eSocial foi um dos temas abordados no Seminário de Contabilidade & Negócios de Santa Cruz do Sul

O evento, que integrou o VII Simpósio de Contabilidade do Vale do Rio Pardo, realizado em 25 de setembro, reuniu mais de duzentas pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil, além de empresários da região, no auditório Central da UNISC, em Santa Cruz do Sul.

A presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, procedeu à abertura do evento, salientando a importância dos temas propostos para debate, que, por serem atuais e gerarem muitas dúvidas ainda, reuniram um número expressivo de participantes. Considerou oportuna a central temática do VII Simpósio de Contabilidade: “Os desafios da Tecnologia da Informação no Contexto da Contabilidade”. Agradeceu ainda a reitora da Unisc pela cedência do local e pela colaboração na realização do Seminário, juntamente, com o VII Simpósio de Contabilidade. 

Manifestaram-se ainda na abertura, o delegado regional do CRCRS em Santa Cruz do Sul, contador José Augusto Waechter; o presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo, Valdir Bruxel; o secretário da Fazenda de Santa cruz do Sul, Edemilson Severo, na oportunidade representando o prefeito Telmo Kirst; a reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer. 

Ministrada pelo empresário Mauro Negruni, a primeira palestra abordou “Os Desafios da Tecnologia da Informação no Contexto da Contabilidade”. Negruni apresentou o modelo corporativo do SPED, de sua autoria, baseado em escriturações e obrigações auxiliares à contábil, entre outros desafios da contabilidade contemporânea brasileiro em cruzamentos de informações.

Mauro Negruni

Dando sequência ao Seminário, o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Ely Eduardo Lemos de Azevedo, falou sobre “O eSocial: Situação Atual”. Citou o estágio atual do eSocial e a relação com a responsabilidade profissional da classe contábil. Apresentou o inédito módulo do PER-DCOMP WEB que permitirá as compensações cruzadas. Quanto ao cronograma do e-Social, Ely informou, em primeira mão, que as micros empresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), MEI e empresas sem fins lucrativos terão o prazo de entrega prorrogado para início de 2019. 

Por fim, apontou as penalidades que poderão ser aplicadas em caso de inconformidade fiscal e demais responsabilidades do profissional contábil.

ElYeSocial

Ely Eduardo Azevedo

Encerrando o Seminário, os empresários de Santa Cruz do Sul, Cláudio Spengler (diretor do Grupo Spengler), Renato Jackisch (diretor da Excelsior Alimentos) e Vilmar Thomé (diretor do Hospital de Santa Cruz do Sul), integraram o painel em que abordaram e compartilharam experiências em que apontaram a importância da Contabilidade nas decisões empresariais. 

As palestras ficarão postadas no site do CRCRS – Eventos – download de palestras.