Com uma solenidade de abertura impactante, tem início a maior Convenção dos últimos tempos: a XVII Convenção de Contabilidade do RS

Às 20h, do dia 14 de agosto, tem início oficialmente a 17ª edição da Convenção de Contabilidade do RS. Com um público recorde de cerca de dois mil participantes, o mestre de cerimônias Luiz Afonso Rech inicia, convidando a todos para uma reflexão sobre a “Disrupção Contábil: Técnica, Digital e Cultural – Experimente a Transformação” – tema central desta edição do evento. E a disrupção iniciou pela própria apresentação da mesa solene que, desta vez, foi  virtual.

A presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues; o presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS, Eloi Dalla Vecchia, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda; o contador e auditor-geral do Estado, Rogério da Silva Meira; o presidente da Junta Comercial do Estado do RS, Flávio Koch; os presidentes da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto, da Federacon, Fernando Spiller, do Ibracon – 6ª Regional, Paulo Ricardo Pinto Alaniz, do Sescon-RS, Célio Levandovski, e do Sescon Serra Gaúcha, Joacir Reolon; além dos detentores da Medalha João Lyra, Maria Clara Cavalcanti Bugarim, presidente da Abracicon, Antônio Carlos Nasi e José Martônio Alves Coelho

Em um cenário de encantamento tecnológico inigualável, a cantora Andréa Cavalheiro interpretou os hinos Nacional e Rio-Grandense.

Convidado a pronunciar-se, Guilherme Pasin, prefeito da cidade anfitriã, Bento Gonçalves, se disse surpreendido pelo evento espetacular, “de perder o fôlego” e, em sinal de confiança, entregou “a chave da cidade” em forma de saca-rolhas, à presidente Ana Tércia

O presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS, Eloi Dalla Vechia, expôs, em breves palavras, o orgulho e a satisfação de participar da organização de um evento de tamanha importância, que valoriza a classe contábil, especialmente, por estar voltado à educação continuada e à capacitação.

Em sua manifestação, a presidente do CRCRS, Ana Tércia, se disse otimista com a contribuição possível da tecnologia para tornar abundantes recursos hoje escassos. Alertou que se queremos um futuro abundante, precisamos começar a construí-lo, e o primeiro passo é mudar a forma como enxergamos a profissão contábil, os tributos e os negócios”, afirmou. Previu um mundo próximo em que os robôs passarão a realizar as tarefas banais e os profissionais da contabilidade passarão a ganhar muito dinheiro e serão felizes, atuando como sábios e competentes conselheiros para o desenvolvimento dos negócios. Mas, lembrou também das práticas anti-concorrenciais, das fake news e das invasões cibernéticas, que exigem conheicmento e respostas rápidas, e afirmou que o CRCRS fará sua mudança para novas e modernas instalações, até o final do ano.

A presidente também lembrou, com grande emoção, e prestou homenagem ao contador Antônio Palácios, presidente do CRCRS de 2014-2017. Profissional de competência ímpar e dedicação incomparável à classe contábil, contribuiu de forma efetiva para o engrandecimento da profissão.

Presentes na plateia, Emília Palácios, esposa, que recebeu flores em nome do plenário, delegados e integrantes das comissões de estudos do CRCRS, acompanhada do filho, André Palácios.

A presidente lembrou, também, a perda de outro nome importante para a classe contábil: o contador Paulo Walter Schnorr, falecido em 8 de agosto. Conselheiro do CRCRS, assumindo as vice-presidências de Controle Interno (2006/2007); Fiscalização (2008/2011); e Técnico (2012/2013), contribuiu de forma relevante e expressiva para o engrandecimento e a valorização da classe contábil, que se despediu de mais um de seus ícones.

Após a manifestação da presidente Ana Tércia, mais um momento de emoção: a entrega da distinção Mérito Contábil Ivan Carlos Gatti – láurea destinada aos profissionais da contabilidade do Estado, que tenham se destacado no desempenho de suas funções e promovido ações em benefício da classe contábil – ao contador Zulmir  Ivânio Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade. Breda foi presidente do CRCRS de 2010 a 2013.

Emocionado, Breda agradeceu a honraria aos colegas do Rio Grande do Sul, onde iniciou a carreira e por tantos anos exerceu a profissão. Destacou o papel da família em mais essa conquista pessoal e falou sobre os planos À frente do Conselho Federal de Contabilidade, em especial, o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que se realizará em novembro de 2020, em Camboriú/SC.

Um sentimento de espanto e admiração dominou a plateia no instante do encerramento da cerimônia. Robôs entram no auditório e misturam-se aos convencionais, chancelando o lema do evento e convidando os presentes para o jantar comemorativo, a seguir.

Participaram da solenidade de abertura, representando o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia Gerhard; os prefeitos de Gravataí, Marco Alba e de Camaquã, Ivo Lima Ferreira; a secretári municipal de Finanças de Bento Gonçalves, Mariana Largura, e o secretário adjunto de Finanças, Heitor Tártaro; a diretora do Ibracon Nacional, Mônica Foerster, representando o presidente Francisco Sant’Anna; o presidente da Aiamu, Fernando Ismael Schunck; o presidente da OAB – Subseção Bento Gonçalves, Rogério Terra de Souza, representando a presidência da OAB/RS; os ex-presidentes do CRCRS, João Verner Juenemann, Contabilista Emérito, José João Appel Mattos, Mérito Contábil IVan Carlos Gatti, e Rogério Rokembach, Mérito Contábil Ivan Carlos Gatti; os presidentes ou representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade, do DF, Adrian de Andrade Marrocos, GO, vice-presidente Wagner Felipe Filho, MG, vice-presidente Sandra Maria de Carvalho Campos, PA, Ticiane Lima dos Santos, PR, conselheiro Sandro Di Carlo Teixeira, RJ, vice-presidente Samir Ferreira Barbosa Nehme, SC, Marcelo Seemann e SP, Márcia Ruiz Alcazar; agraciados com o Mérito Contábil Contador Ivan Carlos Gatti, contador Eugênio Chiappin e os técnicos em contabilidade Jaime Gründler Sobrinho, Delmar Luis Bruxel, Renato João Kerkhoff, Rubilar José Bernardes, e o presidente do Sindicato dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul, Diego Rottermund Moreira; vice-presidentes, conselheiros, delegados regionais e membros das Comissões de Estudos do CRCRS; além de presidentes dos sindicatos municipais de contadores e técnicos em contabilidade e associações.

Foram homenageados com o Mérito Contábil Ivan Carlos Gatti:

Contador José João Appel Mattos (2003)

Técn. Cont. Jaime Gründler Sobrinho (2005)

Contador Eugênio Chiappin e Contador Sinval Tavares (2007)

Tecn. Cont. Delmar Bruxel (2009)

Contador Enory Luiz Spinelli (2011)

Tecn. Cont. Renato João Kerkhoff (2013)

Contador Rogério Rokembach (2015)

Tecn. Cont. Rubilar José Bernardes (2017)

 

Patrocinadores e apoiadores

A XVII Convenção de Contabilidade do RS é uma realização da Academia de Ciências Contábeis do RS, com organização do CRCRS e apoio do CFC.

Master: Sicredi

Premium: Safeweb, Wolter Kluwer, Certising, SCI, Portal Contabilidade na TV

Gold: Thomson Reuters, Questor, Alterdata, Senar

Classic: Siescon, SesconRS, Sescon-Serra Gaúcha, Windel Sistemas, MegaGed, IPM Sistemas, Lefisc, Auditto, Juno

Point: Bling, ConferIR, Grupo DPG, UCS – Universidade de Caxias do Sul, Juruá Editora