Seminário de Contabilidade & Negócios chega a Passo Fundo

As reformas que o Brasil precisa; Compilance para empresas contábeis e contadores e atualidades sobre o ICMS-ST foram os temas propostos para debate no Seminário de Contabilidade & Negócios, realizado, em 12 de julho, no auditório da FEAC, da Universidade de Passo Fundo. A programação baseada em assuntos atuais e relevantes atraiu mais de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil, autoridades locais, empresários, presidentes e representantes de entidades  de contabilidade, além de vice-presidentes, conselheiros, delegados regionais e membros de comissões de estudos do CRCRS.

Na cerimônia de abertura, a presidente Ana Tércia agradeceu a acolhida e salientou alguns fatos que marcaram este primeiro semestre, como: o Prêmio Marcas de Quem Decide, que apontou o CRCRS como o conselho profissional preferido e mais lembrado pelo público, de acordo com pesquisa realizada pelo Jornal do Comércio em parceria com Instituto Qualidata; a participação na Campanha Valores Que Ficam, realizada pela Assembleia Legislativa em parceria com o CRCRS, que alavancou um crescimento de 42,9%, este ano em relação a 2018, na destinação de recursos da DIRPF para o Funcriança; a disponibilização da carteira de identidade profissional digital; o registro profissional de número 100 mil, alcançado no mês de abril; e a implementação da campanha de Combate ao Leigo, que busca proteger a sociedade do exercício ilegal da contabilidade. A presidente também aproveitou para convidar todos os presentes a participarem da XVII Convenção de Contabilidade do RS, que será realizada, de 14 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves, com o tema “Disrupção Contábil: Técnica, Digital, Cultural” – “Experimente a Transformação”. Lembrou que a programação pode ser conferida em crcrs.org.br/convencao.

O painel “As reformas que o Brasil precisa”, com a participação do presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Passo Fundo, Evandro Silva, e pelos advogados Diego Portella e Márcio Patussi, mediado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, tratou sobre a Reforma da Previdência e Tributária.

Os painelistas acreditam que a reforma é necessária para manter o equilíbrio fiscal. Mostraram, de forma resumida, regimes previdenciários de outros países e seus sistemas de arrecadação. O debate também girou em torno das mudanças mais relevantes: erros e acertos na atual proposta.

Patussi sintetizou a PEC 45/2019, citando a extinção de tributos, variação de tributos e alíquotas. Também abordou a PEC 110/2019 e o Brasil 200, movimento dos empresários que apresentarão uma proposta de reforma do governo Federal, sugerindo imposto único sobre movimentações financeiras – propondo uma alíquota única de 2,5% em todas as operações financeiras de débito e de crédito.

“Compliance para empresas contábeis e contadores” foi o tema abordado por Mauro Negruni, integrante do grupo de empresas piloto do SPED Decision IT. Na palestra, mediada pelo conselheiro do CRCRS, Mário Antonio Karczeski, Negruni provocou os profissionais da contabilidade a pensarem no volume de informações processados diariamente, sejam nas corporações ou nas organizações contábeis, assim como os riscos inerentes desta atividade. “Nos anos mais recentes, com o advento do SPED, é possível auditar todas as operações com riquezas de detalhes das organizações. Essa riqueza de detalhes oferece aos Fiscos e aos demais órgãos de fiscalização avaliar o nível de cumprimento de obrigações acessórias e recolhimentos correlatos”, explicou.

Os aspectos polêmicos sobre o ICMS – ST foram apresentados pelo advogado e secretário da Fazenda do RS – gestão 2018, Luiz Antônio Bins, que explicou os efeitos na legislação do RS, causados pela decisão do STF de 2016, que altera a Substituição Tributária do ICMS. Bins informou que outras categorias de empresas serão incluídas no ICMS-ST

Uma grande representatividade do CRCRS está prestigiando o Seminário de Contabilidade & Negócios de Passo Fundo, nesta manhã: presidente, vice-presidentes, delegados regionais, conselheiros, membros de comissões e subcomissões de estudos.

Doações

Os 100kg de alimentos não perecíveis arrecadados no Seminário de Contabilidade & Negócios de Passo Fundo, foram encaminhados à Confederação São Paulo dos Vicentinos.

Gilberto Zanin de Souza, delegado regional do CRCRS em Passo fundo; presidente Ana Tércia L. Rodrigues; Luciano Lopes, presidente da Confederação São Paulo dos Vicentinos.