eSocial é tema de fórum

A implantação do eSocial tem gerado dúvidas. Em função disso, o CRCRS, o Sescon-RS e a Receita Federal realizaram o “Fórum: Precisamos falar de eSocial’, que ocorreu em 15 de maio. Após as manifestações iniciais da presidente Ana Tércia Lopes Rodrigues, do diretor do Sescon-RS e integrante da Comissão de Estudos de TI do CRCRS, Flávio Ribeiro Júnior, e do superintendente da Receita Federal (RF), Luiz Fernando Lorenzi, a auditora-fiscal da RF, Alexsandra Basso, fez sua explanação sobre o tema central.
eSocial
Presidente Ana Tércia Lopes Rodrigues na abertura do Fórum: Precisamos Falar de eSocial
Flávio Ribeiro Júnior
RF
Luiz Fernando Lorenzi
RF
Em painel mediado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, a auditora-fiscal da RFB e integrante do Grupo de Trabalho Nacional do eSocial,  Alexsandra Basso, iniciou, esclarecendo o que é o eSocial e como a unificação da prestação das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas está eliminando diversas obrigações, como GFIP, CAGEDI e RAIS, entre outras. Ela apresentou o cronograma de implantação do projeto: a primeira etapa, para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2016, está em andamento desde o dia 8 de janeiro; a segunda etapa, para todas as demais pessoas jurídicas de direito privado, terá início em 16 de julho próximo; e a terceira e última etapa, para todos os entes públicos, incluindo os oito milhões de servidores públicos, começará a vigorar em 14 de janeiro de 2019. Alexsandra Basso falou, ainda, sobre o portal on-line, a nova estrutura de arquivos e eventos como informações prestadas em arquivos separados, e também esclareceu dúvidas da plateia.
eSocial
Em seguida, a analista tributária da RF, Fátima Salete David, tratou da qualificação cadastral anterior à consulta ao eSocial, orientando sobre os procedimentos adequados em caso de divergência nas informações registradas pelo sistema, e as formas de acesso ao programa e à DCTF Web. O mediador foi o diretor do Sescon-RS e integrante da Comissão de Estudos de TI do CRCRS, Flávio Ribeiro Júnior.
O evento ocorreu no auditório do Sescon-RS. O material apresentado está disponível na TV CRCRS – canal YouTube. Clique aqui e confira.