Os presidentes do CFC e CRCRS falam de tecnologia na profissão contábil no VIII ENCONT

Os presidentes do CFC, Zulmir Breda, e do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, proferiram palestra magna sobre “As Transformações da Profissão Contábil na Era Digital”, na abertura do VIII ENCONT – Encontro Nacional dos Contabilistas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, que ocorre em 1º e 2 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs.

A presidente do CRCRS, abordou a vivência da transformação a partir da tecnologia e considerou o domínio da tecnologia como um grande desafio. Os contadores, hoje em dia, geram a informação e orientam as decisões, baseados em demonstrações contábeis, relatórios integrados e financeiros. A transformação digital possibilitou uma maior condição para os contadores subsidiarem a gestão dos negócios.

Breda enfocou as vantagens e desvantagens da tecnologia, apontando pesquisas e estudos que mostram como as ferramentas tecnológicas estão impactando nas profissões e a necessidade de uma regulação. A partir de uma pesquisa de 2018, realizada pela Secretaria do Trabalho, a profissão contábil ocupa a sexta posição em geração de empregos no Brasil. Destacou o pensamento estratégico como fundamental. “É hora de passar do patamar operacional para o estratégico”.

O presidente do CFC também deu um panorama do cenário internacional dos reflexos da transformação tecnológica, especialmente da grande preocupação no que diz respeito à vulnerabilidade da segurança de informação. Salientou a ética e a confiabilidade como elementos fundamentais sempre, em qualquer sistema ou processo de transformação.

O VIII Encont é uma realização da ABRAPP e ANCEP