Perícia contábil é tema de fórum

DSC_0014

Mais um evento exitoso, fruto da parceria CRCRS e Sescon-RS, foi realizado em 13 de julho. Trata-se do Fórum de Perícia Contábil, que contou com uma expressiva participação de profissionais da contabilidade, que lotaram o auditório do Sescon-RS e auditório auxiliar, onde foi colocado um telão.

A presidente Ana Tércia L. Rodrigues, em sua manifestação de abertura, enfatizou os resultados positivos obtidos a partir da parceria firmada entre o CRCRS e o Sescon-RS para a realização de eventos.

perícia

Da mesma forma, Marcelo Vidal, diretor de Educação do Sescon-RS, reafirmou a importância da parceria entre as entidades, no sentido de colaborar com a atualização e ampliação do conhecimento dos profissionais da contabilidade.

DSC_0005

Os “Desafios da especialização profissional em perícia contábil”, foi o tema abordado pelo contador Paulo Cordeiro de Mello, integrante da comissão responsável pela criação do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis.

DSC_0063

Paulo Cordeiro de Mello

Cordeiro de Mello lembrou que com a criação dos cadastros de peritos pelos tribunais de justiça e do cadastro de peritos contábeis pelo Sistema CFC/CRCs, além do impacto do aumento da distribuição de processos digitais, amplia-se a possibilidade de realização de trabalhos pelos profissionais atuantes em perícia contábil. O palestrante expôs algumas propostas que chamou de desafios: atuar apenas em perícia contábil ou em assistência técnica X atuar tanto em perícia contábil quanto em assistência técnica; realizar trabalhos da mesma área de especialização X realiar trabalhos de diferentes áreas de especialização.

DSC_0076

Eduardo Boniolo

Já o contador Eduardo Boniolo enfocou as perícias em falência e recuperação judicial como oportunidades de mercado. Falou detalhadamente sobre o processo de recuperação judicial; do papel de Auxiliar do Juízo na Perícia Prévia de Constatação, na verificação dos crédito, na fiscalização das atividades e Assembleia Geral dos Credores; assim como do papel do Auxiliar das Empresas.

Boniolo salienta a importância da presença do perito na Assembleia Geral dos Credores.

Para o palestrante, o profissional mais apto e mais qualificado para atuar em falência e em recuperação judicial é o contador, pelo conhecimento e fundamentação técnica.

Os dois palestrantes, ao final do evento, respondem às perguntas enviadas via whatsapp. Para mediar o painel, foram convidados o coordenador da Comissão de Estudos de Perícia Contábil do CRCRS, Mártin Spelmeier, e o conselheiro fiscal do Sescon-RS, Eduardo Sinigaglia.

O evento foi transmitido on-line.

DSC_0091