Presidentes, diretores e assessores jurídicos do Sul e Sudeste reúnem-se em Curitiba (PR)


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu, nesta sexta-feira (30), a reunião de presidentes, diretores e assessores jurídicos dos Conselhos Regionais do Sul e Sudeste, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), cidade de Curitiba (PR).

O presidente do CFC, Zulmir Breda, participou do encontro e comentou sobre os impactos da Medida Provisória 881/2019, conhecida como a MP da Liberdade Econômica, cuja versão final aprovada no Congresso está  para ser publicada.

Zulmir Breda, presidente do CFC

“Sabemos que as alterações da MP da Liberdade Econômica trazem impactos expressivos no cotidiano das empresas e dos profissionais da contabilidade, mas ressaltamos que o cumprimento do Código de Ética é primordial para garantir credibilidade e equidade ao exercício das nossas atividades”, comentou.

Participantes da reunião

Além disso, também foi discutida a Proposta de Emenda à Constituição nº 108/2019, em tramitação no Congresso Nacional, que trata do regime jurídico dos conselhos de profissões regulamentadas.

No encontro, os participantes também debateram assuntos relacionados à Educação Profissional Continuada. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lucélia Lecheta, trouxe informações sobre a quantidade de capacitadoras, cursos e eventos disponíveis para o cumprimento do PEPC e das prestações de contas deste ano.  Ela também lembrou aos representantes dos Regionais sobre a importância das ações de Fiscalização para quem não cumpriu a NBC PG 12 (R3).

Na ocasião, a diretora do CFC, Elys Tevania, reforçou a importância da participação dos CRCs nos eventos que visam à capacitação e ao fomento de discussões sobre assuntos de interesse da classe contábil. Entre os principais, ela destacou o XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que acontece de 11 a 13 de setembro, em Porto de Galinhas (PE), e o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, de 15 a 18 de novembro de 2020, que será realizado em Balneário Camboriú (SC).

Ao final encontro, o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, agradeceu a realização do encontro em Curitiba. “Receber os representantes do CFC e dos CRCs das regiões Sul e Sudeste para tratar de temas de suma importância para o Sistema e para a classe contábil, em um momento em que se discutem tantas mudanças legislativas e regulatórias que podem ter impacto na nossa profissão. Essa, é uma responsabilidade que muito nos honra e esperamos ter contribuído ao máximo para que as reuniões transcorridas aqui tenham sido bastante proveitosas”, afirmou.

Fonte: Rafaella Feliciano  – Comunicação CFC
Fotos: CRCPR