Live dá dicas e orientações sobre Imposto de Renda Pessoa Física

Com a proximidade da data limite de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 30 de junho, é importante esclarecer dúvidas e orientar sobre as algumas novidades. O vice-presidente Celso Luft e o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski, com a coordenação do vice-presidente Márcio Schuch Silveira, detalharam em live, realizada em 27 de maio, procedimentos e chamaram atenção para determinadas peculiaridades do sistema disponibilizado pela Receita Federal do Brasil.

Luft salientou a praticidade de utilizar o débito automático, tanto para o profissional da contabilidade quanto para o cliente, pois, assim,  evita a geração de DARF todo o mês. Para pagamento da primeira cota, a solicitação do débito deve ser efetuado até 10 de junho. Outra dica importante, refere-se ao pagamento de multas. Para evitar, Celso recomenda que a declaração seja enviada no prazo determinado, mesmo que faltem alguns documentos, uma vez que pode ser retificada posteriormente.

Uma das novidades apresentadas para o IRPF deste ano, foi a criação da ficha de doação, que permite que a destinação ao Funcriança e Fundo do Idoso seja feita diretamente na declaração O programa sugere automaticamente o valor.

Célio apontou as funcionalidades do site da Receita Federal do Brasil (receita.economia.gov.br), como a pesquisa da legislação, lançamentos de bens do titular. Nesse item, explicou que, no caso do casal, os bens relacionados em uma única declaração, mesmo que o bem pertença a um dependente, deverá ser marcado no item “titular” – o programa não aceita “cônjuge”.

Outros pontos fundamentais foram esclarecidos, tais como: processos em malha fina, recebimento de pensão, aplicação na bolsa, ações trabalhistas, venda de imóvel – ganho de capital, receitas oriundas de aplicativo, entre outros.

Têm muito mais dicas na live, assista e confira na TV CRCRS – Youtube.