Tramandaí sedia o último Seminário de Contabilidade & Negócios do ano

Nos dias 29 e 30 de novembro, Tramandaí sediou o Seminário de Contabilidade & Negócios, com a presença de cerca de 200 pessoas, entre profissionais, estudantes, empresários do município e região, além de autoridades do Executivo e Legislativo. O evento, que foi realizado na Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT), abordou temas relacionados à importância da Contabilidade nas decisões empresariais; Contabilidade útil para profissional, cliente e sociedade; eSocial.

Tramandaí

Na abertura do evento, manifestaram-se a presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues; o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto; o delegado regional de Tramandaí, Zigomar da Silva; presidente da SAT, Dirceu Ramos de Oliveira; vice-presidente da Associação dos Contabilistas de Tramandaí, Danton de Souza.  

delegado

Em seguida, teve início o painel “Decisões Empresariais e o Papel da Contabilidade”, com os empresários Enio Machado Constante, Marcelo Luis Mignone e Marcelo Sobral Marques. A mediação foi feita pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira.

painel

O Seminário prosseguiu na manhã seguinte (30/11), com o coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do CFC, Rogério Rokembach, falando sobre “Contabilidade útil para profissional, cliente e sociedade”. A palestra foi coordenada pelo delegado regional suplente do CRCRS em Tramandaí, Vitor da Rosa de Oliveira.

Rokembach lembrou a evolução da Contabilidade e enfatizou as inovações tecnológicas aplicadas atualmente, que imprimem outro viés às práticas contábeis. Apontou ainda as tendências para o futuro. Em relação ao fim da Contabilidade, como é profetizado por uns, o contador afirma que a extinção se dará para aqueles que não acompanharem as mudanças e se atualizarem.

A última palestra do evento, ficou a cargo de Edgar Madruga, especialista em Empreendedorismo Tributário e Inovação Fiscal, que abordou o eSocial, desenvolvendo os tópicos relativos à sustentabilidade, rastreabilidade, novo fluxo da informação, substituição de obrigações, formas de transmissão do eSocial, cronograma de implantação e compliance tributário.

A coordenação da palestra foi feita pelo delegado regional do CRCRS em Tramandaí, Zigomar Calgarotto da Silva.

Doações

Por ocasião do Seminário, foram arrecadados 98kg de alimentos não perecíveis, destinados à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí.