Reflexos da pandemia na Contabilidade Pública

“Mudanças e a situação das obrigações dos contadores públicos” foi o tema do webinar, realizado em 4 de junho, com os conselheiros Aramis de Souza, auditor público externo do TCE-RS, e Cézar Mauss, coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS, sob a mediação da vice-presidente Elaine Strehl.

Durante o debate foram levantadas várias questões sobre a atuação do profissional contábil na área pública, diante da pandemia; como lidar com a constante alteração nas normas e, especialmente, nesse momento, com o grande número medidas editadas; as dificuldades em cumprir as obrigações; a aplicação dos gastos constitucionais; entre outros tópicos.

Para Mauss, desde 2008, com o início das alterações nas normas públicas, o cenário do profissional da contabilidade que atua nesse segmento foi se modificando e exigindo um repensar na condução do trabalho, uma vez que, as mudanças foram se seguindo, e continuam ainda, e, cada vez mais, o contador teve que desenvolver a sua capacidade de interpretação e decisão.

Aramis define o contador como o protagonista das ações, nesse período. Acredita que a classe vai sair fortalecida dessa crise. pois as ações envolvem recursos e, a partir daí, segundo ele, entra o papel de destaque do contador, que terá que elaborar o orçamento até a execução.

Elaine concorda que a importância do profissional da área contábil cresceu nesses tempos de pandemia.

“O contador público está à frente das empresas. Não atua somente na execução da contabilidade, elaboram peças orçamentárias e fornecem informações para a tomada de decisão dos gestores”, ressalta a vice-presidente do CRCRS, que lembrou ainda as iniciativas do Conselho, logo que o isolamento se estabeleceu, em relação aos ofícios encaminhados aos órgãos públicos, solicitando flexibilização de prazos, como ocorreu com o TCE/RS.

Para saber muito mais sobre o tema, acesse a TV CRCRS – Youtube – e assista o webinar.