Canoas recebe Seminário de Contabilidade & Negócios

O CRCRS realiza, nesta terça-feira, 17 de setembro, o Seminário de Contabilidade & Negócios de Canoas. O evento, que ocorreu no Auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do município, apresentou à plateia lotada uma programação baseada em assuntos atuais e de grande importância para os profissionais que atuam na área contábil da região. Durante a cerimônia de abertura, conduzida pelo diretor de Educação do Sescon-RS, Marcelo Vidal, fizeram uso da palavra, a presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues; o delegado regional do Conselho no município, João Jorge dos Santos; o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços,  Gildo Tavares; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza, representando o prefeito Luiz Carlos Busato. Também estiveram presentes vice-presidentes e conselheiros do CRCRS, além de autoridades municipais e dos coordenadores do curso de Ciências Contábeis da Ulbra, Willians Meirelles, e da Área de Gestão e Negócios da Unilasalle, Silvio Denicol Jr., ambos representando os reitores das instituições, além de vice-presidentes, conselheiros e autoridades.

Plateia lotada no Auditório da CICS

Na cerimônia de abertura do evento, a presidente Ana Tércia L. Rodrigues agradeceu a acolhida de Canoas, e destacou o momento de aproximação entre a profissão contábil e o mundo dos negócios, em um período em que têm surgido empresas de perfil inovador – como as startups, e as formadas nos espaços acadêmicos e nas incubadoras tecnológicas. “Todas elas dependem da informação qualificada que resulte em bons negócios. Para tanto, o profissional da contabilidade é cada vez mais estratégico”, afirmou ela.

Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS

O delegado regional do CRCRS em Canoas, João Jorge dos Santos, saudou os presentes e agradeceu a participação dos colaboradores que contribuíram para a realização do evento.

João Jorge dos Santos, delegado regional do CRCRS de Canoas

A aproximação entre os interesses dos profissionais contábeis e dos empresários foi ressaltada pelo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Gildo Tavares.  Ele ressaltou a importância de receber o evento em Canoas, com vistas ao aprimoramento dos profissionais da área contábil, que trazem subsídios para o empresariado.

Gildo Tavares, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Ghiorzzi Busato, foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza, que salientou a importância da profissão contábil, tanto na área pública quanto empresarial, e a satisfação do município em ser prestigiado com o Seminário.

Decisões Empresariais e o Papel da Contabilidade”, foi o painel que deu início ao Seminário. Exigências cada vez maiores quanto à qualidade das informações contábeis e a posição cada dia mais estratégica dos profissionais da contabilidade como fatores imprescindíveis para a gestão das empresas foram alguns dos aspectos abordados pelos empresários Fabíola Eggers, do setor do comércio, e Eltamar Salvadori, do setor de serviços. A mediação foi do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch.

Empresário Eltamar Salvadori, do setor de serviços, vice-presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira; e Fabíola Eggers, empresária do setor do comércio

Com uma abordagem atual, na palestra “Compliance para Empresas Contábeis e Contadores”, o integrante do grupo de empresas piloto do Sped Decision IT, Mauro Negruni, falou sobre  os caminhos disruptivos de compliance, com o uso de automatização e robotização como instrumentos de prevenção no campo tributário.  A coordenação ficou a cargo do empresário da área contábil Mauro José Pompermaier.

Mauro Negruni, integrante do grupo de empresas piloto do Sped Decision IT; Mauro Pompermaier, empresário da área contábil

“Serviços On-line: riscos e oportunidades”, palestra ministrada por Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do Conselho Federal de Contabilidade e presidente do CRCRS na Gestão 2006/2009, movimentou a plateia com uma abordagem leve e divertida sobre a importância de os profissionais estarem atentos aos movimentos do mercado e às diferentes formas possíveis de se atender às necessidades dos clientes, conforme cada perfil. A mediação ficou a cargo do delegado regional de Canoas, João Jorge dos Santos.

Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do CFC; presidente do CRCRS Gestão 2006/2009

Posteriormente, os materiais apresentados no Seminário serão disponibilizados na TV CRCRS canal YouTube, em www.crcrs.com.br.