CRCRS e Sescon-RS promovem Fórum Fiscal

Uma parceria entre o CRCRS e o Sescon-RS proporcionou a realização do fórum fiscal, em 20 de junho, no auditório do Sescon-RS. O evento também foi transmitido on-line.

O vice-presidente de Relações Institucionais, Celso Luft, representando a presidente Ana Tércia L. Rodrigues no evento, salientou a importância dada pelo Conselho à Educação Continuada, promovendo sistematicamente eventos de aperfeiçoamento profissional e de atualização. Luft frisou a profícua parceria entre CRCRS e Sescon-RS na realização de eventos sobre temas atuais, que proporciona esclarecimentos e orientações aos profissionais da contabilidade. O diretor de Educação do Sescon-RS, Marcelo Vidal, também reforçou a ideia de incentivar a busca constante pelo conhecimento.

celso luft

“A Reforma do PIS e da Cofins” foi o primeiro tema abordado no fórum. O procurador da Fazenda Nacional, Ricson Moreira, na oportunidade, esclareceu pontos sobre os principais problemas e mudanças, provável influência da jurisprudência do STJ, as perspectivas e ajustes possíveis, unificação do PIS e Cofins.

Ricson - Pis Cofins

 “Auditorias de estoques e o Bloco K” foi o próximo assunto proposto para debate pelo especialista em SPED, Edgar Madruga, que falou sobre as novidades do Bloco K, o controle de custo e de produção. Dentre as orientações que forneceu, alertou para que se tenha uma única unidade de medida por item em todos os processos internos.

Edgar Madruga

Edison Franchi, auditor-fiscal da Receita Estadual, falou sobre a fiscalização preventiva e repressiva, abrangendo a estrutura e política de fiscalização, programas de autorregularização, operações de combate à sonegação e principais indicadores. O auditor apresentou e comentou a base legal da autorrregularização – Lei Estadual nº 6.537/73. Ainda em relação à autorregularização, falou sobre o envio da seleção dos contribuintes, comunicação, atendimento centralizado via e-CAC.

Sobre a fiscalização repressiva, Edison apontou que a Receita Estadual busca os dados que precisa em informações do próprio fisco, intimações, apreensão com visita fiscal e acesso às informações bancárias.

Fórum fiscal

O fórum se encerrou com o painel sobre “Que melhor conhece sua empresa: você ou o fisco”, em que participaram Ricson Moreira, Edgar Madruga e Edison Franchi, com mediação de Marcelo Vidal, diretor de Educação do Sescon-RS. Os palestrantes responderam às perguntas encaminhadas pelo público presente e on-line.

fórum fiscal