Receita Estadual adere à RedeSim

Foi formalizada, no dia 24 de novembro, a adesão da Receita Estadual (RE) à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).

A REDESIM, que foi instituída pela Lei nº 11.598/2007, tem como objetivo simplificar, desburocratizar e integrar o processo de registro e licenciamento de empresas, envolvendo todos os órgãos responsáveis por tais procedimentos no âmbito da União, Estados e Municípios.

A adesão traz benefícios tanto à sociedade quanto ao poder público, favorecendo o empreendedorismo e proporcionando a modernização da gestão, o incremento de impostos, a extinção da duplicidade de exigências e o compartilhamento das informações entre os órgãos envolvidos.

Como funciona?

Após a formalização da empresa pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS), o status do processo será alterado para “em exigência” pela RE, com a seguinte mensagem: “Secretaria da Fazenda: Para formalizar a solicitação de Inscrição Estadual no Rio Grande do Sul, clique aqui”. Acesse o local indicado e inicie seu processo de registro junto à Receita Estadual.

Ao utilizar esse canal, os dados serão importados do sistema integrador estadual e estarão atualizados com as informações já fornecidas anteriormente para a JUCERGS, garantindo maior agilidade em todo o processo.

Fonte: Receita Estadual do RS