Conselho Editorial da RBC lança o Prêmio Olivio Koliver

A coordenadora do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, e os demais membros do Conselho lançaram, no dia 23 de julho, durante o VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, em Porto Alegre-RS, o Prêmio Olivio Koliver. Criado com o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil, o Prêmio também visa prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, falecido em 2009.

IMG_3822
A realização do Prêmio consiste na escolha, pela Banca Examinadora, do melhor artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a partir de 2013. O autor do artigo selecionado será contemplado com o troféu Olivio Koliver, a ser entregue em solenidade de premiação, que ocorrerá durante reunião Plenária do CFC, em Brasília-DF.
IMG_3841
Por meio da Portaria nº 043/13, o CFC constituiu a Banca Examinadora do Prêmio Olivio Koliver com os seguintes professores doutores: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais), Flávia Zóboli Dalmácio (Universidade de São Paulo), Márcio Luiz Borinelli (Universidade de São Paulo), Vera Maria Rodrigues Pontes (Universidade Federal do Ceará) e Fábio Moraes da Costa (Fucape). A coordenação dos trabalhos da Banca está a cargo de Jacqueline.
A Revista Brasileira de Contabilidade, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é uma das mais antigas publicações técnico-contábeis do Brasil, sendo que o seu primeiro número data de 1912.
Acesse o regulamento do Prêmio: Olivio Koliver-folder .
Quem foi Olivio Koliver
Reconhecido como homem de vasta cultura, tanto na área da Contabilidade como em campos como história, geografia, artes e línguas, Olivio Koliver nasceu em Porto Alegre (RS), em 1937, filho de imigrantes alemães. Foi casado com Irma Mercedez Gatz e teve três filhos: Edward, William e Vivian.
Formado em Ciências Contábeis e Atuariais, ele obteve o bacharelado pela Faculdade de Economia do Vale do Rio dos Sinos e o título de doutor em Ciências Contábeis, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Ainda, cursou pós-graduação em universidades alemãs e também fez cursos na França.
Koliver foi professor titular da faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da PUC do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Universidade Federal do RS e na Fundação Visconde de Cairu (Salvador-BA). Além disso, na área acadêmica, foi consultor para projetos especiais da Universidad de Buenos Aires; professor visitante da Universidad de La Matanza, em San Justo, província de Buenos Aires; e membro do Instituto Argentino de Professores Universitarios de Costos.
Prestou serviço à classe contábil, participando do CRCRS, inclusive como presidente do Regional por quatro vezes. Foi Vice-presidente Técnico do CFC e colaborador do Grupo de Normas Brasileiras de Contabilidade. Atuou no Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre e no Instituto dos Auditores Independes do Brasil (Ibracon-6ª Região).
Representou a classe contábil como presidente do Comitê de Investigação Contábil da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), na subcomissão de contabilidade do Grupo de Integração do Mercosul, em Contabilidade, Economia e Administração (Gimcea), no Education Committee da International Federation of Accountants.
Entre as várias homenagens e prêmios que recebeu, destacam-se: prêmios “Roberto Casas Alatriste