Caxias do Sul recebe Seminário de Contabilidade & Negócios

Nesta sexta-feira, 17 de maio, Caxias do Sul sediou o Seminário de Contabilidade & Negócios, realizado pelo CRCRS, no Teatro da UCS, abordando temas relacionados à importância da Contabilidade nas decisões empresariais; Contabilidade útil para profissional, cliente e sociedade; e  eSocial. Na abertura solene, participaram cerca de 170 pessoas, entre profissionais, estudantes, empresários do município, autoridades, delegados regionais e o detentor do mérito contábil Ivan Carlos Gatti, além da presidente Ana Tércia L. Rodrigues; a delegada do Conselho no município, Beatriz Caregnato; o reitor da UCS, Evaldo Kuiava; e a secretária municipal de Gestão e Finanças, Magda Wormann.

Profissionais, estudantes e empresários contábeis participaram do Seminário

Na oportunidade, a presidente Ana Tércia agradeceu a acolhida da Universidade lembrou as recentes conquistas do CRCRS: o prêmio Marcas de Quem Decide, por ter sido o conselho profissional preferido e mais lembrado pelo público, de acordo com pesquisa realizada pelo Jornal do Comércio em parceria com Instituto Qualidata; o protagonismo da classe contábil na Campanha Valores Que Ficam – realizada pela Assembleia Legislativa em parceria com o CRCRS, que colocou o RS na primeira posição entre os Estados brasileiros, na destinação de recursos da DIRPF para o Funcriança, com crescimento de 42,9% em 2019 sobre 2018; a carteira de identidade profissional digital, opcional, segura e sustentável, disponível na Play Store e App Store, para instalação no celular e no computador; o registro profissional de número 100 mil, alcançado no mês de abril; a implementação da campanha de Combate ao Leigo, que estimula a denúncia segura e sigilosa de quem exerce ilegalmente a contabilidade; e o cuidadosa preparação da XVII Convenção de Contabilidade, que será realizada, de 14 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves, com o tema “Disrupção Contábil: Técnica, Digital, Cultural” – “Experimente a Transformação” e muitas atrações – evento para o qual convidou todos os presentes.

Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS

A delegada Beatriz Caregnato agradeceu a confiança do Conselho em incumbí-la da realização do Seminário. Ela também salientou o envolvimento dos colegas que trabalharam intensamente na organização, bem como a participação da UCS, que ofereceu o espaço para o evento.

Beatriz Caregnato, delegada Regional do CRCRS em Caxias do SUl

Sobre a Universidade, o reitor Evaldo Kuiava destacou a importância do papel desempenhado pelos profissionais da contabilidade para a saúde financeira dos organismos educacionais.

Evaldo Kuiava, reitor da UCS

A secretária municipal de Gestão e Finanças, Magda Wormann, falou sobre as conquistas da sua gestão na pasta, atribuindo-as ao conhecimento da contabilidade – projeto Escola Cidadã, implantação da Redesim e da NFe no município.

Magda Wormann, secretária municipal de Gestão e Finanças de Caxias do Sul

A seguir, no painel “Decisões empresariais e o papel da Contabilidade”, o presidente da CIC de Caxias do Sul, Ivanir Antônio Gasparin, abordou a importância do profissional da contabilidade para a orientação dos empresários, em particular, os micro e pequenos; e a empresária Eliane Tondo, do setor da alimentação, falou sobre o papel da contabilidade, não apenas para satisfazer exigências do Fisco, mas como ferramenta de gestão para a tomada de decisões. A mediação foi do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira.

Eliane Tondo, empresária do setor de alimentos; Márcio Schuch Silveira, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS; e Ivanir Antônio Gasparin, presidente da CIC, de Caxias do Sul

O coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do CFC e presidente do CRCRS na Gestão 2006/2009, Rogério Rokembach, ministrou a palestra “Contabilidade útil para profissional, cliente e sociedade”, sob a coordenação da delegada regional do Conselho em Caxias do Sul, Beatriz Caregnato. Em um tom leve e descontraído, ele assegurou que o mercado da contabilidade é promissor para os profissionais que entenderem seu papel estratégico para os negócios.

Coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do CFC e presidente do CRCRS na Gestão 2006/2009, Rogério Rokembach

Os impactos e os pontos críticos do eSocial para os sistemas de informática, os escritórios de contabilidade e as empresas, foi o tema com que a contadora Mari Inês Echer Rebelatto, encerrou o Seminário. A mediação ficou com a conselheira do CRCRS, Anabéli Perera.

Contadora Mari Inês Echer Rebelatto

Conselheira Anabéli Perera

Doações

Durante o Seminário, foram arrecadados 90 quilos de alimentos não perecíveis, encaminhados para o Lar da Velhice São Francisco de Assis, de Caxias do Sul, que atende 68 idosos residentes.

Oidi Luiz Galeti, vice-presidente do Lar da Velhice; Ana Tèrcia L. Rodrigues, presidente do CRCRS; e Beatriz Caregnato, delegada regional do Conselho em Caxias do Sul

O Seminário de Contabilidade & Negócios de Caxias do Sul contou com as presenças da presidente do CRCRS, vice-presidentes, conselheiros, ex-conselheiros, delegados e ex-delegados regionais, além de integrantes de comissões de estudos.

Juntos, fazendo mais!

Também prestigiaram o Seminário de Contabilidade & Negócios de Caxias do Sul os presidentes da Federacon-RS, Fernando Spiller e do Sincontec Serra, Giovana Carer, na foto, juntamente com a presidente Ana Tércia; a secretária municipal de Gestão e Finanças, Magda Wormann, a delegada regional do CRCRS, Beatriz Caregnato e a contadora do município, Taila Demori.

Taila Demori, contadora do município; Beatriz Caregnato, delegada regional do CRCRS; Marga Wormann, secretária municipal de Gestão e Finanças; Giovana Carer, presidente do Sincontec; Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS; e Fernando Spiller, presidente da Federacon-RS