Como reduzir a inadimplência, a perda de clientes e a queda de faturamento durante a crise

A discussão em torno da inadimplência, perda de clientes e queda do faturamento, em face a quarentena causada pela pandemia da Covid-19, ocorreu, por meio de webinar, em 26 de maio, com a participação do empresário contábil e criador do canal Contabilidade Consultiva, Pedro Nery, e condução do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, e da conselheira e diretora do Sescon-RS, Patrícia Arruda.

Pedro Nery, de maneira bem objetiva, apontou a necessidade das empresas de manterem uma boa gestão financeira e estratégica, exemplificando a importância a  partir de sua própria experiência, quando administrava uma empresa, antes de ser consultor da área contábil.

Nery acredita que falta aos contadores, neste momento, um maior envolvimento na gestão financeira das empresas, dos cliente, e de uma orientação aos empresários de como otimizar os custos, mostrando fluxo de caixa realizado e o fluxo de caixa projetado. Isso, segundo o consultor, é importante para que o empresário não tome decisões às cegas e perceba que as informações geradas pelos contadores podem dar um direcionamento mais seguro nos rumos dos negócios.

O consultor divide os serviços de gestão financeira em três frentes de atuação, de acordo com a realidade de cada empresa: orientação financeira, consultoria financeira e terceirização. Lembra ainda que divide os clientes por grupos e dispensa tratamento diferenciado, de acordo com a necessidade de cada um.

Por fim, atribuiu que para ser consultor são indispensáveis mudar o mindset, ter conhecimento técnico profundo e buscar treinamento.

Assista a live completa na TV CRCRS – youtube