Classe contábil unida no combate ao novo coronavírus

O CRCRS e o Sescon-RS estão atentos à situação pela qual passa o País, em razão da crise gerada pelo novo coronavírus. Estão mobilizados e unidas na busca de ações que ajudem no enfrentamento dessa crise. Nesse sentido, o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski, também anunciou algumas medidas.

Prezados(as) colegas:
Neste momento sem precedentes que estamos vivendo, entendemos que é extremamente importante o compartilhamento de soluções entre as empresas contábeis.
Assim, enquanto perdurar esta crise, ofereceremos a todas as empresas contábeis a opção de participar do GRUPO DE GESTÃO do SESCON RS, mesmo que não sejam associadas. Neste grupo compartilhamos ideias e ações para melhoria de nossos negócios.
Se você quiser participar é só mandar o seu telefone celular, respondendo pelo e-mail (gestao@sesconrs.com.br) que incluiremos você no grupo.
Também estamos solicitando as empresas de software a redução dos valores cobrados.
Se você quiser que o SESCON inclua a sua empresa neste pleito, informe:
– Razão social e o Sistema contábil que utiliza.
Também entregamos ofícios aos governos, solicitando cancelamento das multas, prorrogações de prazos das despesas acessórias e outras suspensões;
Solicitação a adesão dos tributos municipais e estaduais inseridos no Simples Nacional a prorrogação de prazo dos tributos federais instituída pela Resolução nº 152/2020, que prorroga o prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional;
Proposição de Aditivos às Convenções Coletivas de Trabalho, visando flexibilizar algumas obrigações trabalhistas, diante dos efeitos econômicos nas empresas de serviços.
Apoio formal ao MANIFESTO DA CLASSE CONTÁBIL POR PRORROGAÇÃO DE PRAZO emitido pelas entidades contábeis.
Conseguimos incluir a liberação para escritórios contábeis trabalharem com 30% da equipe até 27/03/2020, no município de Porto Alegre.
Como ações ainda em planejamento temos:
• Apoio jurídico aos associados em possíveis defesas por não cumprimento de prazos de obrigações acessórias;
• Renegociações coletivas com fornecedores de sistemas informatizados;
• Linha de crédito para capital de giro de associados com taxas acessíveis.

Muito ainda precisa ser feito, conte conosco.

Célio Levandovski,
Presidente do SESCON-RS