4º Encontro dos Contadores Públicos do RS

Cerca de 200 profissionais debatem, ao longo da quinta-feira (17), a Contabilidade Pública sob diversos enfoques, no 4º Encontro dos Contadores Públicos do RS, realizado pelo CRCRS, por meio da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, com apoio do Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE) e Academia de Ciências Contábeis do RS. O evento tem lugar no Auditório Romildo Bolzan, do TCE, em Porto Alegre. Além da presidente do Conselho, Ana Tércia L. Rodrigues, e da coordenadora da Comissão, Patrícia Sostmeier, fizeram uso da palavra, durante a solenidade de abertura, a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), Paula Ferreira Krieger; o contador e auditor-geral do Estado, Rogério Meira, representando o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso; e o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle, Sandro Bergue, que representou o presidente do TCE-RS, Iradir Pietroski. Na ocasião, também prestigiaram a cerimônia, o chefe da 3ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (3ª ICFEx), coronel Marco Antonio Reis Freitas, e o superintendente da Receita Federal do Brasil da 10ª Região, Luiz Fernando Lorenzi.

Luiz Fernando Lorenzi, superintendente da RFB 10ª Região; João Victor de Oliveira, diretor adjunto de Gestão Técnica do CRCRS; Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS; Ana Paula Ferreira Krieger, procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos da PGE-RS; e Rogério Meira, contador e auditor-geral do Estado

Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS

Em sua manifestação, a presidente Ana Tércia destacou que a valorização dos profissionais da Contabilidade será alcançada na medida em que a classe vencer o desafio de fazer a sociedade compreender o valor do orçamento público para a tomada de decisões. “No momento em que a importância desse instrumento estratégico for compreendida, a função social da classe contábil terá o devido reconhecimento”, afirmou ela.

Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS

A contadora Patrícia Sostmeier, coordenadora da Comissão de Estudos, saudou os presentes e agradecendo, em especial ao TCE-RS, pela cedência do espaço e parceria na realização do evento.

Patrícia Sostmeier, coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Em rápidas palavras, a procuradora-geral adjunta da PGE-RS, Paula Ferreira Krieger, agradeceu a oportunidade de participar de um evento de tão grande importância para a qualificação do gasto público.

Na ocasião, o contador e auditor-geral do Estado, Rogério Meira, que representou o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, salientou que as informações contábeis têm sido consideradas como um dos instrumentos mais importantes para as tomadas de decisão, pelo atual governo do Estado.

Rogério Meira, contador e auditor-geral do Estado do RS

A importância do trabalho intenso e de qualidade, desenvolvido pelo CRCRS em parceria com o TCE-RS, foi ressaltado pelo diretor da Escola Superior de Gestão e Controle, Sandro Bergue, que, na oportunidade, representou o presidente do TCE-RS, Iradir Pietroski. Segundo ele, essas atividades, somadas aos investimentos realizados pelo Tribunal em Inteligência Artificial, terão grande impacto na qualidade das informações contábeis e, a partir de 2020, deverão mudar a relação do TCE-RS com a sociedade, por meio do controle social.

Sandro Bergue, diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS

O painel “Os riscos Contábeis das Licitações” abordou a importância da participação do profissional da Contabilidade no planejamento das contratações, que têm reflexo direto no orçamento. Com mediação do integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, André Bagetti, o tema foi debatido pela contadora Fabiana dos Santos, também integrante da Comissão, e Felipe Junges Villa pós-graduado em Gestão em Administração Pública, Logística e Gestão Empresarial.

Contadores Fabiana dos Santos e André Bagetti, da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, e major Felipe Junges Villa, pós-graduado em Gestão em Administração Pública, Logística e Gestão Empresarial

Encerrando os trabalhos da manhã, o conselheiro do CRCRS e integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, Gerson dos Santos, falou sobre “Controle Social e o Impacto na Responsabilização Técnica do Contador”. A contadora Sandra Toledo dos Santos, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, atuou como debatedora no painel.

Conselheiro Gerson dos Santos, integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS

Sandra Toledo, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

A tarde, o evento reiniciou com “Debate Técnico com a plateia: perguntas e respostas sobre a Contabilidade Pública”, que permitiu o esclarecimento de muitas dúvidas dos profissionais acerca de diversos aspectos do tema, que é bastante vasto. Sob a mediação do contador Cézar Mauss, o chefe da Divisão de Informatização e de Normatização Contábil da Cage-RS, Felipe Bittencourt, e a auditora pública externa do TCE-RS, Luciane Heldwein Pereira, responderam as perguntas do público.

Felipe Bittencourt, chefe da Divisão de Informação e de Normatização da Cage-RS; Cézar Mauss, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS; e Luciane Heldwein Pereira, auditora pública externa do TCE-RS

Com a palestra “MSC – Parametrização das fontes de recursos e demais aspectos operacionais”, a gerente de normas e procedimentos de gestão fiscal e da coordenação-geral da Secretaria do Tesouro Nacional, Cláudia Magalhães Dias Rabelo de Sousa, encerrou o evento.

Cláudia Magalhães Dias Rabelo de Sousa, gerente de normas e procedimentos de gestão fiscal e da coordenação-geral da Secretaria do Tesouro Nacional