Universidade de parabéns por contribuir com a qualificação da Contabilidade tanto no campo acadêmico quanto no mercado de trabalho”, disse Ana Tércia. A seguir, ressaltou que a pesquisa desenvolvida tem grande qualidade técnica. “Os elogios dirigidos pela banca examinadora ao resultado alcançado pelo esforço do doutorando indicam tratar-se de um trabalho de profundidade, capaz de contribuir com o avanço das Ciências Contábeis e outras áreas associadas”, observou a vice-presidente do CRCRS.

A vice-presidente do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, cumprimentou a Unisinos pelo investimento do programa de Mestrado e Doutorado

O coordenador do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da Unisinos, Tiago Wickstrom Alves, afirmou que a maior preocupação do programa não é elevar o número de diplomados, mas priorizar a qualidade da formação dos mestrandos e doutorandos. “Por isso, o nível de exigência é elevado”, assegurou.

Tiago Wickstrom Alves, coordenador do programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da Unisinos

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, também prestigiou a apresentação do doutorando.

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, ao lado da vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia, acompanhou a defesa de tese

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, ao lado da vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia, acompanhou a defesa da tese

A banca examinadora do trabalho foi composta, além do orientador da tese, Clóvis Kronbauer, pelos professores doutores Antônio Lopo Marinez, da Fucape, que participou via internet, diretamente da Universidade de Coimbra; Cristiano Machado Costa e Ernani Ott, da Unisinos; e Robson Zuccolotto, da Ufes.