Soluções de TI para eSocial e REINF são tema de painel em Porto Alegre

Nesta quinta-feira, 8 de março, foi realizado no teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, painel para debater as “Soluções de TI para eSocial e REINF”. O painel, mediado pelo presidente do Sescon- Serra Gaúcha, Joacir Luis Reolon, contou com a participação do presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun, que iniciou falando das inovações que o sistema de declaração de informações está atravessando. O presidente do Sindicato afirmou ainda, que tudo evolui, por isso, os profissionais precisam se adequar a nova forma do ambiente do eSocial.

Presidente do Sescon RS, Diogo Chamun

Presidente do Sescon RS, Diogo Chamun

A auditora fiscal da Receita Federal do Brasil, Alexsandra Basso, que também faz parte do Grupo de Trabalho “Manuais do eSocial”, falou sobre a parte técnica do sistema, que ainda está sofrendo adequações. As primeiras empresas e profissionais prestaram informações a partir de janeiro deste ano. São empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2016.

Auditora fiscal da RFB, Alexsandra Basso

Auditora fiscal da RFB, Alexsandra Basso

O coordenador do Grupo de Trabalho de Sped do Conselho Federal de Contabilidade e conselheiro do CRCRS, Paulo Roberto da Silva, salientou a importância das empresas participantes do programa de se atualizarem e se integrarem às mudanças, uma vez que o processo digital é mais prático que o antigo. Paulo afirmou que a legislação não mudou em relação às novidades na declaração do eSocial, só facilitou a maneira que elas são transmitidas.

Coordenador do Sped 2017, Paulo Roberto da Silva

Coordenador do Sped 2017, Paulo Roberto da Silva

Encerrando o painel, o coordenador do Conexão Sped 2017, Mauro Negruni, relembrando as falas de seus colegas, afirmou que “inovar é repensar” e indicou aos profissionais calma para passar por essas transformações.

DSC_0216

Por fim, os painelistas responderam aos questionamentos do público, de cerca de 350 pessoas.

IMG_1050

DSC_0072