XI Encontro da Mulher Contabilista e XVI Convenção de Contabilidade do RS tem início hoje

Oficinas, palestras, workshops temáticos e a Feira de Negócios e Oportunidades deram início, na tarde desta quarta-feira, 13 de setembro, ao maior evento do calendário contábil: o XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e a XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, realizados no Serra Park, em Gramado. Os dois eventos que acontecem simultaneamente se estendem até o dia 15. Palestras técnicas movimentaram a tarde, que, inclusive, contou com a exibição do filme “A Imagem do Profissional da Contabilidade”, comentado, em seguida, pelos coordenadores das Comissões de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior, Marco Aurélio Barbosa, e do CRCRS Jovem, Juliano Abadie. A presidente da Academia Brasileira de Contabilidade (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, participou do debate.IMG_5628 IMG_5642Paralelamente à sessão de cinema, foi realizada a “Rodada de Conhecimento – Contabilidade Estratégica”, cujo objetivo era incentivar os profissionais a participarem, dando depoimentos de suas experiências e vivências. Para facilitar a dinâmica, a contabilidade gerencial foi dividida em cinco tópicos: gestão de fluxo de caixa, controles de gestão, gestão de empresas, indicadores de desempenho e planejamento de recurso corporativo (ERP). De acordo com a contadora Roberta Salvini, coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade Gerencial, a iniciativa inovadora trouxe um resultado positivo.IMG_5435IMG_5486A auditoria independente também esteve em pauta no primeiro dia de evento, com a palestra de Mônica Foerster, conselheira do CRCRS, representante do Brasil na IFAC, diretora do Ibracon, com o tema “Atualização das Normas de Auditoria – Tendências Internacionais e Desafios para o Futuro da Profissão”. A contadora abordou aspectos como tecnologias, novas normas, concorrência, atração e retenção de talentos, que estão entre os desafios que impactam na auditoria.IMG_3416IMG_3415Também constou na programação, que antecedeu a cerimônia oficial de abertura do evento, o talk show sobre “A Importância da Gestão para o Sucesso das Empresas Contábeis”, com os presidentes do Sescon-RS, Diogo Chamun, do Sescon-Serra Gaúcha, Ronaldo Tomazzoni, e da Fenacon, Mário Berti. Na ocasião, os presidentes lançaram o Programa de Qualidade Contábil (PQC), de desenvolvimento das empresas contábeis sob o ponto de vista da gestão da qualidade. Durante o debate, eles destacaram o novo paradigma da gestão da qualidade, que demanda um contador atento à gestão como um todo e não apenas às questões meramente técnicas da profissão.TOP_6808IMG_5778O perito do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor universitário, Paulo Cordeiro de Mello, ministrou a palestra “Perícia Contábil – Normas e Procedimentos Técnicos na Prática”, na qual falou sobre como as normas brasileiras de contabilidade auxiliam no desenvolvimento prático do trabalho pericial contábil. Segundo ele, aspectos relevantes quanto aos honorários periciais, busca de dados e documentos e, ainda, a preparação do laudo pericial e parecer técnico, estão detalhados nas normas e são importantes para a realização adequada do trabalho pericial contábil.

IMG_5790IMG_5814 “Estrutura conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil de propósito geral pelas entidades do setor público”, também ganhou espaço na tarde do dia 13 de setembro. Ministrada pelo coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, do Tesouro Nacional, Bruno Ramos Mangualde, a palestra focou nos fundamentos relacionados ao registro contábil no setor público e os principais conceitos contábeis relacionados do setor, além das características qualitativas da informação contábil.IMG_6793