Empresários contábeis discutem fusões, aquisições e sucessões – oportunidades e desafios

Com a mediação da conselheira do CRCRS e presidente do Comitê de SMP da IFAC, Mônica Foerster, os empresários contábeis, Rogério Rokembach, auditor e consultor de empresas; Roberto Branchi, consultor de empresas nas áreas de Gestão, Controladoria e Finanças; e Célio Levandovski, presidente do Sescon-RS, debateram, em live realizada em 9 de junho, os processos de fusões, aquisições e sucessões – oportunidades e desafios.

Mônica definiu o momento como de união, de contar com expertises de diversos segmentos, de otimizar procedimentos de rotina e práticas habituais. Quantos as oportunidades, acredita que existem e vão continuar surgindo, ao mesmo tempo em que os desafios se apresentam por meio de diferentes culturas, políticas e valores.

Para Rokembach, todos os setores da economia estão impactados  pela pandemia, uns mais do que outros, mas todos sofrendo os reflexos dessa crise. Por isso, acredita que as coisas não voltarão a ser como eram. Aconselha os empresários a olharem para frente, refletir e agir. Cada um analisando o seu momento, estrutura da organização e projetando o futuro, que pode passar por refundar o seu negócio, por fusão ou aquisição.

Já Branchi define o momento atual como uma “guerra contemporânea”. “A crise serve de catalizador de negócios, de ruptura de modelos. O profissional tem que se reinventar, admitir e incorporar nas rotinas dos escritórios a transformação digital. O legado de todas as incertezas geradas também foi a questão da empatia.

O presidente do Sescon-RS concordou que o momento é de rever estruturas e valores. Considerou que hora do “desapego”, de exercer o poder da negociação e da gestão. Célio mencionou a importância de profissionalizar os escritórios e de trabalhar em rede, assim como de reavaliar estruturas e incrementar o uso da tecnologia. “Hoje, o profissional tem que ser gestor do seu negócio”, declarou.

Assista o debate na íntegra, acessando a TVCRCRS, no Youtube. Várias situações e circunstâncias envolvendo o tema foram abordadas. Confira!