Os rumos da auditoria em debate no “CRC ao vivo com Você”

O mercado, desafios e perspectivas da auditoria, independente do porte da empresa, entre outros aspectos peculiares do segmento, fizeram parte da pauta proposta para discussão no “CRC ao vivo com Você”, realizado em 26 de agosto, com as participações dos presidentes do bracon, Francisco Sant’anna; e do Comitê SMP da IFAC e conselheira do CRCRS, Mônica Foerster; com a condução do bate-papo pela presidente Ana Tércia.

Um dos pontos levantados pela presidente Ana Tércia foi a união e integração das entidades, que vem se fortalecendo e foi reforçado nesse período de pandemia. A observação foi compactuada pelo presidente do Ibracon, que lembrou que, até pouco tempo atrás, o instituto era um órgão fechado, de intensa produção técnica; porém, de uns anos pra cá, houve uma identificação de pautas e objetivos com outras entidades, e, com a pandemia, tornou-se necessária uma conduta uníssona entre as instituições, entidades de contabilidade ou não.

Para Mônica Foerster, o uso da tecnologia aproximou as pessoas, democratizou a informação, possibilitou a troca de experiências, ao mesmo tempo em que trouxe muitos para todas as empresas. “O amanhã virou ontem em termos tecnológicos e as dificuldades acompanharam a estrutura de cada empresa”, explicou.

Foram citados alguns dos aspectos positivos do cenário de crise atual: a possibilidade de atender os clientes de forma virtual que otimizou o trabalho; maior facilidade de acesso a cursos e treinamentos, o que proporciona uma maior qualificação do profissional; o entendimento da importância da auditoria e de que não há barreiras físicas para atuação.

Francisco citou ainda o programa de formação de auditores que está sendo elaborado pelo Ibracon como uma maneira de preparar os profissionais e proporcionar uma atuação mais equânime no mercado. Já Mônica, salientou a importância da discussão que está ocorrendo em torno de uma norma específica para trabalho de auditoria de menor complexidade.

Muitas outras questões foram tratadas dentro do tema “Os rumos da auditoria no cenário nacional”. Acompanhe, assistindo o vídeo