“Disrupção no ensino de graduação de Ciências Contábeis” é tema do Encontro Estadual de Coordenadores e Professores

O Encontro Estadual de Coordenadores e Professores dos Cursos de Ciências Contábeis, realizado em 4 de novembro, na Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, campus Porto Alegre, reuniu cerca de 100 docentes de todo o Rio Grande do Sul, que foram em busca da resposta para a pergunta: “Disrupção no ensino de graduação de Ciências Contábeis: a docência em tempos de metodologias ativas. Estamos preparados?” O evento, promovido pelo CRCRS, por meio da Comissão de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior, representa uma iniciativa, no sentido de discutir os desafios ocasionados pelo avanço das tecnologias da informação.

Comissão de estudos de Acompanhamento da Área de Ensino Superior: Clóvis Antonio Kronbauer, Adriano José Azeredo, Vitória Regina Lunardi, Maria Ivanice Vendrusculo (coordenadora); Silvana Scherer Vieira; e Márcia Frey

Ao dirigir-se aos presentes, a presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, destacou a importância do evento no contexto atual, quando os docentes se deparam com o avanço da tecnologia e uso dela como instrumento no ensino da Ciências Contábeis.

Ana tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS

Na solenidade de abertura, também saudaram os presentes, a coordenadora da Comissão de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior, Maria Ivanice Vendrusculo, e a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Charline Pires. 

Maria Ivanice Vendrusculo, coordenadora da Comissão de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior

Charline Pires, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unisinos

A interatividade entre palestrante e plateia marcou a abertura da programação, com a palestra “Metodologias ativas no ensino de Ciências Contábeis: prática disruptiva”, ministrada pelo professor e pesquisador contábil Ivam Ricardo Peleias, do Centro Universitário Fecap e da PUC-SP. A discussão no contexto da realidade dos  coordenadores e professores proporcionou aos participantes identificar e buscar meios de melhorar seu planejamento e prática docente, com o uso das metodologias ativas de ensino. A coordenação da palestra foi do contador Clóvis Antônio Kronbauer, integrante da Comissão.

Professor Ivam Ricardo Peleias, Fecap e PUC-SP

Uma reflexão sobre a prática docente foi a proposta do Fórum “Competências Profissionais, Metodologias Ativas e um Currículo Disruptivo”,  realizado na segunda parte da manhã. A professora Dra. Maria Ivanice Vendrusculo apresentou o painel e propôs uma dinâmica de grupo, que contou com a participação dos demais integrantes da Comissão de Estudos: Adriano José Azeredo, Clóvis Antonio Kronbauer, Sílvio Luiz Taborda, Márcia Rosane Frey, Walter Nunes Oleiro, Silvana Scherer Vieira, Anderson Pinceta e Vitória Regina Lunardi.

O período da tarde foi dedicado à prática, com a realização de oficinas temáticas sobre as principais metodologias ativas aplicáveis ao processo de ensino e aprendizagem de Ciências Contábeis. Foram momentos de compartilhar e discutir experiências, com o objetivo de instrumentalizar os participantes para a inserção e ou aprimoramento dessas metodologias no seu fazer pedagógico. Foram, ao todo, cinco oficinas:

Design Thinking aplicado à Contabilidade – Prof. Adriano José Azeredo;

Ensino e Pesquisa – Profª Márcia Rosane Frey;

Sala de Aula Invertida – Profª Silvana Scherer Vieira;

Problem Based Learning – Profª vitória Regina Lunardi;

Ferramentas tecnológicas em sala de aula – Wendy Beatriz Watt Carraro.

No encerramento, um momento especial, sensibilizou a todos os presentes. A Academia de Ciências Contábeis do RS, por intermédio da prof. Dra. Maria Ivanice Vendrusculo, prestou homenagem especial ao professor Ernani Ott, pelos 50 anos de docência. Graduado em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas pela Unisinos, seu extenso currículo inclui participação em mais de trezentas publicações e em dezenas de projetos de pesquisa, o que lhe rendeu vários prêmios.