Auditoria em discussão

A abordagem do tema auditoria aliado à governança atraiu, neste dia 11 de setembro, uma plateia formada por mais de 120 profissionais da contabilidade, sem contar aqueles que acompanharam via transmissão on-line.

Dando início as palestras, o contador Paulo Ricardo Pinto Alaniz, presidente do Ibracon – 6ª Regional falou sobre “O Papel da Contabilidade e da Auditoria no Contexto da Governança”. Relembrou a importância da auditoria, considerando contextos atuais como o ambiente econômico desfavorável, a maior atenção da sociedade em relação ao atendimento da ética envolvida nos negócios, a corrupção e o baixo nível de preparação para lidar com as novas leis de combate a esta prática.

De acordo com Alaniz, os comitês de auditoria e os auditores, enquanto pilares de um sistema de governança corporativa, são fundamentais no plano de um sistema de ‘cuidar’. “É de importância fundamental a contribuição dos auditores para a obtenção da transparência, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa”, completou Alaniz.

Já Leonardo Wengrover, coordenador-geral do IBGC – Capítulo Sul, fez uma análise da governança nas empresas familiares. “A Governança Corporativa é para grandes empresas. Entretanto, não me refiro ao tamanho ou faturamento das organizações e, sim, no sentido de serem grandiosas em suas ideias, valores e princípios”, explicou Wengrover. Salientou que governança é converter princípios em recomendações claras e objetivas, com o propósito de gerar valor para as organizações e todos os Stakeholders. “A governança é aplicável a qualquer tipo de organização, independentemente do seu porte ou natureza jurídica”, acrescentou.

Ambos os palestrantes, na última parte do evento, propuseram debate em torno dos desafios da auditoria e da Contabilidade diante das expectativas da governança, com a participação do público presente e on-line. O painel foi mediado pelo contador Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do CFC.

As palestras ficarão disponíveis na TV CRCRS no Youtube.