Novas tecnologias, ICMS e o papel da Contabilidade nas tomadas de decisões foram temas abordados no Seminário de Contabilidade & Negócios de Pelotas

Com um plateia de mais de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil, se realizou, em 18 de outubro, no Parque Tecnológico de Pelotas o Seminário de Contabilidade & Negócios.

Na solenidade de abertura do evento, a presidente Ana Tércia, que por estar em viagem, representando o Conselho, não pode estar presente, enviou um vídeo, saudando os pelotenses e salientando a importância do Seminário e dos assuntos abordados, indispensáveis, neste momento de transformações que vivenciamos, especialmente, na Contabilidade.

Manisfestaram-se também na cerimônia, a delegada regional de Pelotas, Lair Coimbra Rezende; a presidente do Sincotepel, Maria Rosania Santana Almeida; e secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella.

Em seguida, teve início o painel “Decisões Empresariais e o Papel da Contabilidade”, com a participação dos empresários, Augusto Vaniel, do setor da indústria alimentícia, e Fabrício Iribarrem, da construção civil, com mediação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira.

Na sequência, o coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do CFC (CRE) e presidente do CRCRS, gestão 2006/2009, Rogério Rokembach, propôs um debate em torno dos desafios das organizações contábeis na aplicação das novas tecnologias.

Com o tema “Atualidades sobre ICMS-ST”, o ex-secretário da Fazenda do RS, Luiz Antônio Bins, encerrou o Seminário. Contextualizou a substituição tributária no RS, após a decisão do STF, e alertou para questões que exigem a atenção dos profissionais da contabilidade e das empresas. A coordenação da palestra ficou a cargo do conselheiro do CRCRS, Ronaldo Bica Campos.

Doações

Durante o evento, foram arrecadados 57 quilos de alimentos não perecíveis, que foram encaminhados à Instituição São Benedito de Pelotas, que atende crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.