Palestra sobre o potencial e a importância da destinação do Imposto de Renda é ministrada em Porto Alegre

A coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, Silvia Grewe, e o delegado regional do CRCRS em Bento Gonçalves, Marcos Beltrami, falaram sobre o tema “O Potencial e a Importância da Destinação do Imposto de Renda: case de sucesso”, durante palestra ministrada nesta quinta-feira, 8, no auditório da Farsul, em Porto Alegre. No evento, que faz parte do Programa de Educação Profissional Continuada do CRCRS, Silvia e Marcos trouxeram diversos assuntos, inclusive, um exemplo de como as destinações do Imposto de Renda para programas sociais têm dado resultado, com a história do programa Leãozinho do Bem. O colaborador do projeto, o contador Marcos Fracalossi, salientou a importância desses recursos para as instituições. Fracalossi enfatizou a necessidade do trabalho do contador, no sentido de informar e dar segurança aos seus clientes para que destinem parte do Imposto de Renda a programas sociais. “As entidades têm muito material, muitas histórias comoventes. É importante ir até lá e conhecer, ver o que está acontecendo.”

Coordenadora da Comissão de Estudo de Responsabilidade Social do CRCRS, Silvia Grewe

Coordenadora da Comissão de Estudo de Responsabilidade Social do CRCRS, Silvia Grewe

O delegado Marcos Beltrami, dando ênfase ao comentário, afirmou que a união fortalece esses projetos. “Se cada cidadão contribuinte fizer sua parte, as possibilidades aumentarão”. A contadora Silvia Grewe falou sobre os dados. Em 2016, o Rio Grande do Sul possuía 262 municípios com fundos ativos da Criança e do Adolescente, além do Fundo do Idoso, sendo no total, 702.920 mil potenciais contribuintes em todo o Estado, mas, mesmo assim, houve a perda de 350 milhões de reais nas Declarações de Renda de Pessoas Físicas, que poderiam ter ficado no RS e serem usados na manutenção de diversos projetos sociais.

Delegado regional do CRCRS em Bento Gonçalves, Marcos Beltrami e o colaborador do projeto "Leãozinho do Bem", Marcos Fracalossi

Delegado regional do CRCRS em Bento Gonçalves, Marcos Beltrami e o colaborador do projeto “Leãozinho do Bem”, Marcos Fracalossi

Por fim, Silvia lembrou que a pouca destinação do IR aos projetos deve ser combatida com informação e enfatizou a importância de levar conhecimento e mobilizar o público em prol da solidariedade.

Para assistir a palestra na íntegra, acesse o site do CRCRS, clique na aba da “Comunicação”, opção “TV CRCRS”.