Seminário de Contabilidade & Negócios de Camaquã

Em 13 de junho, diante de uma plateia de cerca de 160 pessoas, a presidente Ana Tércia L. Rodrigues deu início ao Seminário de Contabilidade & Negócios de Camaquã,  que tratou da importância da Contabilidade em decisões empresariais, do eSocial, EFD-REINF e Junta Comercial digital. O evento foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Camaquã.

DSC_0107

Na cerimônia de abertura, foi dado posse ao novo delegado regional do CRCRS em Camaquã, contador Célio Belmiro Laux Affeldt, em substituição a contadora Silvana Scherer Vieira, que também foi homenageada na ocasião.

DSC_0134

camaquã

As atividades do seminário tiveram início com o painel “Decisões empresariais e o papel da Contabilidade”, com os empresários Luiz Gustavo Ferrão, Maurivan Dalben, e José Almiro Alencastro, na noite de abertura do evento.

DSC_0152

Na manhã do dia seguinte (14), dando prosseguimento ao seminário, Mauro Negruni, integrante do grupo de empresas piloto do Sped e eSocial, abordou “Uma visão de riscos no eSocial & EFD-REINF”.

DSC_0189

Negruni apresentou os riscos que envolvem as obrigações acessórias no que se refere  a prestação de informações previdenciárias e trabalhistas. “O contador é protagonista não só na gestão tributária, mas também na gestão de risco pela sua posição estratégica de conhecimento sobre o negócio e operações das companhias”, declarou o palestrante. Ainda foi amplamente marcado o tópico de prazos das três fases de implantação: grupo 1 – grandes empresas, grupo 2 – todos os empregadores, exceto órgãos da administração direta e o grupo 3 – órgãos públicos da administração direta.

Encerrando o evento, o secretário-geral da Jucis-RS, Cleverton Signor, falou sobre a Junta Comercial digital, tendo como debatedor o vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Celso Luft, e mediadora a contadora Silvana Scherer Vieira.

DSC_0225

Signor falou sobre as iniciativas da Jucis-RS para modernizar e simplificar o registro e a formalização de novos negócios.

Doações

Os 77,5kg de alimentos não perecíveis arrecadados por ocasião do seminário foram doados para o Banco de alimentos de Camaquã.

DSC_0207