Seminário de Contabilidade & Negócios de Gravataí atrai grande público

O auditório do Sindilojas de Gravataí, na tarde de 18 de julho, recebeu um público de mais de 100 pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil e empresários que, atraídos pela proposta de discutir assuntos atuais e polêmicos relacionados à Contabilidade, participaram do Seminário de Contabilidade & Negócios de Gravataí.

Durante a cerimônia de abertura, prestigiada pelo prefeito de Gravataí Marco Alba e a primeira-dama Patrícia Bazotti, além de autoridades locais, presidentes e representantes de entidades, fizeram uso da palavra a presidente Ana Tércia L. Rodrigues; o prefeito de Gravataí, Marco Alba; o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski, e a delegada regional de Gravataí, Sandra Baumgartne.

A presidente Ana Tércia agradeceu a acolhida no município e falou sobre a XVII Convenção de Contabilidade do RS, que será realizará de 14 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves, especialmente, em relação na variada programação que foi elaborada baseada em três trilhas: cultural, digital e técnica.

Prestigiaram o evento, vice-presidentes do CRCRS, ex-delegados e delegados Honorários, conselheiros, ex-conselheiros e integrantes de comissões de estudos.

Em seguida, teve início o painel “Decisões Empresariais e o Papel da Contabilidade”, mediado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch, com as participações dos empresários José Nivaldo Rosa, do setor do comércio, e Sérgio Moacir Ferreira da Silva, do ramo da alimentação.

José Nivaldo, que também preside o Sindicontábil de Gravataí, contou um pouco da história de sua empresa, uma organização familiar, destacando a contribuição da Contabilidade na gestão, em especial, para evitar endividamento e manter uma estrutura que, embora enxuta, seja capaz de atender às demandas do negócio e gerar emprego e renda.

Sérgio da Silva, enfocou três aspectos como fundamentais para o crescimento das empresas: confiança, na escolha de parceiros e colaboradores que tenham os mesmos valores; manter bons relacionamentos entre as pessoas envolvidas nos negócios; e a capacitação permanente.

José Nivaldo Rosa, Márcio Schuch Silveira e Sérgio Moacir da Silva

A seguir, Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do CFC (CRE) e presidente do CRCRS, gestão 2006/2009, ministrou a palestra “Contabilidade Útil para Profissional, Cliente e Sociedade”. De modo descontraído, ele assegurou que o mercado da contabilidade oferece muitas oportunidades para os profissionais que entenderem o seu papel estratégico no desenvolvimento dos negócios. A coordenação foi da delegada Sandra Baumgartner.

O advogado e ex-secretário da Fazenda do RS, Luiz Antônio Bins, ministrou a palestra de encerramento do Seminário. Com o tema “Atualidades sobre ICMS-ST”, contextualizou a substituição tributária no RS, após a decisão do STF, e alertou para questões que exigem a atenção dos profissionais da contabilidade e das empresas. A coordenação ficou a cargo da conselheira e Ouvidora do CRCRS, Cristiani Fonseca, de Souza.

Doações

Durante o evento, os alimentos não perecíveis arrecadados foram doados à Fundação Casa dos Sonhos.

Sandra Baumgartner, delegada regional do CRCRS; Arlindo Costa, representando o presidente da Fundação Casa dos Sonhos; e Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS