O Seminário de Organizações Contábeis e Contabilidade Gerencial, realizado na tarde de 25 de novembro, no auditório do Sescon-RS, abordou o novo mindset na Era da Consciência, as novas tecnologias que vão transformar o mercado e a contabilidade digital.
Na cerimônia de abertura, manifestaram-se o vice-presidente Celso Luft, os coordenadores das comissões de Estudos de Organizações Contábeis, Rodrigo Kich, e de Contabilidade Gerencial, Denis Carraro, e a diretora do Sescon-RS, Patrícia Arruda.
A primeira palestra tratou do novo mindset na Era da Consciência, com a especialista em Psicologia Positiva e Formação de Lideranças, Karina Hofstatter. Ela explicou o processo de mudança da mente em relação à dinâmica do mercado, que hoje é volátil e incerto. Trouxe reflexões sobre as tendências do mercado, da nova linha de raciocínio de ver o mundo.
“As empresas, cada vez mais, vão exigir que se façam “entregas” diferentes para que se possa ter resultados diferentes, acrescenta Karina.
Edson Garcia Júnior, coordenador técnico do Comitê Permanente para a Revisão e Simplificação da Legislação Tributária, deu continuidade ao evento, apontando como as novas tecnologias, que vão transformar o mercado, andam paralelamente com a legislação.
“Estamos passando por uma reforma tributária que vai trazer um futuro contábil tributário diferente. É possível acreditar que, em determinado momento, toda a parte tributária fiscal seja feita por meio de um app”, prevê Edson.
Contabilidade digital também mereceu espaço para debate no Seminário. Flávio Ribeiro Júnior, delegado regional do CRCRS em Viamão e integrante da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação, apresentou as ferramentas que podem contribuir para o desempenho das organizações, além de demonstrar que pode-se conviver, com focos distintos, com a concorrência das chamadas “contabilidade on line”. Para exemplificar, Flávio trouxe dois convidados que expuseram suas experiências com os sistemas utilizados, Ricardo Bitencourt, também integrante da Comissão de Estudos de TI e o vice-presidente Ricardo Kerkhoff.
O Seminário, uma realização do CRCRS por meio das comissões de Organizações Contábeis e Contabilidade Gerencial, contou com transmissão ao vivo e pontuou para o Programa de Educação Continuada do CFC.