Presidente palestra sobre “Protagonismo e liderança para gestão de crise” no curso de Direito da Ulbra – Torres

Professores e estudantes do curso de Direito da Ulbra – Torres assistiram, na noite de 22 de junho, a convite do professor Cezar Lima, a live da presidente Ana Tércia sobre “Protagonismo e Liderança para Gestão de Crise”.

Para a presidente, a diferença entre aqueles que se beneficiarão da crise e os que se prejudicarão está na questão comportamental, de assumir ou não a postura do protagonismo e da liderança.

Acredita, que é na hora que se estabelece um ambiente de caos, cheio de incertezas, que é preciso exercer o protagonismo e a liderança e, isso, depende do perfil de cada indivíduo. Ser protagonista é assumir o papel pró-ativo, chamar para si a responsabilidade de tomar decisões e, sempre que possível, mobilizar as entidades parceiras.

Ana Tércia entende que vários conceitos terão que ser repensados, depois da pandemia, que foi responsável por antecipar o uso da tecnologia, como a adoção do home office, acesso remoto, digitalização, lives, entre outros.

No cenário empresarial, prossegue a presidente, o desafio é trabalhar para mitigar o risco, com técnicas de compliance e governança corporativa. Acrescenta que, um ambiente de crise e de caos favorece aos profissionais que têm a condição de trabalhar sob pressão, em função da necessidade de rever todo o planejamento previsto para o ano, orçamentos, que, diante da situação que vivemos, não valem mais”, explica.

Em relação à liderança, considera essencial, uma característica que tem que ser trabalhada, não é inerente ao indivíduo. Liderar é um ato desafiador. “Quando abrimos mão da liderança, alguém vai exercer”, conclui a presidente.

Clique aqui e assista a palestra.