CRCRS realiza o 3º Encontro de Contadores Públicos do RS

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Márcio Schuch Silveira, representou a presidente Ana Tércia L. Rodrigues, na abertura do 3º Encontro de Contadores Públicos do RS, que teve como tema “Geração da informação contábil pública na era digital”, em 11 de dezembro, no Auditório Romildo Bolzan, do TCE-RS. O evento, realizado pelo CRCRS, por meio da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, reuniu mais de 150 participantes.

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira

Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS

Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o auditor Clayton Paim Moreira, supervisor da Auditoria Municipal do TCE-RS, que representou o presidente do Tribunal, Iradir Pietroski; o secretário adjunto da Fazenda Estadual e contador e auditor-geral do Estado, Álvaro Fakredin; a procuradora-geral adjunta para assuntos administrativos da PGE-RS, Paula Ferreira Krieger; e o conselheiro do CRCRS e auditor público externo do TCE-RS, Aramis de Souza.

Auditor Clayton Paim Moreira, supervisor da Auditoria Municipal do TCE-RS

Álvaro Fakredin, secretário adjunto da Fazenda Estadual e contador e auditor-geral do Estado

Com a palestra sobre “A Elaboração das Notas Explicativas para as Demonstrações Contábeis do Setor Público”, ministrada pela contadora Juliana Fofonka Leal, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e auditora do Tribunal de Contas do Estado do RS, tiveram início os debates propostos para o evento. Juliana salientou que, devido às inúmeras alterações ocorridas na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, se faz necessário o entendimento de como elaborar as Notas Explicativas, pouco utilizadas na área pública. Juliana ainda trouxe algumas sugestões e ideias de quais situações devem ser exploradas na elaboração dessas Notas.

Juliana Fofonka Leal, auditora do TCE-RS

Quem coordenou a palestra foi o integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Rogério dos Santos.

Rogério dos Santos, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

O coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, contador Cézar Volnei Mauss, e a chefe da divisão de Custos e Controles Especiais da Contadoria e Auditoria Geral do Estado do RS, Liege Munhos Campos, ao falarem sobre “Gestão de Custos Aplicada ao Setor Público”, enfatizaram a gestão de custos no Estado e nos municípios, apresentando relatórios e análises para embasar a explicação, relacionando os dados com a qualidade dos serviços prestados.

Cézar Mauss, coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Liege Munhos Campos, chefe da Divisão de Custos e Controles Especiais da Contadoria e Auditoria Geral do Estado do RS; e Patrícia Sostemaier, integrante da Comissão

A debatedora do painel foi a integrante da Comissão Patrícia Sostemaier.

Mais de 150 profissionais participam do Encontro

As melhores práticas relativas à Conformidade de Registro de Gestão na União, com ênfase na sistemática de gerenciamento dos processos de execução orçamentária e financeira em meio eletrônico, evitando a impressão desnecessária de documentos, foram levantadas pelo coordenador geral de Contabilidade da União da Secretaria do Tesouro Nacional, Luciano Moura Castro do Nascimento, na palestra “Documentação Contábil: Guarda Física x Guarda Digital”. Em sua fala, ele abordou as melhores práticas relativas à Conformidade de Registro de Gestão na União, com ênfase na sistemática de gerenciamento dos processos de execução orçamentária e financeira em meio eletrônico, evitando a impressão desnecessária de documentos.

Coordenador geral de Contabilidade da União da Secretaria do Tesouro Nacional, Luciano Moura Castro do Nascimento, e a integrante da Comissão de Estudos, Fabiana Santos

Fabiana Santos, também integrante da Comissão, coordenou a palestra.

Finalizando o encontro, Juliana Rodrigues, integrante da Comissão de Estudos e  auditora da Contadoria e Auditoria Geral do Estado do RS, abordou a “Matriz de Saldos Contábeis – Utilização em 2019”, oportunidade em que detalhou os aspectos gerais da composição e envio da Matriz de Saldos Contábeis – MSC, incluindo informações complementares, periodicidade de envio e validações. Também comentou sobre o fluxo para geração dos relatórios fiscais e obrigatoriedade para 2019.

Integrante da Comissão de Estudos e  auditora da Contadoria e Auditoria Geral do Estado do RS, Juliana Rodrigues

Quem coordenou a palestra foi a integrante da Comissão de Estudos, Sandra Toledo.